nav-logo
Compartilhe

    Anti-TPO (anticorpo da tireoperoxidase): entenda para que serve o exame

    Saiba quais doenças autoimunes podem estar por trás de um resultado alterado

    Fonte: Dra. Clarisse PontesEndocrinologistaPublicado em 19/09/2025, às 15:53 - Atualizado em 24/09/2025, às 15:53

    O anti-TPO (anti-tireoperoxidase) é um anticorpo que o sistema imunológico produz por engano. Em vez de atacar vírus ou bactérias, ele se volta contra uma enzima da glândula tireoide. Por isso, quando o exame mostra níveis elevados desse anticorpo, temos um forte indicativo de disfunções na tireoide de origem autoimune.

    Anti-TPO: o que é? 

    O anti-TPO é um tipo de anticorpo – uma proteína de defesa – que o nosso sistema imunológico produz por engano. O alvo desse ataque é a enzima tireoperoxidase, também chamada de TPO, uma enzima fundamental para a tireoide.  

    Essa enzina atua na produção dos hormônios tireoidianos, o T3 e o T4, que controlam desde o nosso metabolismo e temperatura até os batimentos cardíacos. Portanto, quando o anti-TPO ataca a enzima TPO, ele atrapalha essa produção hormonal. 

    Anti-TPO alto: o que pode indicar? 

    Um resultado de anti-TPO alto geralmente indica uma doença autoimune da tireoide. Ou seja: o sistema de defesa do corpo atacando a própria glândula. E as duas condições mais comuns associadas a essa alteração são a Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves. 

    A Tireoidite de Hashimoto é a causa mais frequente de hipotireoidismo. Nela, esse ataque dos anticorpos provoca uma inflamação crônica na tireoide. E, com o tempo, a glândula perde sua capacidade de produzir hormônios, tornando o metabolismo mais lento. 

    Já a Doença de Graves provoca o efeito contrário, o hipertireoidismo. Nesse caso, os anticorpos estimulam a tireoide a produzir hormônios em excesso, acelerando o metabolismo.  

    O exame de sangue pode encontrar o anticorpo anti-TPO em ambos os casos, já que, nas duas doenças, o sistema imunológico está confuso e atacando a tireoide. Mas ele é considerado o marcador principal e mais comum da Tireoidite de Hashimoto. 

    Quando o exame Anti-TPO é indicado? 

    O exame de anti-TPO não costuma fazer parte de um check-up de rotina. O médico, geralmente um endocrinologista, solicita na suspeita de uma doença autoimune da tireoide. Ele pode pedir o exame: 

    • Quando os exames de TSH e T4 livre estão alterados. 
    • Se o paciente apresenta sintomas de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. 
    • Para avaliar casos de hipotireoidismo subclínico. 
    • Quando há histórico familiar de doenças autoimunes da tireoide. 

    Quais sintomas podem levar o médico a suspeitar de hipotireoidismo autoimune? 

    Entre os mais comuns, estão: 

    • Cansaço e fadiga constantes. 
    • Alterações inexplicadas de peso. 
    • Queda de cabelo acentuada. 
    • Pele muito ressecada. 
    • Mudanças de humor ou quadros de depressão. 
    • Sensação de frio ou calor excessivos. 

    Preparo para o exame Anti-TPO 

    Não é necessário preparo prévio para o exame Anti-TPO. Ele é feito a partir da coleta sanguínea e o médico irá prescrever a solicitação do teste quando houver alterações hormonais ou suspeitas de uma doença autoimune da tireoide. 

    Valores de referência 

    Não há valores de referência fixos para o anti-TPO. Esses números variam bastante de um laboratório para outro, já que são usadas diferentes metodologias e equipamentos. Por isso, a informação mais segura e correta é sempre aquela presente no laudo do seu exame. E esses valores devem ser interpretados pelo médico. 

    Outros exames que avaliam os hormônios tireoideanos 

    A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) possui diretrizes que orientam a avaliação dos hormônios tireoideanos. E os exames mais solicitados são: 

    • TSH (hormônio tireoestimulante): é o principal exame e geralmente o primeiro a ser pedido. Ele indica se a tireoide está trabalhando pouco (TSH alto) ou demais (TSH baixo). 
    • T4 livre: mede a quantidade de hormônio tiroxina disponível no sangue, ajudando a confirmar o diagnóstico de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. 
    • T3 total ou livre: mais solicitado nos casos de suspeita de hipertireoidismo, quando o T4 está normal, mas os sintomas persistem. 
    • Anti-tireoglobulina (Anti-TG): este é outro anticorpo que pode atacar a tireoide. O exame de anti-tireoglobulina também é usado no diagnóstico de doenças autoimunes, como a Tireoidite de Hashimoto, embora seja considerado secundário ao anti-TPO para esse fim. 
    • Ultrassonografia da tireoide: exame de imagem que avalia o tamanho e a textura da glândula, além de verificar a presença de nódulos. 

    Anti-TPO: preço e onde agendar 

    Para consultar o preço, localizar o laboratório mais próximo da sua região e agendar seu exame Anti-TPO, basta acessar agora nossa plataforma digital.

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames