nav-logo
Compartilhe

    Exame MAPA: o que é e como funciona?

    O exame registra as variações da pressão arterial durante 24 horas. Geralmente, é utilizado para diagnosticar ou acompanhar o tratamento de hipertensão.

    Por Tiemi OsatoPublicado em 20/06/2023, às 11:27 - Atualizado em 08/04/2024, às 13:54

    MAPA

    Agendar exame

    Medir a pressão arterial não é uma tarefa complicada: dá para fazer isso em poucos minutos no consultório médico ou em casa. Mas o resultado obtido é pontual e, em alguns casos, pode não ser suficiente. Quando é necessário medir a pressão de forma contínua, por um período mais longo, utiliza-se o exame MAPA. 

    O que é o exame mapa? 

    MAPA é a abreviação de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Esse é um exame simples e não invasivo que serve para registrar o comportamento da pressão arterial ao longo de 24 horas. 

    Quando o exame MAPA é indicado? 

    Geralmente, a MAPA é solicitada para confirmar ou descartar o diagnóstico de hipertensão. Isso pode ocorrer no caso de indivíduos que apresentem sintomas consistentes ou que tenham “hipertensão do jaleco branco” (quando a pessoa apresenta pressão aumentada somente durante a consulta médica). 

    Além disso, o exame costuma ser feito em pacientes que já têm diagnóstico de hipertensão. Nessas situações, a MAPA é útil para avaliar a resposta do corpo à medicação usada para o tratamento. 

    E embora o exame MAPA seja frequentemente utilizado em quadros de hipertensão, ele também pode ser requisitado se o indivíduo relatar sintomas associados a outras alterações da pressão arterial, como hipotensão. 

    Agendar exame

    Qual a diferença entre o exame MAPA e Holter? 

    Tanto o exame MAPA como o Holter utilizam aparelhos portáteis e acompanham o paciente por 24h. Mas, enquanto o exame MAPA serve para gravar a pressão arterial, o Holter tem como finalidade registrar os batimentos cardíacos. 

    Caso o paciente necessite dos dois exames, é possível realizá-los ao mesmo tempo na Dasa. Ou seja, o indivíduo coloca um único equipamento que capta informações para a MAPA e para o Holter, simultaneamente. 

    Como é feito o exame MAPA 24h? 

    Para a realização do exame MAPA, o paciente precisa ficar com um manguito no braço por 24 horas. Além do manguito (que é o que aperta o braço ao medir a pressão arterial), o indivíduo deve carregar um pequeno gravador na cintura ou em uma bolsa. 

    A pressão arterial será medida automaticamente pelo equipamento a cada 15 minutos durante o dia e a cada 20 minutos durante a noite. Ao sentir o aparelho insuflar, o paciente deve relaxar o braço, assim a pressão arterial poderá ser aferida da forma adequada. 

    A ideia é que o indivíduo mantenha suas atividades rotineiras. Estar sujeito aos estresses do cotidiano é importante para que os resultados da MAPA sejam fiéis à realidade. Por isso, recomenda-se fazer o exame em algum dia de semana, e não sábado ou domingo. 

    Durante esse período, a pessoa deve registrar alguns detalhes do dia. Ela irá receber um diário de atividades, no qual precisa anotar principalmente os horários das medicações que toma, de eventuais sintomas, de trabalho e de sono. 

    Como se preparar para o exame MAPA 

    O exame MAPA não requer uma preparação específica. Apenas recomenda-se tomar banho antes de ir ao laboratório, porque, uma vez colocado o aparelho, isso não será mais possível. 

    Cuidados ao fazer o exame MAPA 

    Durante a realização do exame MAPA: 

    • O paciente não está autorizado a tomar banho. O aparelho não pode molhar e só deve ser instalado e desinstalado por profissionais habilitados.
       
    • É preciso estar atento e relaxar o braço quando o aparelho insuflar para medir a pressão. E, ao dormir, não se deve deitar em cima do manguito.
       
    • É fundamental que o paciente faça um bom registro dos horários de medicações (e suas doses), sintomas, refeições, trabalho e sono. Todos esses itens são relevantes, mas vale reforçar que é muito importante anotar corretamente o período de sono.Saber em que momento o indivíduo dormiu e acordou auxilia o médico a tratar a hipertensão, permitindo comparar a pressão arterial do dia e a da noite e indicar a melhor hora para um medicamento. 

    Preço do exame MAPA 

    Para consultar preços, obter mais informações sobre o exame MAPA e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa. 

    Agendar exame


    Fonte: Dra. Rica
    Buchler
    , coordenadora do serviço de Cardiologia do Salomão Zoppi Diagnósticos, cardiologista do Alta Diagnósticos e diretora dos serviços de Reabilitação e Cardiologia do Esporte do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também