nav-logo
Compartilhe

Hepatologista: o que faz, quais doenças trata e quando procurar  

O hepatologista é o especialista que diagnostica e trata doenças que atingem o fígado, a vesícula biliar e vias biliares.

Por Raquel RibeiroPublicado em 19/07/2023, às 13:35 - Atualizado em 12/04/2024, às 12:02

hepatologista

Fonte: Natália Trevizoli, hepatologista do Hospital Brasília.  

A hepatologia é uma especialidade médica pouco conhecida. Você sabe qual é a função do hepatologista 

Ele é o médico responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao fígado, vesícula biliar e vias biliares. 

Muitas vezes, as doenças que afetam o fígado são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas iniciais. Mas, a recomendação é buscar um hepatologista assim que notar alguns sinais, como icterícia (pele amarelada) ou urina escura.  

A seguir, veja detalhes sobre o que faz o hepatologista e quando é necessário buscar ajuda do especialista. 

Hepatologista: o que é?  

O hepatologista é o especialista que diagnostica e trata doenças que atingem o fígado, a vesícula biliar e as vias biliares 

O fígado desempenha um papel fundamental no funcionamento do organismo, principalmente ao metabolizar gorduras e proteínas. Contribui também com a desintoxicação do corpo e processa medicamentos.  

Agendar consulta online

Quando procurar um hepatologista? 

O hepatologista deve ser procurado quando surgir um sintoma que indique alguma alteração no fígado, ou no caso de algum encaminhamento de um profissional médico feito por alteração em exames laboratoriais ou radiológicos.  

Sintomas de problemas no fígado 

Muitas vezes, as doenças que afetam o fígado são assintomáticas, ou seja, não se manifestam com sintomas.  

Portanto, as doenças hepáticas podem ser silenciosas, ou se manifestarem em fases iniciais ou mais tardias, a depender da doença em questão.Entre os sintomas que indicam problemas no fígado, estão:  

  • Dores abdominais;  
  • Coloração amarelada na pele e mucosas (icterícia);  
  • Urina escura;  
  • Perda de peso abrupta;  
  • Acúmulo de líquido no abdômen; 
  • Falta de apetite;  
  • Mal-estar;  
  • Cansaço; 
  • Fezes claras; 
  • Massa abdominal.   

Quais doenças o hepatologista trata? 

Veja abaixo as principais doenças tratadas pelo hepatologista.   

  • Câncer de fígado (carcinoma hepatocelular): é um tumor maligno que ocorre principalmente em pessoas com cirrose. Pode ser fatal se não for descoberto na sua fase inicial.
  • Hepatites: podem ser definidas como inflamações do fígado. São causadas por vírus (hepatites virais) ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
  • Esteatose hepática: ocorre após o acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Grande parte dos casos de esteatose está diretamente associada a fatores como obesidade, aumento da gordura abdominal, dislipidemia e diabetes mellitus.
  • Cirrose: é o processo final de toda doença crônica do fígado. Quando este órgão sofre qualquer processo inflamatório persistente (ao qual chamamos de hepatite crônica), por um longo período de tempo, ocorre progressivamente a substituição do tecido normal do fígado por fibrose (cicatrizes) que pode levar à cirrose. 

As principais causas de doença crônica do fígado são: hepatite C, hepatite B, álcool e a doença hepática gordurosa não alcoólica. Vale lembrar que há vacina para hepatite B. 

  • Insuficiência hepática: quando há perda da função do fígado que, em casos mais graves, pode levar à necessidade de um transplante de órgão. 
  • Doença hepática alcoólica: lesão no fígado provocada pelo excesso de bebidas alcoólicas.  

Quais exames o especialista pode solicitar? 

O hepatologista pode solicitar alguns exames para diagnosticar doenças e avaliar como está o funcionamento do fígado.  

Abaixo, veja os exames mais comuns.  

  • Exames laboratoriais: alguns exames de sangue determinam como está o funcionamento do fígado e se há sinal de inflamação (hepatite);  
  • Exames de imagem: ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética; 
  • Métodos de avaliação de fibrose: são exames que estimam a fibrose hepática de forma não invasiva (como a elastografia por ressonância);  
  • Biópsia hepática: em casos específicos para diagnosticar o câncer.  

Hepatologista on-line: como é feita a consulta? 

Existe a possibilidade de consultar um hepatologista on-line. No entanto, é importante que, em casos de doenças crônicas, sejam realizadas consultas presenciais regulares para que o médico avalie detalhadamente as condições clínicas do paciente. 

Durante a consulta online, o hepatologista verifica quais são as queixas do paciente e os principais sintomas que afetam o fígado, a vesícula e o pâncreas.   

Após o teleatendimento, também é possível solicitar alguns exames específicos para o diagnóstico e começar o tratamento adequado, de acordo com a suspeita da doença. 

Em casos mais simples, o especialista já pode receitar alguns medicamentos para alívio dos sintomas. 

Agendar consulta online

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online