nav-logo
Compartilhe

    Holter: o que é e como é feito o exame

    O exame é utilizado para avaliar os batimentos cardíacos por 24 horas e pode ser indicado para investigar sintomas ou acompanhar tratamentos

    Por Tiemi OsatoPublicado em 20/06/2023, às 10:04 - Atualizado em 02/10/2023, às 17:27

    Holter

    Agendar exame

    Uma das formas mais simples de avaliar o coração é por meio do eletrocardiograma (ECG). Feito em laboratório ou hospital, ele dura cerca de 5 minutos e consegue medir a atividade cardíaca. No entanto, há pacientes que precisam de um monitoramento mais longo. Nesses casos, recorre-se ao Holter, um exame derivado do eletrocardiograma convencional. 

    O que é holter 24 horas? 

    O Holter 24h é um tipo de ECG feito com eletrocardiógrafo portátil. Ele também é chamado de eletrocardiografia dinâmica. Trata-se de um exame que registra a atividade cardíaca do paciente ao longo do dia, enquanto o indivíduo realiza suas tarefas de sempre. 

    Para que serve o exame holter? 

    O exame Holter serve para mostrar como o coração está trabalhando — ou seja, quão rápido ele está batendo e em qual ritmo. 

    Agendar exame

    Quando o holter é indicado? 

    O Holter geralmente é indicado para investigar sintomas que podem estar relacionados ao funcionamento do coração, como tontura, palpitação e falta de ar. 

    Ele é utilizado sobretudo para avaliar a presença ou não de arritmias cardíacas. 

    Além disso, esse exame serve para acompanhar as respostas dos pacientes a determinados tratamentos. Ele pode mostrar a eficácia de medicações e de marca-passos, por exemplo. 

    Como é feito o exame holter? 

    O Holter é um exame simples e não invasivo. Para realizá-lo, o paciente se dirige ao laboratório, onde um profissional irá fixar eletrodos (sensores) no tórax do indivíduo — em algumas situações pode ser necessário raspar os pelos. 

    Os eletrodos se conectam por fios a um pequeno aparelho portátil que permanece na cintura ou no bolso. 

    Com exceção do banho, o paciente pode seguir com seus afazeres de rotina normalmente. O indivíduo recebe também um diário de atividades e sintomas, devendo anotar a data e o horário de tarefas, de sono e de eventuais sintomas. 

    Quais doenças podem ser diagnosticadas pelo exame holter? 

    O Holter pode ajudar a detectar principalmente condições como: 

    • Arritmias; 
    • Bradicardias que necessitam da colocação de marca-passo; 
    • Bloqueios cardíacos; 
    • Isquemia cardíaca; 
    • Alterações relacionadas a problemas coronários. 

    Preparo e recomendações para holter 24 horas 

    Recomenda-se que, antes de realizar o Holter, o paciente tome banho — já que não poderá fazê-lo depois que colocar os eletrodos e o aparelho. 

    Além disso, para que os eletrodos sejam fixados da maneira correta e a captação do estímulo cardíaco tenha boa qualidade, é importante não passar cremes no corpo. 

    O que não pode fazer 

    A principal restrição, durante o exame Holter, consiste em não tomar banho. 

    Como dormir com holter 

    O ideal é não dormir de bruços, porque essa posição pode atrapalhar a captação do estímulo cardíaco. 

    Diferença entre o exame MAPA e holter 

    Embora ambos sejam feitos com aparelhos portáteis e monitorem o paciente por 24h, o Holter e o exame MAPA são distintos. 

    O Holter é utilizado para acompanhar os batimentos cardíacos. Já o exame MAPA serve para registrar as variações da pressão arterial, como sugere o nome (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial). 

    Agendar exame

    Fonte: Dra. Rica Buchler, coordenadora do serviço de Cardiologia do Salomão Zoppi Diagnósticos, cardiologista do Alta Diagnósticos e diretora dos serviços de Reabilitação e Cardiologia do Esporte do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também