nav-logo
Compartilhe

    Procalcitonina: quando o exame é indicado?

    O aumento do biomarcador no sangue é um indicativo de diferentes tipos de inflamação

    Fonte: Dra. Sylvia Lemos HinrichsenInfectologistaPublicado em 19/12/2025, às 16:27 - Atualizado em 19/12/2025, às 16:27

    procalcitonina

    Agendar exames

    procalcitonina (PCT) é um biomarcador produzido naturalmente pelo corpo. Mas, o aumento da sua concentração no sangue indica uma infecção bacteriana. Sendo assim, a dosagem da PCT pode sinalizar problemas como pneumonia bacteriana e até mesmo a sepse.

    Procalcitonina: o que é? 

    procalcitonina (PCT) é uma proteína precursora (matéria prima) de um hormônio conhecido como calcitonina. Esta é produzida pela glândula tireoide, em níveis baixos, com objetivo de regular níveis de cálcio no organismo. Mas, em casos de infecção – quando há uma resposta inflamatória – a produção de PCT aumenta.  

    Após três a seis horas da infecção bacteriana, há o aumento dos níveis da procalcitonina. Níveis que atingem um pico entre 12 a 24 horas da infecção, sinalizando a existência de doenças como infecções respiratórias agudas, pneumonia adquirida na comunidade, exacerbações infecciosas de doenças pulmonares crônicas e até mesmo sepse.  

    Função da procalcitonina 

    A procalcitonina atua como um marcador biológico do processo inflamatório. Ela não combate a infecção em si, mas sinaliza a presença e a gravidade de uma resposta inflamatória séria, sobretudo aquelas causadas por bactérias. 

    Quando bactérias invadem o organismo, elas estimulam a liberação de substâncias pró-inflamatórias. A PCT responde a esse estímulo, sendo produzida em locais fora da tireoide, como fígado e pulmões. Essa reação é rápida e intensa.  

    A alta concentração da PCT no plasma sanguíneo está ligada ao risco de desenvolver sepse ou choque séptico. 

    Para que serve o exame de procalcitonina? 

    O exame de procalcitonina ajuda na avaliação clínica do paciente, identificando a causa da infecção: se bactérias ou vírus. A principal aplicação desse exame é no diagnóstico e monitoramento de infecções bacterianas graves, como sepse e pneumonia bacteriana.  

    A PCT apresenta boa especificidade para infecção bacteriana, com sensibilidade variável. Valores baixos não excluem completamente essa possibilidade, especialmente em infeções localizada ou em fases iniciais.   

    Sendo assim, evidências sustentam que a procalcitonina não deve ser utilizada isoladamente como uma decisão única do início do uso de antibióticos, mas como ferramenta à avaliação clínica, exames laboratoriais e métodos microbiológicos. 

    A dosagem de PCT deve ser repetida a cada 6 a 24 horas ou, caso tenha sido iniciado o uso de antibióticos, a recomendação é que a procalcitonina seja dosada após 2 dias do início do tratamento. 

    O uso da PCT permite: 

    • Identificar quadros graves: valores muito altos de PCT sugerem uma grande probabilidade de sepse ou choque séptico. 
    • Decidir sobre o uso de antibióticos: o exame auxilia na decisão de iniciar a terapia antibiótica de forma precoce e eficaz. Como também orienta a suspensão de antibióticos, resultando em maior número de dias livres dos antimicrobianos, sem o aumento de reinfecção, falha terapêutica ou mortalidade. 
    • Acompanhar o tratamento: a queda nos níveis de PCT mostra que o tratamento com antibióticos está sendo eficaz. Também auxilia na observação de riscos de complicações, como existência de coinfecções 
    • Reduzir o uso desnecessário de antibióticos: se o nível de PCT for baixo, o risco de infecção bacteriana é menor, evitando a prescrição de antibióticos para infecções virais, o que ajuda a combater a resistência bacteriana.

    Em casos de meningite bacteriana e peritonite, a dosagem da PCT também é útil. 

    Apesar dos benefícios, existem limitações como elevações não infecciosas que podem ser observadas como em casos de cirurgias, traumas, queimaduras extensas e choque cardiogênico. Em populações específicas, como imunossuprimidos, neonatos e pós-operatório imediato, a PCT deve ser avaliada e monitorada.

    Agendar exames

    Como o exame é feito? 

    O exame de procalcitonina é exame de sangue comum: simples e rápido.  

    Preparo 

    Para o exame de procalcitonina, não é preciso fazer jejum antes da coleta. Mas o paciente precisa informar ao médico todos os medicamentos que está usando.  

    Procalcitonina: preço e onde agendar 

    Para consultar valores, localizar o laboratório para próximo e agendar seu exame de procalcitonina, basta acessar nossa plataforma digital. 

    Exame de procalcitonina em casa 

    Com o atendimento domiciliar, você pode fazer o exame procalcitonina em casa. Nós vamos até você e sem taxa de deslocamento. Para tirar suas dúvidas e realizar seu agendamento, basta acessar nossa plataforma online.

    Agendar exames

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames