nav-logo
Compartilhe

    Teste de paternidade: o que é e quando realizar

    O teste de paternidade ou teste de DNA é um exame preciso e com 99% de chance de acerto

    Por Danielle SanchesPublicado em 20/06/2023, às 10:46 - Atualizado em 20/05/2024, às 10:05

    Teste de paternidade

    O teste de paternidade, exame destinado a comprovar se há vínculo genético entre duas pessoas, é feito a partir da análise de uma amostra de material genético de ambos os indivíduos, com alta precisão.

    A partir da comparação de determinadas partes do DNA, é possível saber quem de fato é o pai biológico de uma pessoa. Continue a leitura para saber mais sobre como é feito o exame e quais os tipos de teste de paternidade que existem.

    O que é o teste de paternidade?  

    O teste de paternidade tem por objetivo determinar se há ou não vínculo genético entre duas pessoas através da análise comparativa do material genético (DNA) extraído de amostras biológicas das pessoas envolvidas (geralmente mãe, filho (a) e o suposto pai).

    Na média, são comparadas 16 regiões da amostra de DNA. No entanto, pode-se chegar a 60 regiões comparadas até a obtenção do índice ideal de vínculo genético.

    Com isso em mãos, os técnicos são capazes de traçar uma possível ligação genética e comprovar a paternidade.

    Agendar exame 

    Tipos de teste de paternidade  

    Podemos dividir os testes de paternidade em:

    • Trio: analisa material genético da mãe, do(a) filho(a) e do suposto pai;
    • Duo: é feito apenas com amostras de DNA do(a) filho(a) e do suposto pai.

    Em caso de pai falecido ou ausente, é possível realizar um exame de DNA com outros parentes do indivíduo para comprovar a ligação biológica.

    Qual é a precisão do teste?

    No caso dos testes trio ou duo em que o suposto pai está vivo e cede uma amostra de DNA, o resultado tem um grau de certeza mínimo de 99,999%.

    Quanto aos testes de reconstrução genética (suposto pai falecido ou ausente), o grau de certeza varia dependendo da quantidade de pessoas envolvidas e seus graus de parentesco.

    No caso de exclusão de paternidade, o grau de certeza do resultado é total (i.e. 100%).

    O que é preciso para fazer o teste de paternidade?  

    Para a realização do teste de paternidade, é necessário pelo menos uma amostra do(a) filho(a) e do suposto pai para que exista material suficiente para análise e comparação.

    O teste é feito por meio de uma amostra de DNA dos indivíduos analisados, sendo possível coletar, por sangue total impregnado em papel filtro (FTA), sangue total EDTA ou esfregaço de mucosa oral (swab oral).

    No caso de coletas feitas mediante ação judicial, as partes podem ser acompanhadas por seus advogados e devem apresentar o ofício judicial solicitando o teste. O agendamento do teste é feita pelo Fórum diretamente no laboratório. Caso alguma das partes não compareça, o fato é relatado para o juiz e o exame não é realizado.

    Qual o valor do teste de paternidade?  

    Para consultar preços, obter mais informações sobre o teste de paternidade e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar a nossa plataforma digital.

    Agendar exame

    Fonte: Dra. Por Natalia Gonçalves, Geneticista e Head de Reprodução Humana na Dasa GenômicaPor Natalia Gonçalves, Geneticista e Head de Reprodução Humana na Dasa Genômica

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também