nav-logo
Compartilhe

    Urotomografia: exame fornece imagens detalhadas dos rins e das vias urinárias

    A urotomografia é destinada à avaliação de rins, ureteres e bexiga. Muitas vezes, esse exame é solicitado para investigar casos de hematúria (sangue na urina).

    Fonte: Dr. Fernando Ide YamauchiUrorradiologista/ RMPublicado em 11/02/2026, às 11:24 - Atualizado em 11/02/2026, às 11:25

     

    urotomografia é um exame de imagem não invasivo dedicado à avaliação do trato urinário. Este exame gera imagens de alta resolução de estruturas internas do organismo, contribuindo para o diagnóstico e o acompanhamento de diversos pacientes.

    Urotomografia: o que é?

    A urotomografia é um tipo de tomografia computadorizada destinada à avaliação de rins, ureteres e bexiga. É um exame de imagem que utiliza raios X para produzir imagens detalhadas do trato urinário, auxiliando no diagnóstico de várias doenças e condições.

    Quando a urotomografia é indicada?

    Geralmente, a urotomografia é solicitada para avaliar pacientes com sangue na urina, ou seja, hematúria. Esse procedimento permite analisar tanto casos de hematúria macroscópica (quando o sangue pode ser identificado a olho nu) como de hematúria microscópica (quando o sangue não é visto a olho nu, mas identificado em um exame de urina).

    Agendar exames

    O que a urotomografia pode detectar?

    A urotomografia pode detectar uma série de condições que atingem os rins e/ou as vias urinárias, incluindo:

    • Cálculos renais ou urinários (pedras nos rins ou nas vias urinárias);
    • Alterações nas artérias ou nas veias renais;
    • Inflamação do parênquima renal (pielonefrites ou cicatrizes);
    • Tumores nos rins, na bexiga ou nos ureteres;
    • Anomalias congênitas do sistema urinário.

    Como o exame de urotomografia é feito?

    Para realizar a urotomografia, o paciente deve permanecer deitado e parado em uma maca, que se movimenta para dentro e para fora do tomógrafo (grande aparelho semelhante a um túnel).

    Durante o exame, são captadas imagens do trato urinário em três momentos. Primeiro, há a fase pré-contraste, na qual é possível buscar, por exemplo, cálculos urinários. Depois, ocorre a injeção do meio de contraste iodado por via intravenosa, possibilitando a melhor visualização das artérias e das veias e também a análise do parênquima renal (que pode apresentar sequelas em razão de inflamações prévias ou, eventualmente, tumores).

    Por último, o meio de contraste começa a ser filtrado pelos rins — isto se inicia cerca de 3 minutos após a injeção de contraste e dura muitas horas (24-48 horas). Entre 3-5 minutos, uma nova aquisição da tomografia permite a avaliação de eventuais tumores chamados de uroteliais e ainda a pesquisa de fístulas em cenários específicos.

    Vale ressaltar que a urotomografia é uma pesquisa mais detalhada do trato urinário, conduzida em múltiplas fases, conforme explicado acima. Esse procedimento é diferente da tomografia para pesquisa de litíase, que tem como objetivo avaliar quadros de cálculo renal e é feita de maneira mais simples (apenas em uma etapa e sem meio de contraste venoso).

    Como se preparar para o exame?

    É fundamental que o paciente esteja bem hidratado, beba bastante líquido e evite ir ao banheiro pouco antes da urotomografia, pois a bexiga precisa estar cheia para que haja uma boa visualização das estruturas. Além disso, como o procedimento envolve o uso de meio de contraste iodado, geralmente recomenda-se jejum de duas horas.

    Também é comum orientar que o indivíduo não utilize anéis, brincos, pulseiras, piercings e outros acessórios com componentes metálicos.

    Urotomografia: preço e onde agendar

    Para obter mais informações sobre onde realizar a urotomografia, consultar preços e localizar a unidade do Lavoisier mais próxima da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.

    Agendar exames

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames