nav-logo
Compartilhe

    Cálcio Iônico alto ou baixo: quais são os sintomas e as causas da alteração?

    O teste mede a fração livre do cálcio no sangue, ajudando a identificar problemas renais e hormonais

    Fonte: Dra. Clarisse PontesEndocrinologistaPublicado em 26/11/2025, às 15:01 - Atualizado em 26/11/2025, às 15:01

    calcio ionico

    Agendar exames

    Além de importante para ossos e dentes, o cálcio participa da coagulação do sangue e da contração dos músculos, por exemplo. Mas apenas uma parte desse mineral, chamada cálcio iônico ou cálcio ionizado, está livre e ativa na corrente sanguínea.  

    Por isso, a medição dos níveis de cálcio iônico ajuda a entender o metabolismo do mineral. E alterações em seus níveis podem indicar problemas renais ou desequilíbrios hormonais.

    Cálcio iônico: o que é? 

    Cálcio iônico é a fração ativa e livre do cálcio que circula no sangue. É a forma que está disponível para o corpo regular o metabolismo. É ele quem realmente afeta o funcionamento das células e tecidos. 

    O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, mas cerca de 99% dele fica armazenada nos ossos e nos dentes. Ou seja: só 1% está livre no sangue e em outros fluidos. Desse 1% circulante, só uma parte é cálcio iônico (ou ionizado). 

    Cálcio iônico baixo 

    O cálcio iônico baixo, conhecido como hipocalcemia, acontece quando há deficiência de cálcio livre no sangue. E isso pode causar sintomas como: 

    • Espasmos musculares; 
    • Câimbras nas mãos, pés e pálpebras; 
    • Formigamento ou dormência, especialmente ao redor da boca e nas extremidades; 
    • Fraqueza muscular; 
    • Irritabilidade ou ansiedade. 

    Entra as causas de hipocalcemia, problemas nas glândulas paratireoides são as mais comuns. A deficiência de vitamina D também atrapalha a absorção do cálcio. E o mau funcionamento dos rins também pode levar à queda dos seus níveis. 

    Cálcio iônico alto 

    O cálcio iônico alto, ou hipercalcemia, seria o excesso da forma livre do mineral na corrente sanguínea. E esse excesso pode sobrecarregar o corpo, causando sinais e sintomas como:   

    • Fadiga e fraqueza; 
    • Náuseas e vômitos; 
    • Desidratação; 
    • Perda de apetite; 
    • Dor nos ossos; 
    • Aumento da sede e da vontade de urinar; 
    • Confusão mental. 

    A condição costuma ser mais comum em mulheres acima de 50 anos. E a causa mais frequente é o hiperparatireoidismo primário, condição em que as glândulas paratireoides produzem excesso de paratormônio (PTH), que desregula os níveis de cálcio.  

    Alguns tipos de câncer também podem causar o aumento do cálcio. Além disso, a hipercalcemia também pode se dar pelo consumo excessivo de suplementos do mineral. 

    Tipos de exame de cálcio iônico 

    O exame mais direto é a medição do cálcio iônico no sangue. O teste de cálcio total mede todas as frações do mineral, mas o cálcio iônico é mais preciso. Ele reflete melhor a condição do paciente, especialmente em casos de alterações nas proteínas.  

    Mas, para uma avaliação completa do metabolismo do cálcio, o médico também pode solicitar outros exames, como os de PTH, fosfato e vitamina D. 

    Em certas situações, um exame de urina de 24 horas pode ser solicitado para medir a quantidade de cálcio eliminada pelos rins. Isso ajuda a identificar se o problema está na absorção ou na excreção do mineral. 

    Para que serve o exame de cálcio iônico? 

    O principal objetivo do exame é verificar se os níveis do mineral estão equilibrados. E é especialmente útil para: 

    • Investigar causas de hipercalcemia ou hipocalcemia. 
    • Avaliar a função da glândula paratireoide. 
    • Monitorar pacientes com doenças renais ou que passaram por transplante de rim. 
    • Acompanhar pacientes internados ou em estado grave. 

    Nos casos de hipercalcemia, o exame de cálcio ionizado é a principal ferramenta para confirmar o excesso do mineral ativo no sangue.

    Agendar exames

    Preparo 

    Para o exame de cálcio iônico em si, na maioria das vezes, o jejum não é necessário. No entanto, é sempre recomendável seguir as orientações do laboratório. Isso porque alguns exames solicitados em conjunto podem exigir jejum prévio. 

    Como o exame é feito? 

    Trata-se de um exame de sangue comum, com a coleta geralmente realizada em uma veia do braço. O procedimento é rápido e minimamente invasivo. 

    Cálcio iônico: preço e onde agendar 

    Para consultar preços, obter mais informações sobre o exame de cálcio iônico e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma digital. 

    Exame de cálcio iônico em casa 

    Você também pode fazer o exame de cálcio iónico sem sair de casa, e sem cobrança de taxa de deslocamento. Um profissional do laboratório vai até você e faz a coleta da amostra, com segurança e praticidade. Para agendar seu exame, acesse agora nossa plataforma online.

    Agendar exames

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames