Dermatologista: o que faz e quando consultar
Entenda o que faz um dermatologista, quando procurar esse especialista e como é a consulta com um dermatologista online.
Neste artigo, você vai ler:
Fonte: Mariana Seigneur, dermatologista consultora de Dasa.
O dermatologista é o médico que se especializou em cuidar da pele, unhas e cabelos. Atua na prevenção e diagnóstico de doenças e também pode contribuir com questões estéticas, realizando pequenas intervenções.
A seguir, veja detalhes sobre a área de atuação do dermatologista, quando é indicado procurar o especialista e como funciona a consulta.
O que o dermatologista faz?
A pele é considerada o maior órgão do corpo e é comum que apareçam diversas condições que podem ser diagnosticadas por um dermatologista.
O especialista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a pele, unhas, mucosas e cabelo de pessoas de todas as faixas etárias.
O dermatologista pode atuar em hospitais e clínicas, realizando atendimentos, cirurgias e também atuando na área estética.
Quais doenças o dermatologista trata?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o dermatologista pode acompanhar mais de 3 mil doenças dermatológicas. Entre as principais doenças que o especialista pode realizar o diagnóstico e tratamento estão:
- Câncer de pele;
- Vitiligo;
- Micoses;
- Acnes;
- Alergias e dermatites;
- Hanseníase;
- Queda de cabelo;
- Rosácea;
- Doenças que atingem as mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva e língua.
Quando procurar um dermatologista?
O dermatologista deve ser consultado quando surgir alguma alteração na pele. Além disso, ele pode indicar tratamentos estéticos, que visam o rejuvenescimento facial. Entre as condições e problemas que podem ser avaliados por um dermatologista estão:
- Alterações em pintas e possível risco de câncer de pele;
- Vermelhidão, inchaços e crostas que surgem na pele;
- Alterações no formato e na coloração de unhas;
- Queda excessiva nos cabelos;
- Acnes;
- Tratamentos preventivos com Botox ou ácido hialurônico.
Como é a primeira consulta com um dermatologista?
Geralmente, durante a primeira consulta com o dermatologista, o paciente expõe suas queixas e descreve o motivo pelo qual procurou o especialista.
O dermatologista vai avaliar a pele do corpo todo. Além do rosto, podem ser examinados locais mais escondidos, como costas, couro cabeludo e pernas.
É comum que seja realizado um exame físico mais detalhado quando há alguma lesão ou pintas pelo corpo. Nesse momento, ele avalia a cor, consistência, formato e tamanho das mesmas.
O especialista pode perguntar sobre os hábitos e rotina de cuidados com a pele, ou seja, se é realizada a higienização adequada, uso de protetor solar, sabonetes e cremes.
Em seguida, o dermatologista pode solicitar alguns exames específicos ou iniciar um tratamento de acordo com o objetivo da consulta.
Quais exames podem ser solicitados pelo dermatologista?
Entre os exames mais comuns que podem ser solicitados pelo dermatologista estão:
- Exames sorológicos, para averiguar se há alguma alteração hormonal, por exemplo;
- Biópsia, quando há suspeita de que alguma lesão pode ser um câncer de pele;
- Testes de contato para alergias;
- Luz de Wood, que identifica a extensão das lesões;
- Diascopia, que avalia lesões ao pressioná-las com uma lâmina.
Dermatologista online
Durante a consulta online, o dermatologista ouvirá as queixas e sintomas do paciente. Em seguida, solicitará alguns exames para ter um diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Em alguns casos, o indivíduo é orientado a tirar uma foto da lesão, pintas ou manchas e enviar para o médico avaliar.
Quando o problema dermatológico é identificado e é mais simples, o dermatologista online pode receitar medicações tópicas e orais.
Para agendar uma consulta online com um dermatologista, basta acessar o Nav Dasa.