nav-logo
Compartilhe

    Lipoma: o que é e como tratar o problema?

    Tumor considerado benigno é formado por células de gordura e não representa perigo, mas pode causar desconforto em algumas pessoas

    Por Danielle SanchesPublicado em 22/07/2024, às 18:45 - Atualizado em 23/07/2024, às 10:42

    Lipoma

    O lipoma é um tumor benigno, constituído por células de gordura, que se desenvolve sob a pele e que pode surgir em qualquer parte do corpo. É uma lesão considerada inofensiva, porém, pode causar desconforto em algumas pessoas. Veja a seguir quais são as causas do problema e como ele pode ser tratado. 

    O que é lipoma? 

    Lipoma é um tumor benigno formado basicamente por células de gordura. Ele se forma logo abaixo da pele e pode surgir em qualquer parte do corpo – embora seja mais frequente no tronco, nos ombros, no pescoço, nas costas, coxas e axilas.  

    Apesar de não serem perigosos, os lipomas podem causar incômodo estético ou físico, especialmente quando crescem muito. 

    Agendar consulta

    Lipoma

    O lipoma de gordura é um nódulo benigno, macio e de crescimento lento que geralmente não provoca dor, mas pode incomodar estética e fisicamente, dependendo do seu local de crescimento. O tamanho do lipoma pode variar de alguns milímetros a vários centímetros de diâmetro. 

    Lipoma inflamado 

    Embora raro, os lipomas podem inflamar, causando dor e desconforto. Isso pode ocorrer devido a algum trauma ou ainda alguma irritação da área em que o nódulo se localiza. Quando um lipoma inflama, ele pode se tornar mais sensível ao toque e apresentar vermelhidão ao redor. 

    Lipoma nas costas 

    As costas são uma das áreas em que os lipomas frequentemente aparecem. Eles geralmente se formam na região lombar, mas também podem aparecer em outras partes das costas, como na parte superior das costas, no pescoço e nos ombros. 

    Lipoma na virilha 

    Embora menos comum, os lipomas também podem aparecer na virilha, formando uma espécie de caroço na virilha. Nessa região, podem causar desconforto adicional devido ao atrito com as roupas durante o movimento.  

    Lipoma na cabeça 

    Embora menos frequentes, os lipomas também podem se formar na cabeça. Eles podem ser preocupantes devido ao potencial impacto na estética, mas, felizmente, podem ser removidos cirurgicamente, se necessário. 

    O que causa lipoma? 

    As causas exatas do lipoma ainda não são totalmente compreendidas. No entanto, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvê-los, tais como:  

    • Predisposição genética; 
    • Idade, já que lipomas são mais comuns em pessoas entre 40 e 60 anos; 
    • Obesidade, já que o excesso de gordura corporal pode aumentar o risco de desenvolver o problema.  

    Quais são as características e sintomas do lipoma? 

    Lipomas são geralmente moles, móveis e indolores. Podem variar em tamanho e crescer lentamente ao longo dos anos. Os principais sintomas incluem: 

    • Formação de nódulo suave e elástico sob a pele; 
    • Mobilidade ao toque; 
    • Raramente provocam dor. 

    Como é feito o diagnóstico? 

    O diagnóstico de um lipoma geralmente é clínico, baseado no exame físico feito pelo médico.  

    Em casos de incerteza, podem ser solicitados exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética, para confirmar a natureza benigna do tumor. Uma biópsia também pode ser requisitada para descartar qualquer malignidade na lesão.  

    Qual médico procurar? 

    O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico e tratamento de lipomas. No entanto, um clínico geral também pode avaliar o caso e encaminhar o paciente para um dermatologista, se achar necessário. 

    Qual é o tratamento para lipoma? 

    Por ser benigno, o lipoma pode simplesmente ser acompanhado por um médico dermatologista, caso não incomode o paciente.  

    Por outro lado, se há dor ou incômodo estético, ele pode ser removido cirurgicamente. O procedimento costuma ser simples, feito com anestesia local e no consultório ou clínica médica. 

    Por outro lado, dependendo da localização dele (no rosto ou na cabeça, por exemplo), o procedimento pode ser um pouco mais complexo e, nesses casos, deve ser feito em ambiente hospitalar. 

    Lipoma pode virar câncer? 

    Não, os lipomas são tumores benignos formados por células de gordura e não se transformam em tumores malignos. Ocorre, no entanto, que alguns tipos de nódulos malignos podem, sim, serem confundidos com um lipoma. Por isso, é importante buscar orientação médica tão logo a lesão seja notada para descartar qualquer condição mais grave.  

    Agendar consulta

     

    Fonte: Dra. Marcella Pincelli, especialista em dermatopatologia do Delboni Medicina Diagnóstica 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também