Pode ter relação sexual antes do ultrassom transvaginal?
Exame não requer nenhum preparo específico, mas pode gerar algumas dúvidas
Neste artigo, você vai ler:
O ultrassom transvaginal é uma importante ferramenta para a saúde da mulher, oferecendo uma visão detalhada e precisa dos órgãos pélvicos. Siga a leitura e confira respostas para as dúvidas mais comuns sobre o exame, entre elas, se a paciente pode ter relação antes de fazer ultrassom.
Para que serve o ultrassom transvaginal?
O principal objetivo do ultrassom transvaginal é avaliar os órgãos pélvicos. Com esse exame, é possível visualizar o colo do útero, o útero, as trompas, os ovários e toda a região pélvica.
Pode ser utilizado também para o diagnóstico de condições como o sangramento de escape, um sangramento de pequeno volume, geralmente com aspecto de “borra de café”, que aparece entre as menstruações.
Como o exame é feito?
O exame é realizado com a paciente deitada em uma maca, com as pernas afastadas e os joelhos levemente dobrados.
Depois, um médico ginecologista ou radiologista insere um dispositivo chamado transdutor na vagina. Esse transdutor é coberto com um preservativo para evitar contaminações e recebe uma camada de lubrificante para facilitar a inserção.
Durante cerca de 15 minutos, o médico movimenta o transdutor na região vaginal para avaliar a região pélvica. As ondas sonoras de alta frequência geradas pelo transdutor captam imagens enviadas para um monitor, permitindo que um profissional as avalie.
Pode ter relação sexual antes de fazer o ultrassom transvaginal?
Sim, o exame pode ser realizado normalmente após a relação sexual. Além disso, não é necessário esperar nenhum período específico para retomar as relações sexuais após a realização do procedimento.
Ou seja: a paciente pode ter relações sexuais tanto antes quanto depois do exame sem nenhuma restrição.
Outras dúvidas sobre a preparação para o exame
O ultrassom transvaginal não requer um preparo específico. Normalmente, é suficiente que a paciente esteja com a bexiga vazia durante a realização do exame. No entanto, algumas outras dúvidas podem surgir, conforme explicamos a seguir.
Pode fazer o transvaginal menstruada?
Sim. Estar menstruada não interfere em nada na realização do exame. No entanto, o momento ideal para realizar o exame é logo após o término da menstruação, pois isso permite avaliar o útero fora do período de ovulação.
Mulheres virgens podem fazer transvaginal?
O ultrassom transvaginal não é indicado para mulheres virgens, pois a realização do exame pode causar a ruptura do hímen. Portanto, o exame é indicado apenas para mulheres que já tiveram a membrana da vagina rompida.
Para aquelas com a estrutura ainda intacta, o médico pode optar por realizar a ultrassonografia por via abdominal / pélvica para analisar as estruturas da pelve.
Grávida pode fazer ultrassom transvaginal?
O exame de ultrassom transvaginal pode, sim, ser feito em mulheres grávidas e não oferece nenhum risco para a mãe ou para o bebê. Esse exame é muitas vezes necessário no início da gestação, quando o útero ainda não aumentou de volume.
Precisa fazer depilação para o exame?
Não. A presença de pelos não interfere na realização do exame.
USG Transvaginal: preço e onde fazer?
Para consultar o preço, obter mais informações sobre o ultrassom transvaginal e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma digital.