nav-logo
Compartilhe

    Ultrassom da mama: o que é, como é feito e preparo 

    O exame pode identificar alterações mamárias, além de nódulos, cistos e espessamento do tecido mamário, entre outras condições

    Fonte: Dra. Adriana Bittencourt CampanerGinecologistaPublicado em 08/10/2025, às 10:00 - Atualizado em 31/10/2025, às 15:46

    Ultrassom da mama

    Agendar exames

    O ultrassom das mamas (ou ultrassonografia das mamas) é um exame de imagem capaz de analisar lesões nas mamas que são difíceis de se observar ao exame clínico. Portanto, auxilia no diagnóstico do câncer de mama. 

    Mas, é necessário lembrar que esse exame não substitui a mamografia, que também deve ser realizada quando houver suspeita da doença. A seguir, veja detalhes sobre como funciona e para que serve a ultrassonografia mamária.

    O que é ultrassom da mama?

    O ultrassom das mamas é um exame de imagem não invasivo que utiliza ondas sonoras de alta frequência para detectar alterações mamárias e identificar nódulos, cistos, espessamento do tecido mamário, entre outras condições. O exame é indolor e não substitui a mamografia 

    Para que serve o exame?

    O ultrassom de mamas é um exame que proporciona imagens da estrutura das mamas. Entre os principais objetivos do exame, estão:   

    • Detectar lesões da mama (apalpáveis ou não);  
    • Diferenciar os cistos de nódulos sólidos;  
    • Verificar o estado de próteses mamárias;  
    • Guiar procedimentos de punção e biópsia, quando necessário;  
    • Avaliar a estrutura glandular e possíveis distúrbios e infecções.

    Quando o exame é indicado?

    O ultrassom de mamas costuma ser indicado em algumas situações específicas. Veja abaixo.   

    • Mulheres jovens que notem alguma alteração palpável nas mamas;   
    • Mulheres com alterações visualizadas na mamografia;   
    • Pacientes que não podem realizar exames com radiação ionizante, como gestantes.  
    • Avaliação complementar de alterações visualizadas na mamografia;   
    • Divergência entre achados de exame físico e de mamografia;  
    • Avaliação pré-cirúrgica.

    Agendar exames

     Biopsia da mama guiada por ultrassom

    A biópsia da mama guiada por ultrassom, também conhecida como Core Biopsy, é um procedimento minimamente invasivo usado para o diagnóstico definitivo do câncer de mama. Ela é indicada quando exames de imagem, como o ultrassom, detectam uma alteração suspeita, como um nódulo sólido.

    O procedimento é realizado com a paciente deitada, sob anestesia local. O médico utiliza o aparelho de ultrassom para visualizar a lesão em tempo real e guiar com precisão a introdução de uma agulha especial até o local exato.

    Essa agulha, acoplada a uma pistola automática, retira pequenos fragmentos do tecido suspeito. Geralmente, são coletadas de 3 a 6 amostras para garantir uma análise patológica precisa, que irá confirmar ou descartar a presença de células cancerígenas.

    Qual a diferença entre mamografia e ultrassom das mamas?

    A mamografia e o ultrassom da mama são exames de imagem distintos e complementares, onde um não substitui o outro.

    A mamografia é o principal exame para o rastreamento do câncer de mama, especialmente em mulheres assintomáticas. Utilizando um tipo de raio-x, a mamografia é extremamente eficaz na detecção de lesões muito pequenas e, principalmente, de microcalcificações agrupadas, que podem ser o primeiro sinal de um câncer em estágio inicial e que não são visíveis no ultrassom.

    Já o ultrassom das mamas funciona como um exame complementar à mamografia. Ele não utiliza radiação, mas sim ondas sonoras de alta frequência. E sua grande vantagem é diferenciar nódulos sólidos de cistos (lesões com conteúdo líquido).

    O ultrassom é frequentemente solicitado para avaliar alterações palpáveis ou achados inconclusivos na mamografia, sendo especialmente útil em mulheres com mamas densas, onde a visualização na mamografia pode ser mais difícil.

    Como é a preparação para o ultrassom de mamas?

    Não há um preparo específico para os homens e as mulheres que precisam fazer o exame.   

    Recomenda-se que não seja realizado durante o período menstrual, principalmente em pacientes que sintam sensibilidade nos seios. Isso poderá causar um leve incômodo na hora do exame, mas não impede que seja realizado.  

    Vale destacar que não há contraindicações para realizar o ultrassom de mamas.    

    Como o ultrassom da mama é feito?

    O ultrassom das mamas usa ondas sonoras de alta frequência para captar imagens em tempo real de toda a estrutura dos seios. Essas imagens são acompanhadas por meio de um monitor. Para isso, o indivíduo fica deitado em uma maca e precisa colocar o braço atrás da cabeça.   

    É utilizado um gel lubrificante na mama para auxiliar na condução das ondas sonoras. Logo depois, um aparelho chamado transdutor será manipulado no local, rastreando qualquer nódulo ou alteração nas mamas e axilas.   

    O exame pode ser realizado em laboratório, clínica ou consultório médico e dura entre 10 ou 15 minutos.     

    Ultrassom das mamas: valor e onde fazer?

    Para consultar preços, obter mais informações sobre o ultrassom de mama e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.

    Agendar exames

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames