nav-logo
Compartilhe

    Angiografia: entenda para que serve e como é feito

    Exame fornece detalhes importantes sobre circulação do corpo e ajuda a detectar possíveis alterações e obstruções nos vasos sanguíneos

    Por Danielle SanchesPublicado em 13/10/2023, às 16:33 - Atualizado em 08/04/2024, às 11:51

    Angiografia

    Agendar exame

    A angiografia é um exame que utiliza raios-X para analisar as paredes dos vasos sanguíneos. É um procedimento considerado invasivo e, por isso mesmo, só é solicitado quando há a necessidade de um diagnóstico mais preciso em que a saúde e até a vida do paciente estejam em risco.  

    É o caso, por exemplo, de AVC (acidente vascular cerebral), infarto ou aneurismas – todos condições em que a angiografia, junto de outros exames complementares, auxilia na detecção e diagnóstico do problema. Continue a leitura para entender mais do exame e quando ele é indicado. 

    O que é angiografia? 

    A angiografia é um exame de diagnóstico que utiliza raios X para captar imagens do interior dos vasos sanguíneos. Isso permite detectar alterações que coloquem a saúde do paciente em risco, como obstruções que causam quadros de infarto e AVC, por exemplo. 

    Como a angiografia é feita? 

    Normalmente, a angiografia começa com a introdução de um cateter em uma vaso de maior calibre do corpo, geralmente no pescoço ou virilha. Para não sentir dor, uma anestesia é aplicada antes da incisão.  

    O cateter é então inserido até a parte do vaso em que irá realizar a análise –sim, ela pode ser feita para observar as artérias do coração, dos pulmões e até do cérebro.  

    Uma vez “dentro”, o médico injeta um contraste radiológico que realça as estruturas nas imagens. Só aí ele utiliza o raio-X para fazer diversas imagens (as chamadas radiografias).  

    Durante o exame, é necessário permanecer imóvel e acordado. Por isso, se for necessário, o médico pode ministrar um calmante para relaxar o paciente.  

    Todo o procedimento dura cerca de uma hora e, a depender da condição diagnosticada, o paciente pode voltar para casa em seguida. 

    Agendar exame

    Quais condições a angiografia pode detectar? 

    A angiografia tem como objetivo detectar doenças que causam alguma alteração ou obstrução nos vasos sanguíneos. É o caso, por exemplo, de problemas como AVC (acidente vascular cerebral), infarto, aneurismas e aterosclerose, entre outros.  

    Angiografia coronária 

    Popularmente conhecida apenas como cateterismo, a angiografia coronária ou cateterismo cardíaco é um procedimento médico que tem como objetivo identificar obstruções nas artérias coronárias –como são chamadas as artérias responsáveis por irrigar o músculo cardíaco — e checar a saúde do coração 

    É indicado para detectar ou acompanhar doenças coronarianas; ou ainda comprovar ou não a necessidade de intervenção cirúrgica (como angioplastia coronária para colocação de stent ou cirurgia cardíaca). Também pode ser utilizada para o tratamento dessas doenças. 

    Angiografia cerebral 

    Assim como a angiografia coronária, a angiografia cerebral é um procedimento realizado para identificar possíveis obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Ele é indicado para investigar e detectar problemas como aneurismas e AVCs (acidente vascular cerebral), por exemplo, bem como para algumas possibilidades de tratamento. 

    Angiografia pulmonar 

    A angiografia pulmonar serve para detectar obstruções ou problemas de circulação nos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões, bem como para algumas formas de tratamento quando indicadas. 

    É comumente recomendada para investigar ou detectar problemas como o tromboembolismo pulmonar (popularmente conhecido como embolia pulmonar), quadro grave de saúde que bloqueia a chegada do sangue até esses órgãos. 

    Angiografia ocular – Angiofluoresceinografia 

    A angiografia ocular com fluoresceína ou simplesmente angiofluoresceinografia utiliza o contraste chamado de fluoresceínica sódica para estudar a circulação sanguínea da retina e dos olhos como um todo.  

    É recomendada para detectar problemas ou fazer acompanhamento de doenças crônicas que podem afetar a visão, como hipertensão arterial, diabetes e anemia falciforme, entre outras.  

    Neste caso específico, não há incisão: o exame é feito por meio de colírios específicos que ajudam a dilatar a pupila e a colorir os vasos sanguíneos. Uma vez que isso tenha sido feito, uma câmera especial é posicionada para fazer fotografias da retina. É um procedimento rápido e indolor. 

    Preparação para o exame 

    O preparo da angiografia requer jejum de oito horas para reduzir a chance de náuseas e vômitos.  

    Em alguns casos, o paciente pode ter que tomar alguns remédios para realizar o exame (como medicações que regulam pressão arterial e coagulação sanguínea). Isso é definido pelo médico que irá realizar o exame.  

    A suspensão de alguns medicamentos de uso crônico pode ser necessária em algumas situações a serem definidas pelo médico assistente. 

     Angiografia: preço e onde fazer 

    Para consultar preços, obter mais informações sobre exames e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa. 

    Agendar exame

    Fonte: Dr. Otávio Gebara, cardiologista e superintendente médico do Hospital Santa Paula, em São Paulo (SP). 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também