nav-logo
Compartilhe

    Colonoscopia: o que vocês precisa saber sobre o exame

    Exame é um dos mais seguros e eficientes para identificar e tratar doenças no intestino

    Fonte: Dra. Clarisse PontesEndocrinologistaPublicado em 08/08/2025, às 08:52 - Atualizado em 15/10/2025, às 14:41

    colonoscopia

    Agendar colonoscopia

    Exame é um dos mais seguros e eficientes para identificar e tratar doenças no intestino

    Desenvolvida nos anos 1960, a colonoscopia é um dos exames mais completos e seguros para diagnosticar e tratar condições intestinais, como o câncer colorretal. O procedimento usa uma câmera para visualizar todo o intestino grosso e o final do intestino delgado, além de realizar biópsias e remover pólipos.

    O que é colonoscopia?

    A colonoscopia é um procedimento que permite a visualização direta do interior do intestino grosso e parte delgado por meio de um tubo flexível equipado com uma câmera chamado colonoscópio. O exame identifica lesões, pólipos, inflamações e até tumores de forma precoce.

    Se necessário, o médico também realiza intervenções como a remoção de pólipos (polipectomia) e a retirada de um pequeno fragmento de tecido para análise em laboratório (biópsia). Ou seja, a colonoscopia tem caráter diagnóstico e terapêutico.

    Como é feito o exame de colonoscopia?

    O procedimento dura de 20 a 40 minutos e é realizado sob sedação leve ou moderada. O colonoscópio é inserido pelo ânus e avançado cuidadosamente pelo intestino grosso enquanto o médico observa as imagens em um monitor.

    O aparelho é introduzido pelo reto, porção final do intestino grosso, e percorre as demais partes do órgão: cólon sigmóide, cólon descendente, cólon transverso, cólon ascendente, ceco, região onde o intestino grosso se conecta ao delgado e, por fim, o íleo terminal, último segmento do intestino delgado.

    Após o procedimento, o paciente permanece em observação até que o efeito da sedação passe.

    Para que serve a colonoscopia? 

    A colonoscopia é usada principalmente para: 

    • Diagnóstico e prevenção do câncer colorretal: é o exame mais eficaz para identificar pólipos que podem virar câncer e para detectar tumores em estágio inicial. 
    • Investigação de sangramentos digestivos: quando há sangue nas fezes ou anemia sem causa aparente. 
    • Avaliação de doenças inflamatórias intestinais: como doença de Crohn e retocolite ulcerativa, permitindo monitorar a extensão e gravidade da inflamação. 
    • Investigação de tenesmo retal, sensação persistente de que é preciso evacuar, mesmo com o reto vazio; 
    • Pesquisa de alterações no hábito intestinal: diarreia ou constipação crônicas, dor abdominal e perda de peso inexplicada. 
    • Remoção de pólipos e outras intervenções terapêuticas durante o próprio exame. 

    Quando a colonoscopia é indicada?

    O exame é indicado para pessoas a partir dos 45 anos, como forma de rastreamento do câncer colorretal, principalmente para quem tem histórico familiar da doença ou fatores de risco, como obesidade, tabagismo, dieta pobre em fibras e vida sedentária.

    A colonoscopia é recomendada também para quem apresenta sangramento anal ou sangue nas fezes, dor abdominal persistente, alterações no trânsito intestinal (diarreia ou prisão de ventre prolongadas), perda de peso sem causa aparente e histórico prévio de pólipos ou câncer intestinal.

    Agendar colonoscopia

    Como é o preparo para colonoscopia?

    De 2 a 3 dias antes de fazer o exame, o paciente precisa evitar alimentos ricos em fibras, sementes, grãos e cascas de frutas. Além disso, no dia anterior, é necessário consumir apenas líquidos claros como água, chás, caldos coados, gelatina sem corantes vermelhos ou roxos e sucos coados, para facilitar a visualização do intestino pelas câmeras.

    O preparo para colonoscopia também pode envolver uso de laxantes para limpar o cólon. Por fim, algumas horas antes, o paciente deve ficar em jejum absoluto.

    É importante lembrar que esse preparo deve ser feito conforme orientação médica para garantir uma limpeza intestinal eficaz e evitar a necessidade de repetir o exame.

    Exames complementares à colonoscopia

    Em casos em que a colonoscopia não é suficiente para avaliar o intestino delgado, outros exames podem ser indicados, como: tomografia computadorizada (TC) de abdome e pelve, ressonância magnética (RM) de abdome e pelve, retossigmoidoscopia, cápsula endoscópica do intestino delgado, enteroscopia, exames de imagem com contraste (enema opaco).

    Colonoscopia com retossigmoidoscopia: qual a diferença?

    A retossigmoidoscopia é um exame que avalia somente o reto e o cólon sigmóide. Apesar de a colonoscopia cobrir essa área também, o pedido colonoscopia com retossigmoidoscopia é uma forma de garantir uma avaliação precisa de todo o cólon com foco no reto/sigmóide.

    Colonoscopia com biópsia: como funciona?

    Quando áreas suspeitas são identificadas pela câmera, o médico pode retirar pequenos fragmentos dessas regiões para análise microscópica. O exame laboratorial das amostras ajuda a diferenciar lesões benignas de malignas e orienta o plano de tratamento mais adequado para cada paciente.

    Colonoscopia: preço e onde agendar

    O custo da colonoscopia pode variar, dependendo da região, clínica e se inclui sedação ou procedimentos adicionais. Para consulta preços, localizar o laboratório mais próximo de sua região e realizar o agendamento, acesse agora nossa plataforma online.

    Agendar colonoscopia

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames