Meningocócica C: entenda a importância da vacina
Infecção bacteriana considerada grave tanto para crianças como para adultos tem na imunização a melhor forma de prevenção
Meningite meningocócica C é uma infecção bacteriana que ocorre nas meninges, como são chamadas as membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer faixa etária, sendo mais comum em bebês, adolescentes e jovens adultos. A boa notícia é que é uma doença imunoprevenível, ou seja, já existe vacina que protege contra a infecção.
Neste artigo, você vai ler:
O que é Meningite C?
A meningite C ou meningite meningocócica C é uma infecção grave que ocorre nas meninges, como são chamadas as membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
É uma doença provocada pelo sorogrupo C da bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é altamente contagiosa. Outros sorogrupos – como A, B, W e Y — também podem causar a doença.
Apesar de acometer principalmente crianças menores de cinco anos, a meningite meningocócica pode afetar pessoas de todas as idades.
Como a Meningite C é transmitida?
A meningite C é transmitida por via respiratória, por meio de secreções respiratórias e saliva, com contato próximo e prolongado com uma pessoa doente.
Sintomas de Meningite C
Os principais sintomas da meningite meningocócica são:
- Dor de cabeça
- Febre
- Vômitos
- Rigidez no pescoço
- Confusão mental
LEIA MAIS: Como diagnosticar meningite
Meningite tipo C é grave?
Sim, a meningite tipo C é considerada uma doença grave e que pode levar à morte. Outro risco é o de sequelas, que podem incluir surdez, cegueira, problemas neurológicos e até amputação de membros e outras extremidades do corpo.
Como prevenir a meningite C?
Além de evitar o contato próximo com pessoas que sabidamente estão doentes, a melhor forma de prevenir a meningite C é por meio da imunização com as vacinas. Elas são seguras, eficazes e ajudam a prevenir a doença.
Quem pode tomar a vacina meningocócica C?
O calendário nacional de vacinação elaborado pelo Ministério da Saúde recomenda a vacinação para crianças e adolescentes. Ela pode ser aplicada a partir dos dois meses de idade. Os adultos também podem se vacinar em clínicas particulares.
Quantas doses são necessárias?
A vacina contra a meningite C protege contra o meningococo do sorogrupo C. Na rede privada, a vacina aplicada é a ACWY e protege também contra os sorogrupos A, W e Y.
Ambas estão indicadas para crianças e adolescentes no seguinte esquema:
- 3 meses de idade: com uma segunda dose aos 5 meses.
- 12 meses: dose de reforço.
- 5 anos: dose de reforço.
- 11 anos: dose de reforço.
Para adolescentes que não foram vacinados anteriormente, é indicada uma dose com reforço após 5 anos. Já em adultos, recomenda-se dose única.
Leia também sobre a importância da vacina meningocócica B.
Possíveis reações da vacina
Assim como qualquer vacina, é possível que, após a aplicação, o paciente sinta alguns eventos adversos. Os principais são: endurecimento, dor, inchaço ou vermelhidão no local da aplicação, irritabilidade, dor de cabeça, sonolência, perda de apetite, febre, dor muscular e calafrios.
De maneira geral, são sintomas que não demoram a passar. Caso persistam por mais de 72 horas, é necessário buscar auxílio médico.
Aproveitamos para reforçar que todos os imunizantes passam por extensos testes que comprovam sua segurança e eficácia, sendo a melhor forma de se proteger contra doenças potencialmente graves.
Meningocócica C: preço e onde tomar
Através do Nav Dasa você consulta valores e agenda suas vacinas com segurança, rapidez e tecnologia de ponta em todo o processo.