nav-logo
Compartilhe

    Meningocócica C: entenda a importância da vacina

    Infecção bacteriana considerada grave tanto para crianças como para adultos tem na imunização a melhor forma de prevenção

    Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 10/01/2024, às 11:01 - Atualizado em 17/01/2024, às 10:43

    Vacina Meningocócica C

    Agendar vacina 

    Meningite meningocócica C é uma infecção bacteriana que ocorre nas meninges, como são chamadas as membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

    A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer faixa etária, sendo mais comum em bebês, adolescentes e jovens adultos. A boa notícia é que é uma doença imunoprevenível, ou seja, já existe vacina que protege contra a infecção. 

    O que é Meningite C? 

    A meningite C ou meningite meningocócica C é uma infecção grave que ocorre nas meninges, como são chamadas as membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal.  

    É uma doença provocada pelo sorogrupo C da bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é altamente contagiosa. Outros sorogrupos – como A, B, W e Y — também podem causar a doença.  

    Apesar de acometer principalmente crianças menores de cinco anos, a meningite meningocócica pode afetar pessoas de todas as idades. 

    Como a Meningite C é transmitida? 

    A meningite C é transmitida por via respiratória, por meio de secreções respiratórias e saliva, com contato próximo e prolongado com uma pessoa doente.    

    Sintomas de Meningite C 

    Os principais sintomas da meningite meningocócica são:   

    • Dor de cabeça 
    • Febre  
    • Vômitos 
    • Rigidez no pescoço  
    • Confusão mental 

    LEIA MAIS: Como diagnosticar meningite

    Meningite tipo C é grave? 

    Sim, a meningite tipo C é considerada uma doença grave e que pode levar à morte. Outro risco é o de sequelas, que podem incluir surdez, cegueira, problemas neurológicos e até amputação de membros e outras extremidades do corpo.

    Como prevenir a meningite C? 

    Além de evitar o contato próximo com pessoas que sabidamente estão doentes, a melhor forma de prevenir a meningite C é por meio da imunização com as vacinas. Elas são seguras, eficazes e ajudam a prevenir a doença.   

    Quem pode tomar a vacina meningocócica C? 

    O calendário nacional de vacinação elaborado pelo Ministério da Saúde recomenda a vacinação para crianças e adolescentes. Ela pode ser aplicada a partir dos dois meses de idade. Os adultos também podem se vacinar em clínicas particulares.  

    Quantas doses são necessárias? 

    A vacina contra a meningite C protege contra o meningococo do sorogrupo C. Na rede privada, a vacina aplicada é a ACWY e protege também contra os sorogrupos A, W e Y.  

    Ambas estão indicadas para crianças e adolescentes no seguinte esquema:    

    • 3 meses de idade: com uma segunda dose aos 5 meses.  
    • 12 meses: dose de reforço.  
    • 5 anos: dose de reforço.  
    • 11 anos: dose de reforço.     

    Para adolescentes que não foram vacinados anteriormente, é indicada uma dose com reforço após 5 anos. Já em adultos, recomenda-se dose única.  

    Possíveis reações da vacina 

    Assim como qualquer vacina, é possível que, após a aplicação, o paciente sinta alguns eventos adversos. Os principais são: endurecimento, dor, inchaço ou vermelhidão no local da aplicação, irritabilidade, dor de cabeça, sonolência, perda de apetite, febre, dor muscular e calafrios.  

    De maneira geral, são sintomas que não demoram a passar. Caso persistam por mais de 72 horas, é necessário buscar auxílio médico.   

    Aproveitamos para reforçar que todos os imunizantes passam por extensos testes que comprovam sua segurança e eficácia, sendo a melhor forma de se proteger contra doenças potencialmente graves. 

    Meningocócica C: preço e onde tomar 

    Através do Nav você consulta valores e agenda suas vacinas com segurança, rapidez e tecnologia de ponta em todo o processo. 

    Agendar vacina 

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também