nav-logo
Compartilhe

    Vacina ACWY: para que serve e quem deve tomar?

    Imunizante evita a meningite meningocócica e faz parte do calendário de vacinação infantil

    Por Danielle SanchesPublicado em 11/10/2022, às 17:29 - Atualizado em 14/09/2023, às 13:35
    Imagem: Shutterstock

    O aumento dos casos de meningite bacteriana (também chamada de meningite meningocócica) na cidade de São Paulo provocou uma corrida pela vacina em todo o município. 

    É o terceiro surto desde o início do ano, somando mais de 50 casos em três bairros da zona leste da cidade, que registrou até o início de outubro de 2022 10 mortes pela doença – que já começa a ter casos registrados também em municípios no interior do estado.  

    De acordo com Ligia Pierrotti, infectologista da Dasa e médica do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), o aumento na ocorrência dos casos está diretamente ligado à queda na cobertura vacinal. 

    + Surto de meningite em São Paulo: o que você precisa saber

    De acordo com o DataSUS, a cobertura vacinal contra a meningite tipo C, a mais comum e prevalente no Brasil, está em 52% no âmbito nacional e apenas 42,5% na cidade de São Paulo. 

    O ideal para este e outros imunizantes seria ter índices acima dos 90%, idealmente acima de 95%. 

    Considerada grave, a meningite bacteriana, também chamada de meningite meningocócica ou doença meningocócica é uma inflamação das meninges (membranas que protegem o cérebro) e que causa sintomas como febre, dor de cabeça e vômitos. 

    Em casos graves, o quadro evolui rapidamente e pode provocar sequelas graves como lesões cerebrais, amputação de membros e a perda de visão, além de levar à morte. 

    Para quê serve a vacina ACWY?

    A vacina ACWY protege contra os sorotipos A, C, W e Y, que são alguns dos agentes causadores da doença meningocócica. 

    Além dela, existem outras duas vacinas disponíveis contra a meningite bacteriana: 

    • Meningocócica C: protege contra o sorotipo C, o mais prevalente atualmente no Brasil. Disponível no SUS, deve ser aplicada aos 3, 5 e 12 (reforço) meses de idade. 
    • Meningocócica B: protege contra o sorotipo B, menos comum, mas considerado mais agressivo pela capacidade de rápida evolução. A vacina está disponível apenas no sistema privado e deve ser aplicada aos 3, 5 e 7 meses; e entre 12 e 15 meses. Adolescentes não vacinados devem receber duas doses com intervalo de um mês entre elas. 

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Quem deve tomar a vacina ACWY?

    A vacina ACWY está disponível para bebês e adolescentes na rede privada e apenas para adolescentes no SUS. 

    O esquema de vacinação é o seguinte: 

    • Na rede privada, ela deve ser aplicada 3, 5 e 12 (reforço) meses de idade; outra dose deve ser administrada entre 11 e 14 anos. 
    • No SUS, a ACWY é ofertada aos adolescentes entre 11 e 14 anos como dose única de reforço. 

    Adultos podem tomar a vacina ACWY?

    Sim, apenas na rede privada de imunização. Mas ela não é obrigatória para quem já está com o esquema vacinal em dia e serve apenas para reforçar a proteção. 

    Atualmente, apenas os adultos localizados nos bairros em que o surto de meningite está ativo é que estão sendo orientados pela administração municipal a receber uma dose de imunizante. 

    Por que vacinar adolescentes contra a meningite é importante?

    Vacinar os adolescentes é uma estratégia fundamental para barrar o avanço da doença – e que, infelizmente, poucos pais sabem.

    “A bactéria costuma colonizar a garganta desses indivíduos e muitos são assintomáticos”, afirma Pierrotti. 

    Quais as contraindicações para a vacina ACWY?

    A vacina ACWY é contraindicada para pessoas que são alérgicas a algum componente do imunizante ou que apresentaram alguma reação grave (choque anafilático) em dose anterior. 

    Na dúvida, consulte seu médico ou pediatra de confiança antes de fazer a aplicação. 

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar vacina