nav-logo
Compartilhe

    Vacina ACWY: para que serve e quem deve tomar?

    Imunizante evita a meningite meningocócica e faz parte do calendário de vacinação infantil

    Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 03/06/2025, às 17:29 - Atualizado em 10/07/2025, às 17:44

     

    Somente no início de 2025, o Brasil registrou quase 2 mil casos de meningite e 168 mortes pela doença. A vacina ACWY é uma das principais barreiras contra a meningite, protegendo contra quatro sorogrupos da bactéria que causa a infecção.

    Considerada grave, a meningite bacteriana, também chamada de meningite meningocócica ou doença meningocócica é uma inflamação das meninges (membranas que protegem o cérebro) e que causa sintomas iniciais como febre, dor de cabeça e vômitos.  

    Em casos graves, o quadro evolui rapidamente e pode provocar sequelas graves como lesões cerebrais, amputação de membros e a perda de visão, além de levar à morte.

    Agendar vacina

    Riscos da Meningite 

    A meningite é uma emergência médica com potencial devastador, capaz de levar à morte em poucas horas e deixar sequelas graves em 1 de cada 5 sobreviventes, segundo a OMS. Os riscos associados à inflamação das membranas do cérebro não se restringem à fase aguda da doença, podendo transformar permanentemente a vida dos pacientes. 

     Os principais riscos são: 

    • Morte: a doença pode ser fatal em menos de 24 horas. Mesmo com tratamento, a meningite bacteriana, uma das formas mais graves, leva a óbito cerca de 1 em cada 10 pacientes. 
    • Danos neurológicos: a inflamação cerebral pode causar sequelas permanentes como perda de memória, dificuldades de aprendizagem, convulsões e problemas de coordenação motora. 
    • Perda sensorial: a surdez permanente é uma das consequências mais comuns da doença. A infecção também pode causar problemas de visão. 
    • Amputação de membros: em casos graves, a infecção pode se espalhar pela corrente sanguínea, causando danos irreversíveis aos tecidos do corpo que levam à necessidade de amputação. 
    • Complicações Crônicas: muitos sobreviventes enfrentam sintomas como dores de cabeça recorrentes e fadiga crônica, que impactam diretamente sua qualidade de vida. 

    Como ocorre a transmissão das doenças meningocócicas? 

    A principal forma de transmissão da bactéria Neisseria meningitidis, ou meningococo, é pelo contato direto com as secreções respiratórias e a saliva de uma pessoa infectada.
    Para que a transmissão aconteça, geralmente é necessário um contato próximo ou por tempo estendido com o portador da bactéria, sendo mais comum entre pessoas que moram na mesma casa. 

    Apesar de ser transmitida por gotículas da garganta e do nariz, essa bactéria não possui o mesmo nível de contágio de um vírus, como o da gripe. Ou seja: ela não passa de uma pessoa para outra em contatos mais casuais e breves.  

    Contudo, ambientes com grande aglomeração de pessoas podem elevar o risco de transmissão e favorecer o surgimento de surtos.

    Para que serve a vacina ACWY? 

    A vacina ACWY protege contra os sorogrupos A, C, W e Y, que são alguns dos agentes causadores da doença meningocócica.  

    Além dela, existem outras duas vacinas disponíveis contra a meningite bacteriana:  

    • Meningocócica C: protege contra o sorogrupo C, o mais prevalente atualmente no Brasil. Disponível no SUS, deve ser aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.  
    • Meningocócica B: protege contra o sorogrupo B, atualmente o meningococo que mais comumente causa meningite em crianças. A vacina está disponível apenas no sistema privado e deve ser aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com reforço e entre 12 e 15 meses. Adolescentes não vacinados devem receber duas doses com intervalo de um mês entre elas.  

    Quem deve tomar a vacina ACWY? 

    A vacina ACWY está disponível para bebês e adolescentes na rede privada e apenas para adolescentes no SUS.  

    O esquema de vacinação é o seguinte:  

    • Na rede privada, ela deve ser aplicada 3 e 5 meses de idade, com reforços aos 12 meses de idade, aos 5 anos e entre 11 e 14 anos.  
    • No SUS, a ACWY é ofertada aos adolescentes entre 11 e 14 anos como dose única.  

    Adultos podem tomar a vacina ACWY? 

    Adultos sem comorbidades podem se imunizar com a vacina ACWY apenas na rede privada de imunização.  

    Adultos com comorbidades e risco aumentado para doença meningocócica podem recebê-la nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Ministério da Saúde. 

    Por que vacinar adolescentes para a meningite é importante? 

    Vacinar os adolescentes é uma estratégia fundamental para barrar o avanço da doença – e que, infelizmente, poucos pais sabem. 

    “A bactéria costuma colonizar a garganta desses indivíduos e muitos são assintomáticos”, afirma Pierrotti.  

    Quais as contraindicações para a vacina ACWY? 

    A vacina ACWY é contraindicada para pessoas que são alérgicas a algum componente do imunizante ou que apresentaram alguma reação alérgica grave (anafilaxia) em dose anterior. 

    Vacina ACWY: Preço e onde agendar? 

    Para agendar, consultar preços e obter mais informações sobre a vacina ACWY, basta acessar a nossa plataforma digital.

    Agendar vacina

     

     

    Publicado em 11/10/2022

    Atualizado em 03/06/2025

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar vacina