nav-logo
Compartilhe

    Vacina febre amarela: tudo o que você precisa saber

    Aplicado em dose única, o imunizante é indicado a partir dos 9 meses de idade

    Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 19/06/2023, às 10:22 - Atualizado em 12/04/2024, às 12:30

    Vacina Febre Amarela

    A febre amarela é uma doença viral e potencialmente grave. Segundo a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), ela é endêmica em 47 países, incluindo o Brasil. E embora não haja um tratamento específico para essa condição, é possível se proteger tomando a vacina febre amarela. 

    Para que serve a vacina febre amarela? 

    A vacina é a principal forma de prevenir a febre amarela, doença infecciosa causada por um vírus e transmitida pela picada de mosquito dos gêneros Haemagogus e Sabethes. 

    A febre amarela é leve ou moderada na maioria das pessoas. Ela provoca febre súbita, dor de cabeça, dor no corpo, náusea e fadiga. Esses sintomas costumam desaparecer em 5 dias. 

    No entanto, uma parcela dos indivíduos pode desenvolver o quadro grave, com fraqueza intensa, icterícia (pele e olhos amarelados), hemorragia e insuficiência renal, que é capaz de levar à morte.  

    Também é importante dizer que não há uma medicação específica para combater o vírus causador da febre amarela. Portanto, o tratamento é apenas sintomático. 

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Quando e quem deve tomar a vacina da febre amarela? 

    A vacina febre amarela é indicada a partir dos 9 meses de idade em todo o território nacional. Esse imunizante é aplicado por via subcutânea. Em crianças vacinadas antes de 5 anos de idade, são realizadas 2 doses, uma aos 9 meses e outra, aos 4 anos de idade. Em pessoas com mais de 5 anos e não vacinadas previamente, utiliza-se um esquema de dose única. 

    No Brasil, a vacina febre amarela disponível é produzida por dois laboratórios: uma produzida por Bio-Manguinhos – Fiocruz e outra produzida por Sanofi Pasteur. Ambas são seguras e eficazes. Elas utilizam a tecnologia de vírus vivo atenuado (ou seja, bastante enfraquecido), sendo que este é cultivado em ovo de galinha. 

    Vacina da febre amarela para viagens internacionais 

    Vale lembrar que, como a febre amarela é endêmica no Brasil, a entrada de brasileiros em alguns países depende da apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Exige-se ainda que o imunizante seja aplicado ao menos 10 dias antes da viagem. 

    Onde tomar a vacina febre amarela? 

    A vacina febre amarela está disponível tanto na rede pública de saúde como na rede privada. Para consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav. 

    Reações da vacina febre amarela 

    Após receber a vacina febre amarela, é comum que os indivíduos tenham febre, dor de cabeça e dor muscular. Esses eventos podem acontecer depois de 3 a 10 dias da administração do imunizante. 

    Em algumas pessoas, o local da aplicação pode coçar e ficar dolorido, avermelhado e inchado por um ou dois dias. 

    Contraindicações da vacina febre amarela 

    As contraindicações da vacina febre amarela, de acordo com o Ministério da Saúde, são: 

    • Pessoas em tratamento com imunossupressores 
    • Crianças com menos de 9 meses; em situações de surto, pode ser considerada a vacinação de crianças entre 6 e 9 meses de idade 
    • Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses 
    • Pessoas com alergia grave a ovo 
    • Pessoas que vivem com HIV e com contagem de células CD4 abaixo de 200/mm3 
    • Pessoas que fazem quimioterapia ou radioterapia 
    • Pessoas com doenças autoimunes  

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Por: Tiemi Osato

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também