nav-logo
Compartilhe

    Vacinas de 3 meses: veja quais são e para que servem

    Imunização realizada aos três meses serve para proteger contra casos graves de meningite bacteriana

    Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 29/02/2024, às 14:30 - Atualizado em 11/04/2024, às 17:36

    Vacina 3 meses

    O calendário de vacinas faz parte da nossa rotina desde os nossos primeiros dias de vida. Até os dois anos de vida, as crianças recebem a maioria das doses de vacinas que irão protegê-las de doenças graves e que podem até ser fatais. Nesse sentido, as vacinas de 3 meses são muito importantes: elas irão proteger contra a doença meningocócica, causada por alguns sorogrupos da bactéria meningococo.  

    Para que servem as vacinas de 3 meses do bebê?  

    As vacinas de 3 meses são as vacinas meningocócicas. Os imunizantes protegem contra as meningites (uma inflamação que ocorre nas meninges, membranas que recobrem o cérebro) e outras formas de doença meningocócica causadas pelos diferentes sorogrupos de meningococo.  

    Agendar vacina

    Na rede privada, a vacina aplicada é uma versão chamada de meningocócica conjugada ACWY. Ela previne contra as infecções causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y.  

    Além da ACWY, a rede privada também oferece a aplicação de uma dose da vacina meningocócica B, imunizante que previne a infecção contra o meningococo do sorogrupo B.   

    Leia mais: conheça as vacinas que devem ser aplicadas aos 2 meses  

    Onde são aplicadas as vacinas de 3 meses?  

    A orientação dos órgãos de saúde e especialistas é de que as vacinas de 3 meses sejam aplicadas de forma intramuscular na lateral da coxa do bebê. 

    As vacinas de 3 meses podem dar reação no bebê?  

    Sim. Como qualquer vacina, as vacinas de 3 meses podem provocar algumas reações no bebê. Vale ressaltar, no entanto, que isso não significa que exista algo errado: as vacinas são seguras e eficazes, não atrapalham o desenvolvimento do bebê e as reações resolvem-se espontaneamente em até 48 horas.  

    Os principais eventos adversos da vacina de 3 meses são:  

    • Dor local;  
    • Hiperemia (vermelhidão) no local da aplicação; 
    • Edema (inchaço) local. 

    Outros sintomas que também podem aparecer são febre, irritabilidade, sonolência, mal-estar, dor de cabeça e hiporexia (falta de apetite). 

    A vacina meningocócica B é a que costuma causar mais reações. Pode inclusive acontecer de se formar um nódulo no local da vacinação e que pode levar algumas semanas para desaparecer. É importante lembrar que essa reação não interfere com a resposta à vacinação e que o nódulo se desfaz por ação do sistema imunológico do bebê. 

    Diferença da vacina de 3 meses dos sistemas público e particular  

    No sistema público de saúde (SUS), a vacina de 3 meses utilizada é a meningocócica C, que protege o bebê contra as doenças meningocócicas e meningites provocadas apenas pela bactéria meningococo do sorogrupo C.  

    Já na rede particular, há duas vacinas aplicadas aos 3 meses: a meningocócica conjugada ACWY, mais completa, que previne contra as meningites e doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y; e a meningocócica B, que previne a infecção contra o meningococo do sorogrupo B.   

    Leia mais: veja quais vacinas devem ser aplicadas aos 6 meses 

    Vacina 3 meses: preço e onde tomar 

    Para consultar preços, obter mais informações sobre vacinas e localizar a clínica mais próxima da sua região, basta acessar clicar no botão abaixo. Você também poderá optar pelo atendimento domiciliar e cuidar da saúde sem sair de casa.

    Agendar vacina

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar vacina