nav-logo
Compartilhe

Vacinas de 2 meses: você sabe quais seu bebê deve receber?

Seguir o esquema vacinal é fundamental para garantir o bem-estar e desenvolvimento saudável dos bebês

Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 17/11/2023, às 11:43 - Atualizado em 04/04/2025, às 14:27

vacina 2 meses

Agendar vacinas

As vacinas são importantes em todas as fases da vida. No entanto, elas são fundamentais dos primeiros meses de vida até os quatro anos. Nesse sentido, a vacina 2 meses é imprescindível. Mas você sabe quais são elas? É o que esclarecemos a partir de agora. Acompanhe!

Quais são as vacinas de 2 meses do bebê?

Para o bom desenvolvimento do bebê, as vacinas de 2 meses não podem ser negligenciadas. São elas:

Hexavalente: o esquema de imunização da vacina hexavalente requer injeções intramusculares, ou seja, diretamente em um músculo, aos 2, 4 e 6 meses, seguidas de um reforço aos 15 meses.

Pneumo 13: também conhecida como vacina pneumocócica 13, é uma vacina inativada, ou seja, ela é incapaz de causar a doença que previne, mas estimula o sistema imunológico a produzir células e anticorpos específicos que protegerão a pessoa vacinada.

Rotavírus pentavalente: sua formulação inclui vírus atenuados, ou seja, enfraquecidos, que é dada por via oral. É importante ressaltar que a primeira dose da vacina rotavírus só pode ser administrada até 3 meses e 15 dias de idade. Além disso, se a criança regurgitar, não se pode repetir a dose.

Quais doenças as vacinas de 2 meses previnem?

As vacinas de 2 meses previnem uma série de doenças. Confira cada uma delas:

Hexavalente:

  • Coqueluche: também conhecida como tosse comprida, é uma infecção contagiosa do trato respiratório. É altamente perigosa para os bebês e facilmente prevenida com a vacina.
  • Difteria: infecção respiratória grave, que leva a dificuldade de respirar e febre, podendo causar também acometimento de nervos e do coração.
  • Poliomielite: também conhecida como paralisia infantil, pode causar paralisia de membros e ser fatal em alguns casos.
  • Tétano: infecção causada por toxinas de uma bactéria que causam espasmos intensos e dolorosos, chegando a fratura de ossos e insuficiência respiratória. Ela é transmitida através de ferimentos contaminados com terra, fezes, instrumentos contaminados e poeira doméstica.
  • Haemophilus influenzae tipo b: bactéria que atinge principalmente crianças de até cinco anos, causando meningite, pneumonia, infecção generalizada, e também otite e sinusite.
  • Hepatite B: tipo de hepatite viral que, em crianças pequenas, leva a hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado.

Pneumo 13:

  • Meningite: causa inflamação das meninges, que são membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, levando a sequelas graves e a óbito.
  • Pneumonia: infecção nos pulmões que pode levar à morte em qualquer idade, mas especialmente para os bebês. Causa sintomas como tosse, febre e dificuldade respiratória.
  • Sepse: é uma infecção generalizada, podendo causar danos aos órgãos e até mesmo a morte.
  • Otite: infecção do ouvido.
  • Sinusite: infecção dos seios da face.

Rotavírus pentavalente: previne a infecção pelo rotavírus, que causa vômitos intensos e diarreia, levando a desidratação e necessidade de internação hospitalar em muitos casos.

Agendar vacinas

Quais são as reações da vacina dos 2 meses?

Toda vacinação pode levar a alguns eventos adversos. Os mais comuns para as vacinas administradas aos 2 meses de idade são:

  • Vermelhidão, inchaço e dor no local da vacinação: podem ocorrer no local de administração das vacinas Hexavalente e Pneumocócica. Duram, em geral, 1 a 2 dias.
  • Febre: quando ocorre, persiste por um ou dois dias.
  • Diarreia: ocorre geralmente como reação à vacina rotavírus, com um aumento no número de evacuações e dura 2 a 3 dias.
  • Irritabilidade: manifesta-se como choro, em geral no primeiro dia após a vacinação.
  • Sonolência: é um sintoma pouco frequente.

Para saber mais sobre possíveis reações em bebês, clique aqui.

Quantos dias dura a reação da vacina de dois meses?

As reações após a vacinação são limitadas a 2, no máximo, 3 dias. É importante ressaltar que, caso esses sintomas persistam, o médico deve ser consultado.

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar vacina