nav-logo
Compartilhe

    Vacinas de 2 meses: você sabe quais seu bebê deve receber?

    Seguir o esquema vacinal é fundamental para garantir o bem-estar e desenvolvimento saudável dos bebês

    Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 17/11/2023, às 11:43 - Atualizado em 03/04/2024, às 17:13

    vacina 2 meses

    Agendar vacina em casa

    Agendar vacina no laboratório

    As vacinas são importantes em todas as fases da vida. No entanto, elas são fundamentais dos primeiros meses de vida até os quatro anos. Nesse sentido, a vacina 2 meses é imprescindível. Mas você sabe quais são elas? É o que esclarecemos a partir de agora. Acompanhe!

    Quais são as vacinas de 2 meses do bebê?

    Para o bom desenvolvimento do bebê, as vacinas de 2 meses não podem ser negligenciadas. São elas:

    Hexavalente: o esquema de imunização da vacina hexavalente requer injeções intramusculares, ou seja, diretamente em um músculo, aos 2, 4 e 6 meses, seguidas de um reforço aos 15 meses.

    Pneumo 13: também conhecida como vacina pneumocócica 13, é uma vacina inativada, ou seja, ela é incapaz de causar a doença que previne, mas estimula o sistema imunológico a produzir células e anticorpos específicos que protegerão a pessoa vacinada.

    Rotavírus pentavalente: sua formulação inclui vírus atenuados, ou seja, enfraquecidos, que é dada por via oral. É importante ressaltar que a primeira dose da vacina rotavírus só pode ser administrada até 3 meses e 15 dias de idade. Além disso, se a criança regurgitar, não se pode repetir a dose.

    Quais doenças as vacinas de 2 meses previnem?

    As vacinas de 2 meses previnem uma série de doenças. Confira cada uma delas:

    Hexavalente:

    • Coqueluche: também conhecida como tosse comprida, é uma infecção contagiosa do trato respiratório. É altamente perigosa para os bebês e facilmente prevenida com a vacina.
    • Difteria: infecção respiratória grave, que leva a dificuldade de respirar e febre, podendo causar também acometimento de nervos e do coração.
    • Poliomielite: também conhecida como paralisia infantil, pode causar paralisia de membros e ser fatal em alguns casos.
    • Tétano: infecção causada por toxinas de uma bactéria que causam espasmos intensos e dolorosos, chegando a fratura de ossos e insuficiência respiratória. Ela é transmitida através de ferimentos contaminados com terra, fezes, instrumentos contaminados e poeira doméstica.
    • Haemophilus influenzae tipo b: bactéria que atinge principalmente crianças de até cinco anos, causando meningite, pneumonia, infecção generalizada, e também otite e sinusite.
    • Hepatite B: tipo de hepatite viral que, em crianças pequenas, leva a hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado.

    Pneumo 13:

    • Meningite: causa inflamação das meninges, que são membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, levando a sequelas graves e a óbito.
    • Pneumonia: infecção nos pulmões que pode levar à morte em qualquer idade, mas especialmente para os bebês. Causa sintomas como tosse, febre e dificuldade respiratória.
    • Sepse: é uma infecção generalizada, podendo causar danos aos órgãos e até mesmo a morte.
    • Otite: infecção do ouvido.
    • Sinusite: infecção dos seios da face.

    Rotavírus pentavalente: previne a infecção pelo rotavírus, que causa vômitos intensos e diarreia, levando a desidratação e necessidade de internação hospitalar em muitos casos.

    Agendar vacina em casa

    Agendar vacina no laboratório

    Quais são as reações da vacina dos 2 meses?

    Toda vacinação pode levar a alguns eventos adversos. Os mais comuns para as vacinas administradas aos 2 meses de idade são:

    • Vermelhidão, inchaço e dor no local da vacinação: podem ocorrer no local de administração das vacinas Hexavalente e Pneumocócica. Duram, em geral, 1 a 2 dias.
    • Febre: quando ocorre, persiste por um ou dois dias.
    • Diarreia: ocorre geralmente como reação à vacina rotavírus, com um aumento no número de evacuações e dura 2 a 3 dias.
    • Irritabilidade: manifesta-se como choro, em geral no primeiro dia após a vacinação.
    • Sonolência: é um sintoma pouco frequente.

    Para saber mais sobre possíveis reações em bebês, clique aqui.

    Quantos dias dura a reação da vacina de dois meses?

    As reações após a vacinação são limitadas a 2, no máximo, 3 dias. É importante ressaltar que, caso esses sintomas persistam, o médico deve ser consultado.

    Preço e onde tomar

    Para consultar preços, obter mais informações sobre vacina de dois meses e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa. Selecione sua região para visualizar o preço da vacina de 2 meses abaixo:

    Simbolo Dolar

    Preço da vacina e onde tomar

    Mulher aplicando vacina
    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar vacina