nav-logo
Compartilhe

    Zinco sérico: mineral atua na imunidade e na cicatrização

    Queda de cabelo, unhas fracas e infecções frequentes podem ser sinais de carência do nutriente

    Fonte: Dra. Laura GirãoEndocrinologistaPublicado em 29/01/2026, às 17:21 - Atualizado em 29/01/2026, às 17:21

    Zinco sérico

    Embora a gente precise dele em quantidades pequenas (se comparado ao cálcio, por exemplo), a ausência de zinco interfere no funcionamento do sistema imunológico e no processo de renovação celular. E, para verificarmos seus níveis no organismo, fazemos o exame de zinco sérico. 

    Este teste ajuda a investigar desde causas de queda de cabelo até problemas de crescimento em crianças, possibilitando um tratamento antes que a deficiência traga complicações mais graves.

    Zinco sérico: o que é? 

    O exame de zinco sérico é a análise laboratorial que mede a concentração de zinco circulante na parte líquida do sangue (o soro). 

    Como o nosso corpo não consegue estocar zinco em grandes quantidades (diferente da vitamina D, da gordura ou do ferro), dependemos da ingestão diária por meio da alimentação. O exame serve justamente para verificar se o que estamos comendo e absorvendo é suficiente para manter as funções vitais em dia. 

    Qual a função do zinco no organismo? 

    zinco participa de mais de 300 reações químicas no corpo humano. Sua fama vem, principalmente, da sua capacidade de defesa. 

    Ele atua no desenvolvimento e no funcionamento das células de defesa (leucócitos). Sem zinco suficiente, o corpo fica suscetível a quadros de imunidade baixa, abrindo portas para vírus e bactérias. Além disso, ele é essencial para: 

    • Cicatrização: ajuda a fechar feridas e recuperar tecidos. 
    • Paladar e olfato: a falta dele pode fazer a comida perder o gosto. 
    • Crescimento: no desenvolvimento físico e neurológico de crianças. 

    Quando o exame de zinco sérico é indicado? 

    O médico geralmente pede esse exame quando o paciente apresenta sinais clínicos de deficiência mineral ou mesmo na presença de condições clínicas bem específicas que aumentem o risco da deficiência desse micronutriente. E as situações que podem aumentar o risco dessa deficiência são as seguintes: 

    • Pacientes em uso crônico de nutrição parenteral, que é um tipo de alimentação em que os nutrientes são infundidos diretamente pela veia, sem passar pelo sistema digestório (casos de doenças ou cirurgias abdominais que impossibilitem o uso do sistema gastrointestinal) 
    • Pacientes criticamente doentes em ambientes de UTI; 
    • Doenças gastrintestinais que geram má absorção de nutrientes, como doença celíaca, retocolite ulcerativa, doença de Chron ou após cirurgia bariátrica com técnicas disabsortivas;  
    • Situações de privação de consumo de alimentos por algum motivo. 

    Portanto, não há indicação para solicitação de rotina em situações como check-up.

    Agendar exames

    O que pode causar os baixos níveis de zinco? 

    A deficiência de zinco nem sempre é culpa apenas da falta de alimentos ricos no mineral (como carnes vermelhas, ostras e castanhas). Muitas vezes, o problema está na absorção.  

    E condições que inflamam o intestino dificultam a entrada do nutriente no sangue. Por isso, baixos níveis são comuns em pessoas com doença celíaca, Doença de Crohn ou que fizeram cirurgia bariátrica. Outra situação é quando se faz uso crônico de nutrição parenteral. 

    O diabetes descontrolado e o uso excessivo de álcool também podem aumentar a perda de zinco pela urina. 

    O que pode elevar os níveis de zinco? 

    Embora seja mais raro, o excesso de zinco (toxicidade) também acontece e é perigoso. E, em geral, isso ocorre por suplementação excessiva sem orientação médica ou exposição industrial (inalação de fumaça de zinco em soldadores).  

    O excesso pode causar náuseas, vômitos e, curiosamente, levar à anemia, pois o zinco em excesso impede o corpo de absorver outro mineral importante: o cobre. 

    Como o exame de zinco sérico é feito? 

    O procedimento é uma coleta de sangue simples, como em um hemograma comum. E a amostra é enviada ao laboratório para análise. 

    Preparo 

    O jejum solicitado costuma ser de 3 a 8 horas, mas vale confirmar no momento do agendamento. Importante também informar todos os remédios e suplementos vitamínicos que você usa.  

    O médico pode pedir para suspender a suplementação de zinco alguns dias antes da coleta para não mascarar o resultado. 

    Exame zinco sérico: preço e onde agendar 

    Para consultar valores, localizar o laboratório mais próximo e agendar seu exame de zinco sérico, basta acessar a nossa plataforma digital. 

    Exame de zinco sérico em casa 

    Com o atendimento domiciliar, você pode fazer esses exames em casa. Nós vamos até você e sem taxa de deslocamento. Para obter mais informações e realizar seu agendamento, acesse a nossa plataforma digital.

    Agendar exames

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames