nav-logo
Compartilhe

    Doença celíaca: o que é, sintomas e tratamento

    O celíaco apresenta intolerância ao glúten e surgem sintomas gastrointestinais desagradáveis

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 16/08/2023, às 09:00 - Atualizado em 11/04/2024, às 19:06

    Doença Celíaca

    A doença celíaca ocorre após uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, que é uma proteína encontrada em cereais como o trigo, a cevada e o centeio.  

    A condição é de origem genética e pode causar sintomas intestinais desagradáveis como diarreia, dor abdominal e gases.  A seguir, veja detalhes sobre as causas e sintomas da doença celíaca.

     

    O que é doença celíaca?  

    Trata-se de uma doença autoimune em que o sistema imunológico reage ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Além disso, a aveia, apesar de não conter glúten em sua composição, pode ser contaminada por este componente em seu processo produtivo.  

    Essa reação causa danos no revestimento do intestino delgado, o que pode levar a diversos sintomas, como diarreia, dores abdominais, inchaço, perda de peso e fadiga.  

    Por ser uma doença autoimune, não tem cura, mas pode ter controle com o acompanhamento adequado. No entanto, o celíaco precisa ser diagnosticado o quanto antes para começar a ter uma dieta adequada e rigorosa para evitar os sintomas desagradáveis, ter mais qualidade de vida, além de evitar suas complicações.    

    Agendar consulta online

    Sintomas de doença celíaca  

    De forma geral, a doença celíaca pode provocar:    

    • Desconfortos abdominais ou sensação de estufamento (barriga inchada);   
    • Excesso de gases;  
    • Fraqueza;  
    • Diminuição do apetite;  
    • Anemia 
    • Irritabilidade;  
    • Dores de estômago;  
    • Diarreia ou prisão de ventre;  
    • Perda ou dificuldade para ganhar peso;   
    • Tontura;  
    • Dores de cabeça;   
    • Coceiras ou bolhas na pele;   
    • Dores musculares.
       

    Sintomas de doença celíaca na pele  

     A doença celíaca afeta diferentes partes do corpo, como a pele. Ela pode se manifestar por meio de erupções cutâneas em locais como joelhos, cotovelos, costas e nádegas.   

    Também é comum que surjam urticárias, ou seja, placas elevadas e avermelhadas na pele que provocam coceira intensa.  

    Alguns celíacos são mais propensos a ter eczema, que é uma condição que causa coceira, inflamação e ressecamento da pele. Por fim, podem surgir bolhas nas mãos e pés.  

    Causas da doença celíaca  

    A doença celíaca é uma condição autoimune, ou seja, o sistema imunológico reage exageradamente ao glúten — proteína encontrada em alimentos como trigo, cevada e centeio.  

    As causas da doença não são totalmente esclarecidas, mas sabe-se que é uma combinação de fatores genéticos, ambientais e imunológicos.  

    A predisposição genética é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença celíaca.  

    Quais são os riscos da doença celíaca?  

    A doença celíaca pode provocar diversas complicações quando não diagnosticada e tratada adequadamente.  Entre os principais riscos associados à doença celíaca estão:   

    • Problemas no intestino delgado;  
    • Deficiências nutricionais;  
    • Anemia;  
    • Problemas ósseos; 
    • Atraso no crescimento e desenvolvimento de crianças;  
    • Dermatite herpetiforme, que é uma erupção cutânea crônica; 
    • Risco aumentado para outras doenças autoimunes; 
    • Risco de linfoma intestinal, um tipo de câncer. 

    Como é feito o diagnóstico?  

    Após o relato dos sintomas, o médico pode suspeitar de doença celíaca e checar se há algum caso na família. Em seguida, solicita alguns exames para confirmar o diagnóstico. Por meio do exame de sangue, é possível averiguar a presença de anticorpos específicos relacionados à doença. 

    O gastroenterologista clínico solicita a endoscopia digestiva alta com biópsias do duodeno, a primeira porção do intestino, para confirmar o diagnóstico. A coleta de amostras de tecido do intestino delgado e sua posterior análise pelo patologista é fundamental para confirmar a presença da doença e afastar outras alterações.   

    Quando não há confirmação da doença por exames e biópsia, provavelmente, o indivíduo apresenta hipersensibilidade não celíaca ao glúten. Nesses casos, não possui a doença celíaca, mas alguns sintomas aparecem após o consumo de alimentos com a proteína.  

    Tratamento para doença celíaca  

    Não há cura para a doença celíaca. Geralmente, o celíaco é orientado a retirar completamente da dieta os alimentos que contenham glúten em sua composição.  

    Qualquer consumo, mesmo que eventual, pode ser suficiente para ativar a doença. Durante toda a vida, o indivíduo precisa realizar acompanhamento médico para verificar como está a saúde do intestino.   

    Qual médico procurar?  

    De forma geral, o médico que realiza o diagnóstico da doença celíaca é o gastroenterologista, especialista responsável pelo sistema digestivo.  

    Além disso, o celíaco pode precisar de orientações para realizar mudanças na dieta sem comprometer o consumo de nutrientes. Portanto, é recomendado que o indivíduo também se consulte com um nutricionista.  

    Agendar consulta online

    Fonte: Daniel Machado Baptista, gastroenterologista clínico, especialista em Doenças Inflamatórias Crônicas do Hospital Nove de Julho (SP).

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online