nav-logo
Compartilhe

    Anti-HIV: quando o exame pode ser necessário

    Teste é feito a partir de uma amostra de sangue

    Fonte: Dra. Luisa Frota ChebaboInfectologistaPublicado em 30/12/2025, às 15:59 - Atualizado em 30/12/2025, às 15:59

    Anti HIV

    Agendar exames

    O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um patógeno que agride o sistema imunológico, causando uma infecção no organismo e prejudicando a capacidade de defesa do corpo. Se não for tratado, o quadro pode se tornar bastante grave. Uma das ferramentas que contribui para o diagnóstico – e, consequentemente, para a implementação de medidas terapêuticas – é o exame anti-HIV.

    Anti-HIV: o que é? 

    O anti-HIV é um exame de sangue que permite constatar a presença ou a ausência de anticorpos produzidos pelo organismo em resposta à infecção pelos vírus HIV 1 ou HIV 2. 

    Esse teste é feito em laboratório, podendo ser chamado também de exame HIV 1 e 2 ou sorologia para HIV. 

    Quando o exame anti-HIV é indicado? 

    Em geral, o exame anti-HIV é utilizado quando há suspeita de que o indivíduo foi exposto ao vírus ou como parte de um check-up (acompanhamento de rotina). Tal teste pode ser solicitado em casos de: 

    • Pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas, sem o uso de preservativo, com parceiros ou parceiras que têm histórico de infecção por HIV ou sorologia desconhecida; 
    • Indivíduos submetidos a procedimentos em que foram utilizados instrumentos perfurantes ou cortantes não esterilizados; 
    • Pacientes com diagnóstico de IST (infecção sexualmente transmissível), como sífilis, herpes, gonorreia, entre outras; 
    • Indivíduos que compartilharam seringas ou agulhas (como durante o uso de drogas injetáveis); 
    • Gestantes, que devem fazer a testagem para HIV durante o pré-natal 

    Como o exame é feito? 

    O anti-HIV é um exame simples, feito a partir da coleta de uma amostra de sangue venoso (que é retirada do braço do indivíduo). Posteriormente, o material é analisado em laboratório, para investigar se existem anticorpos contra o HIV 1 ou HIV 2. 

    Preparo 

    O exame anti-HIV não requer um preparo específico. Porém, é imprescindível conferir as orientações fornecidas pelo laboratório antes do procedimento. Recomenda-se ainda que o paciente informe aos profissionais responsáveis se está fazendo uso contínuo de algum medicamento. 

    Entendendo os resultados 

    O resultado do anti-HIV revela a presença ou a ausência de anticorpos contra o vírus. O exame confirmatório de um resultado positivo possibilita identificar se tais anticorpos são contra o HIV 1 ou o HIV 2 – o que é importante do ponto de vista do tratamento, pois os medicamentos mais adequados podem variar de acordo com o subtipo do vírus envolvido. 

    Anti-HIV reagente 

    Anti-HIV reagente indica que foram encontrados anticorpos contra o HIV 1 ou HIV 2. Diante desse resultado, realiza-se uma nova testagem para confirmar o diagnóstico. 

    É pertinente esclarecer que o diagnóstico de infecção por HIV é diferente do diagnóstico de AIDS. A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) corresponde ao estágio avançado da infecção por HIV. A maioria dos pacientes com HIV não têm AIDS. Iniciar o tratamento o quanto antes é fundamental para diminuir a carga viral e, assim, reduzir o risco de evolução da doença. 

    Anti-HIV não reagente 

    Anti-HIV não reagente significa que não foram identificados anticorpos contra o HIV 1 ou HIV 2. 

    Porém, vale ressaltar que há o risco de um resultado falso negativo caso o exame anti-HIV tenha sido feito imediatamente após uma possível exposição ao vírus. Isso pode ocorrer pois é provável que, em um curto intervalo de tempo, o corpo não produza anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados. 

    Portanto, se o indivíduo realizou precocemente o teste, orienta-se repetir o exame cerca de 28 dias após a exposição de risco. 

    Anti-HIV: preço e onde agendar 

    Para obter mais informações sobre o exame anti-HIV, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região para fazer o agendamento, basta acessar nossa plataforma digital. 

    Exame Anti-HIV em casa 

    Os laboratórios da Dasa dispõem de atendimento domiciliar. Ou seja, é possível fazer exames e tomar vacinas no horário e no local mais convenientes para o paciente. 

    A coleta domiciliar está disponível para o exame anti-HIV, sendo realizada com a mesma segurança oferecida em laboratório e sem que haja cobrança de taxa de deslocamento. Para consultar a cobertura na sua cidade e no seu bairro, acesse nossa plataforma digital.

    Agendar exames

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames