Herpes genital: conheça os sintomas em homens e mulheres
O herpes genital é uma IST (infecção sexualmente transmissível) causada pelo vírus herpes simples.
O herpes genital é uma IST (infecção sexualmente transmissível) causada pelo vírus do herpes simples (HSV). Provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos, mas também pode ser assintomática. Geralmente, é transmitida por meio do contato sexual desprotegido.
Neste artigo, você vai ler:
A seguir, veja detalhes sobre a transmissão do herpes genital, principais sintomas e formas de diagnóstico e tratamento.
O que é herpes genital?
O herpes genital é uma IST (infecção sexualmente transmissível) causada pelo vírus herpes simples. É transmitida pelo contato sexual, por meio do sexo vaginal, anal ou oral.
O herpes genital ataca a pele e/ou as membranas mucosas dos genitais de homens e mulheres. Quando a pessoa é infectada, o vírus se esconde nas células nervosas e permanece no corpo.
A infecção mais comum para a região genital ocorre pelo chamado tipo 2 (HSV-2). Já o tipo 1 (HSV-1) é mais associado a infecções de lábios, boca e face.
Quais são as causas de herpes genital?
A principal causa de herpes genital é a infecção pelo vírus herpes simples. A transmissão pode ser realizada por meio do contato direto com a pessoa infectada com a pele, membranas ou fluidos corporais.
Como ocorre a transmissão?
A transmissão mais comum do herpes genital é por meio de relações sexuais sem proteção. Durante o sexo, o vírus é transmitido da área infectada (lesão) para o parceiro.
Vale destacar que o vírus pode ser liberado a partir da pele ou mucosas infectadas mesmo que não haja lesões visíveis.
Além disso, há o risco de transmissão vertical, ou seja, a mulher infectada transmite o vírus do herpes genital para o bebê durante o parto vaginal.
Sintomas de herpes genital
É bastante comum que uma pessoa com herpes genital não apresente sintomas por muitos anos. No entanto, os principais sintomas de herpes genital são:
- Coceira;
- Sensação de queimação ou formigamento nos órgãos genitais;
- Dores no quadril ou pernas;
- Mal-estar;
- Pequenas vesículas ou bolhas que aparecem nos órgãos genitais, no ânus, coxas e nádegas.
Sintomas de herpes genital em homens
De forma geral, os homens podem apresentar sintomas leves ou serem assintomáticos.
Porém, é comum que apareçam pequenas bolhas ou úlceras dolorosas que podem se desenvolver na área genital, como pênis, escroto e ânus.
Sintomas em mulheres
As mulheres com herpes genital também podem ser assintomáticas e não manifestar a doença.
Porém, em alguns casos, elas apresentam pequenas bolhas ou úlceras dolorosas na área genital, como vulva, clitóris, vagina, ânus e períneo. Algumas mulheres podem ter um aumento do corrimento vaginal.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de herpes genital é realizado após a análise de sintomas e exames laboratoriais. Geralmente, o especialista analisará a presença de lesões ou bolhas, quando a doença estiver sintomática.
Também pode ser realizado o teste de cultura viral, que analisa uma amostra de líquido da lesão e de anticorpos contra o vírus.
Tratamento para herpes genital
O tratamento visa controlar os sintomas, reduzir a duração dos desconfortos e diminuir o risco de transmissão. Por conta disso, são indicados medicamentos antivirais, que diminuem significativamente a duração e a gravidade da doença.
Também podem ser recomendados medicamentos para aliviar a dor, como analgésicos e cremes tópicos.
Qual médico procurar?
O diagnóstico e tratamento de herpes genital pode ser realizado por diferentes especialistas, como clínico geral, ginecologista, proctologista, infectologista ou urologista.
Fonte: Daniela Selano, ginecologista do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói)