nav-logo
Compartilhe

    Falta de libido: o que pode ser?

    Diminuição do desejo sexual pode ocorrer durante uma fase da vida ou ter causas orgânicas; entenda

    Por Danielle SanchesPublicado em 16/08/2023, às 09:00 - Atualizado em 11/04/2024, às 19:04

    Falta de libido: o que pode ser

    A falta de libido ou diminuição do desejo sexual pode ocorrer tanto em homens como em mulheres e pode ser desencadeada por problemas fisiológicos, uso de alguns medicamentos e até por questões psicológicas, como traumas emocionais e estresse.  

    É uma situação que têm grande impacto nos relacionamentos e na vida dos indivíduos e, por isso, pode e deve ser tratada. Continue a leitura para entender mais sobre o problema e suas causas.  

    O que é libido? 

    Libido é uma característica natural e importante das relações humanas. É por meio dela que manifestamos a nossa sexualidade e nosso desejo sexual.  

    A libido é regulada por hormônios, mas também sofre influência das nossas emoções e estados psicológicos. 

    Agendar consulta online

    O que pode causar falta de libido? 

    A perda da libido é mais comum em mulheres, mas não raro, os homens também são acometidos pelo problema. As causas geralmente envolvem:  

    • Queda nos níveis hormonais (decorrente ou não do envelhecimento); 
    • Doenças crônicas; 
    • Traumas psicológicos; 
    • Uso de medicamentos; 
    • Problemas no relacionamento afetivo; 
    • Ansiedade, fadiga e estresse.

    Falta de libido feminina 

    A mulher sente desejo sexual por causa do estrogênio. No entanto, ao entrar na menopausa, a mulher tem uma queda na produção desse hormônio, o que pode provocar uma redução da libido.  

    Outra possível causa da falta de libido feminina é o puerpério, período que se inicia após o parto e provoca alterações hormonais e psicológicas que interferem no desejo sexual feminino. 

    O desejo sexual feminino também está ligado à autoestima, ao envolvimento emocional com o (a) parceiro (a) e com o estado psicológico — quando elas passam por situações de estresse ou tristeza, por exemplo, é comum que a libido fique em baixa.  

    Falta de libido masculina 

     A libido masculina é estimulada pela testosterona. No entanto, assim como na mulher, há uma queda na produção desse hormônio durante o processo de envelhecimento, o que pode levar a uma queda no desejo sexual.  

    Outros problemas que podem reduzir a libido em homens são a ejaculação precoce e a disfunção erétil, que geram estresse e ansiedade e têm grande impacto no desejo sexual do homem. 

    Como recuperar a libido? 

    Não existem medicamentos que sejam capazes de recuperar totalmente a libido. No entanto, é importante fazer uma avaliação médica para checar se há problemas de saúde que estão impactando o desejo sexual tanto do homem como da mulher.  

    Para as mulheres no climatério, a reposição hormonal pode ser uma saída; já os homens devem evitar medicamentos que reduzam a testosterona livre.  

    Psicoterapia e adotar hábitos saudáveis de estilo de vida –como sair do sedentarismo e praticar atividade física regular, não fumar e manter uma alimentação equilibrada –também são atitudes que ajudam a melhorar o problema.  

    Qual médico procurar? 

    No caso das mulheres, o médico que deve ser procurado em caso de falta de libido é o ginecologista. Já os homens devem se consultar com um urologista para avaliação do quadro. 

    Agendar consulta online

    Fonte: Dra. Adriana Bittencourt Campaner, ginecologista e obstetra da rede Dasa 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online