Vacina Pneumo 15: conheça as vantagens do imunizante
Imunizante previne a maioria de casos de pneumonia, meningite e otite aguda
A vacina pneumo 15 previne grande parte dos casos de pneumonia, meningite e otite média aguda (que acomete o ouvido) causados pelo pneumococo. Continue a leitura para saber mais sobre a vacina, quem deve tomar e quantas doses serão necessárias.
Neste artigo, você vai ler:
Para que serve a vacina Pneumo 15?
A vacina pneumo 15 é uma vacina pneumocócica conjugada que oferece proteção a 15 diferentes sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, também chamada de pneumococo.
É bastante eficaz, pois promove níveis mais elevados de anticorpos, especialmente contra o sorotipo 3, causador de pneumonia necrotizante.
Portanto, previne a maioria de casos de pneumonia (infecção nos pulmões), meningite (infecção das meninges, membranas que recobrem o cérebro) e otite (infecção aguda no ouvido) causados pelo pneumococo.
Qual é a diferença entre as vacinas Pneumo 15, Pneumo 13 e Pneumo 23?
Há duas diferenças fundamentais entre as vacinas pneumo 13 e pneumo 15 com a pneumo 23.
Além da quantidade de sorotipos de pneumococos presentes em cada vacina – 13, 15 ou 23 –, a diferença fundamental é que as vacinas pneumo 13 e a pneumo 15 são vacinas conjugadas e a pneumo 23 é uma vacina polissacarídica.
Portanto, as vacinas pneumo 13 e a pneumo 15 são produzidas a partir da conjugação do polissacarídeo da cápsula de cada sorotipo do pneumococo contido na vacina com uma proteína, o que leva à produção de anticorpos mais efetivos e com imunidade mais duradoura.
Já a vacina pneumo 23 é uma vacina polissacarídica e que só está indicada a partir de 2 anos de idade.
Além disso, a vacina pneumo 13 protege de 13 sorotipos de pneumococo que causam pneumonia, meningite e otite aguda. Ela pode ser aplicada em todas as faixas etárias e é considerada um imunizante que fornece uma imunidade bastante robusta contra essas doenças.
Já a vacina pneumo 23 contém 23 sorotipos de pneumococo – uma variedade maior de tipos em comparação à pneumo 13. A recomendação é que seja aplicada em crianças acima dos 2 anos, adolescentes e adultos que apresentem alguma condição de saúde que aumente o risco para doenças causadas por essas bactérias. Também é recomendada para idosos acima dos 60 anos.
Por fim, a vacina pneumo 15 é uma vacina pneumocócica conjugada que oferece proteção a 15 diferentes sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae. Está recomendada para crianças até 6 anos e para pessoas a partir de 60 anos de idade.
Entre 6 e 60 anos, a vacina pneumocócica só é indicada para condições de imunossupressão ou asma grave ou diabetes, em que o risco de infecção pneumocócica é maior que da população geral.
Quem pode tomar a vacina Pneumo 15?
A pneumo15 é recomendada para crianças até 6 anos de idade e para idosos maiores de 60 anos.
Entre a faixa etária de 6 e 60 anos está indicada em indivíduos com condições de imunossupressão, como asma grave ou diabetes, na qual o risco da infecção pneumocócica é maior que na população geral.
Quantas doses são necessárias?
Crianças que iniciam aos 2 meses de idade receberão 3 doses com intervalo de 2 meses entre elas. O reforço deve ser administrado entre 12 e 15 meses de idade.
A partir dos 2 anos de idade a indicação é uma dose única. Não há necessidade de reforço. Para pessoas com doenças crônicas recomenda-se tomar a vacina em qualquer faixa etária.
Possíveis reações adversas
As reações que a vacina pneumo 15 poderá causar são consideradas comuns e se manifestam em até 48 horas após a aplicação. Vale reforçar que as reações são consideradas leves e não devem ser causa de preocupação.
Entre elas, estão:
- Diminuição de apetite;
- Irritabilidade;
- Sonolência ou sono agitado;
- Febre;
- Dor, vermelhidão, inchaço e/ou endurecimento no local da aplicação;
- Diarreia;
- Vômitos;
- Erupção cutânea.
Pneumo 15: preço e onde tomar
Para consultar preços, obter mais informações sobre a vacina pneumo 15 e localizar a clínica de vacinação mais próxima da sua região, basta acessar o Nav Dasa.