nav-logo
Compartilhe

Streptococcus: você conhece essas bactérias?

Os sintomas de infecção por Streptococcus variam de acordo com a espécie e o local atingido pela bactéria 

Por Samantha CerquetaniPublicado em 05/10/2023, às 15:25 - Atualizado em 11/04/2024, às 18:39

Streptococcus

Streptococcus são bactérias que podem causar infecções na garganta e na pele. Na maioria das vezes, os sintomas são leves e a pessoa apresenta dores de garganta ou infecção de pele.    

A seguir, veja detalhes sobre os tipos de Streptococcus, formas de diagnóstico e como é realizado o tratamento.    

O que são Streptococcus?   

Streptococcus é um gênero de bactérias que são encontradas em vários locais, incluindo o corpo humano. Há diversos tipos de Streptococcus, cada uma com suas características e impactos potenciais na saúde.     

Enquanto algumas espécies são inofensivas e podem ser encontradas na boca, pele e trato respiratório; outras podem causar infecções leves ou graves.  

Agendar consulta online

Quais são os tipos de Streptococcus?   

Entre os tipos de Streptococcus, podemos destacar:   

Streptococcus agalactiae    

É uma bactéria comumente encontrada no trato genital e urinário de mulheres e, na maioria das vezes, não causa sintomas.   

Em gestantes, no entanto, é importante a sua investigação, pois ela está relacionada a infecções graves (sepse, meningite e pneumonia) em recém-nascidos. 

Nessas pacientes é realizada a pesquisa da bactéria entre 35 e 37 semanas de gestação. Se o resultado der positivo, é realizado o uso de antibióticos endovenosos para a mãe durante o parto e para o bebê após o nascimento, se houver sintomas de infecção.    

Streptococcus pneumoniae    

Pode ser encontrada no trato respiratório de crianças e adultos e está comumente associada a quadros como sinusite aguda, otite e pneumonias. Menos frequentemente, ela causa quadros graves de meningite bacteriana e sepse.  

Nos quadros leves, geralmente, não é necessário testes de diagnóstico para pesquisa dessa bactéria. Mas, em casos graves, é realizada a cultura de sangue ou líquor – a depender do local de infecção – para identificação da bactéria.     

O tratamento de quadros respiratórios leves pode ser feito com antibióticos orais. Já os quadros graves e meningites devem ser tratados com antibióticos endovenosos, com o paciente internado.    

Streptococcus pyogenes    

Essa bactéria pode estar presente naturalmente na boca, pele e garganta de indivíduos saudáveis. No entanto, ela está associada a diferentes infecções, tais como:

  • Faringoamigdalites agudas, ou seja, quadros com dor de garganta, presença de pus no local e febre.
  • Infecções de pele, como impetigo e escarlatina. Aparecem em crianças ou adultos, às vezes, em locais de trauma ou coceiras.   

Quais são os sintomas de infecção por Streptococcus?   

Os sintomas de infecção por Streptococcus variam de acordo com a espécie e o local atingido pela bactéria. Entre os principais, estão:     

  • Dor de garganta intensa, acompanhada de dificuldade para engolir;   
  • Febre;   
  • Gânglios inchados no pescoço;  
  • Erupção cutânea;    
  • Infecções do trato urinário e pós-cirúrgicas;   
  • Dor ao urinar;   
  • Desconforto abdominal;   
  • Calafrios;   
  • Mal-estar geral;   
  • Erisipela;   
  • Tosse persistente;   
  • Dificuldade para respirar;  
  • Dor no peito.  

Em recém-nascidos, a bactéria pode provocar irritabilidade, dificuldade de alimentação, vômitos e diarreias.  

Como é feito o diagnóstico?   

O diagnóstico de infecção por Streptococcus geralmente inclui avaliação clínica, exames laboratoriais e testes específicos.     

Durante a consulta, o médico avalia os sintomas, histórico médico e faz um exame físico para verificar a presença de infecção.   

Em seguida, solicita exames, como teste de cultura, ou seja, uma amostra do local infectado, como garganta, pele ou sangue. Isso permite identificar a presença de Streptococcus e determinar a espécie da bactéria.    

Também pode ser solicitada uma amostra para detectar antígenos específicos de Streptococcus.   

Qual é o tratamento para Streptococcus?   

O tratamento para infecções por Streptococcus envolve o uso de antibióticos para combater as bactérias causadoras da infecção.    

O tipo de medicamento prescrito, assim como a dose e a duração do tratamento podem variar de acordo com a espécie de Streptococcus e gravidade da infecção.  

De forma geral, o tratamento de quadros respiratórios leves pode ser feito com antibióticos orais e quadros graves e meningites devem ser tratados com antibióticos endovenosos, com o paciente internado.    

Além disso, pode ser necessário o uso de alguns medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos e anti-inflamatórios.   

Agendar consulta online

Fonte: Gloria Selegatto, infectologista do Hospital Santa Paula

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas

Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online