nav-logo
Compartilhe

Pneumo 13: para que serve, doses e reações

Imunizante previne a maioria de casos de pneumonia, meningite e otite aguda

Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 12/06/2023, às 16:00 - Atualizado em 15/04/2024, às 09:10

Vacina pneumo 13

Agendar vacina no laboratório

Agendar vacina em casa

A vacina pneumocócica conjugada 13, também chamada de pneumo 13 ou VPC13, previne grande parte dos casos de pneumonia, meningite e otite média aguda (que acomete o ouvido) causados pelo pneumococo. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina pneumo 13 pode prevenir cerca de 90% dessas doenças, que são causadas por 13 tipos de pneumococos.  

Continue a leitura para saber mais sobre a vacina, quem deve tomar e quando receber o imunizante.

Para que serve a vacina pneumo 13?  

A vacina pneumocócica conjugada 13, pneumo 13 ou VPC13 previne a maioria de casos de pneumonia (infecção nos pulmões), meningite (infecção das meninges, membranas que recobrem o cérebro) e otite (infecção aguda no ouvido) causados pelo pneumococo.  

O imunizante é composto por 13 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, também chamada de pneumococo, responsável por provocar infecções no organismo.   


Vale reforçar que a vacina pneumo 13 é inativada e feita a partir da cápsula da bactéria, ou seja, ela não tem capacidade de causar a doença no indivíduo que a receber.  

As crianças podem apresentar complicações graves quando infectadas pelo pneumococo, como pneumonia e meningite, e por isso a vacina pneumo 13 está presente no calendário vacinal a partir dos 2 meses de idade. 

No entanto, idosos e pacientes imunossuprimidos também devem se imunizar, de acordo com recomendação e orientação médica, já que também têm alto risco de apresentar complicações.   

Quantas doses e quando tomar a pneumo 13?  

O esquema vacinal da pneumo 13 é organizado de acordo com a idade. Confira a seguir:  

  • Crianças de 2 a 6 meses de idade: 3 doses com intervalo de 2 meses entre elas. O reforço deve ser administrado entre 12 e 15 meses de idade. 
  • Crianças entre 7 e 11 meses de idade: 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas. O reforço deve ser administrado entre 12 e 15 meses de idade. 
  • Crianças entre 12 e 13 meses de idade:  2 doses com intervalo de 2 meses entre elas. 
  • A partir dos 2 anos de idade: dose única. Não há necessidade de reforço. 

Pessoas acima de 60 anos de idade e pacientes imunodeprimidos devem, após receber a dose da pneumo 13, complementar a imunização com a vacina pneumo 23.  

Importante: as crianças que realizaram o esquema vacinal utilizando a vacina pneumo 10 na rede pública de saúde podem receber a pneumo 13 para aumentar a proteção contra mais sorotipos do pneumococo.   

Agendar vacina no laboratório

Agendar vacina em casa

Reações da vacina pneumo 13  

As reações que a vacina pneumo 13 podem causar são consideradas comuns e se manifestam em até 48 horas após a aplicação.  

As mais comuns são:  

  • Diminuição de apetite; 
  • Irritabilidade; 
  • Sonolência ou sono agitado; 
  • Febre; 
  • Dor, vermelhidão, inchaço e/ou endurecimento no local da aplicação; 
  • Diarreia; 
  • Vômitos; 
  • Erupção cutânea. 

É importante, no entanto, reforçar que as reações são consideradas, na grande maioria dos casos, leves e não devem ser causa de preocupação. As vacinais são seguras e efeitos adversos são comuns em qualquer tipo de imunizante, já que ele estimula uma resposta do sistema imunológico de quem se vacina. 

 Diferença entre pneumo 13 e pneumo 23  

A vacina pneumo 13 contém 13 tipos de pneumococo que causam pneumonia, meningite e otite aguda, principalmente em crianças. Ela pode ser aplicada em todas as faixas etárias e é considerada um imunizante que fornece uma imunidade bastante robusta contra essas doenças.  

Por outro lado, a vacina pneumo 23 contém 23 sorotipos de pneumococo – uma variedade maior de tipos em comparação à pneumo 13. A recomendação também é diferente: a orientação é que ela seja aplicada em crianças acima dos 2 anos, adolescentes e adultos que apresentem alguma condição de saúde que aumente o risco para doenças causadas por essas bactérias. Também é recomendada para idosos acima dos 60 anos.  

É importante ressaltar que, diferente da pneumo 13, a vacina pneumo 23 não confere uma imunidade tão robusta e duradoura. Por isso, não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos.   

Preço da vacina pneumo 13  

Para consultar preços, obter mais informações sobre a vacina pneumo 13 e localizar a clínica de vacinação mais próxima da sua região, basta acessar o Nav 

Agendar vacina no laboratório

Agendar vacina em casa

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas

Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar vacina