nav-logo
Compartilhe

    Vacina poliomielite deve ser aplicada em crianças; entenda

    Desde novembro de 2024, a única vacina disponível no Brasil contra a poliomielite é a VIP, vacina inativada poliomielite

    Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 26/11/2025, às 13:51 - Atualizado em 26/11/2025, às 14:11

    vacina poliomielite

    Agendar vacinas

    A poliomielite é uma doença causada por um vírus que pode, nos casos mais graves, levar a uma paralisia muscular que não tem cura. Seu nome popular – “paralisia infantil” – carrega um triste peso histórico, que remete aos surtos que deixaram sequelas permanentes em muitas crianças no passado. Felizmente, temos a vacina poliomelite, uma forma simples, segura e eficaz de prevenir a doença.  

    Em 1989, o Brasil registrou o último caso de poliomielite pelo vírus selvagem e, em 1994, a doença foi considerada eliminada no país. Mas, ainda há casos em algumas regiões do mundo e, no Brasil, a cobertura vacinal da poliomielite ainda precisa melhorar. 

    Isso porque a OMS recomenda que os níveis de cobertura vacinal fiquem em 95% ou mais, enquanto o país vem registrando resultados abaixo dessa meta (em 2024, foi cerca de 85%).

    Vacina poliomielite: quais são os imunizantes disponíveis? 

    Desde novembro de 2024, a única vacina disponível no Brasil contra a poliomielite é a VIP (vacina inativada poliomielite), substituindo em todas as doses as aplicações feitas com a VOP (vacina oral poliomielite).  

    O pedido foi feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Brasil anunciou que faria esta mudança a partir de 2024. O país era um dos poucos que ainda aplicava a VOP: EUA e países da Europa, por exemplo, já realizam todo o esquema da vacina utilizando apenas a VIP. 

    Para quem a vacina poliomielite é indicada? 

    A vacina é indicada para crianças de até os cinco anos de idade. Além disso, viajantes que irão se deslocar a países onde a doença é endêmica também devem receber o imunizante.

    Agendar vacinas

    Riscos da poliomielite 

    A poliomielite é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada pelo poliovírus. Embora possa afetar pessoas de qualquer idade que não estejam imunizadas, ela é mais associada às crianças, principalmente as menores de 5 anos – daí seu nome popular ser “paralisia infantil”. 

    O maior risco da poliomielite é a sua capacidade de invadir o sistema nervoso central (o cérebro e a medula espinhal).  

    Quando isso acontece, o vírus pode atacar e destruir os neurônios motores, que são as células nervosas responsáveis por controlar nossos músculos. Essa destruição leva à fraqueza e à paralisia muscular, que podem muitas vezes persistir pelo resto da vida.  

    Esquema vacinal 

    O esquema básico de vacinação contra a poliomielite é composto de três doses: 

    • 1ª dose: aos 2 meses de idade. 
    • 2ª dose: aos 4 meses de idade. 
    • 3ª dose: aos 6 meses de idade. 

    Há ainda dois reforços: um aos 15 meses e, outro, aos 4 anos de idade. 

    Outras vacinas recomendadas até o primeiro ano do bebê 

    A vacinação para bebês  de até um ano segue um calendário feito pelo Ministério da Saúde. Entre primeiras doses e reforços, as vacinas que eles precisam tomar incluem: 

    • BCG 
    • Hepatite B  
    • Tríplice bacteriana DTP (difteria, tétano e coqueluche) 
    • Haemophilus influenzae b (Hib) 
    • VIP (vacina inativada poliomielite) 
    • Rotavírus 
    • Pneumocócica conjugada  
    • Meningocócica C conjugada 
    • COVID-19 
    • Influenza (a partir dos 6 meses) 
    • Febre amarela

    O esquema vacinal e o tipo de vacina podem ser diferentes na rede pública e na rede privada. O SUS e as clínicas particulares também oferecem a aplicação da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, pneumonia e meningite por Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B.  

    O imunizante hexavalente, por outro lado, protege contra difteria, tétano, coqueluche, pneumonia e meningite por Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B é ofertado apenas no sistema privado para as crianças na rotina de vacinação.  

    É importante manter calendário vacinal completo, desde primeiro dia de vida do bebê, passando pelas vacinas infantis até a fase adulta. 

    Vacinas contra poliomielite: preço e onde agendar 

    Para consultar preços, obter mais informações sobre vacinas (da poliomielite e outras) e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar a nossa plataforma digital. 

    Vacinas contra poliomielite em casa 

    Vacinas como a da poliomielite podem ser aplicadas em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa, sem custo adicional. Para obter mais informações sobre serviços domiciliares e consultar preços, basta acessar nosso canal de agendamento online.

    Agendar vacinas

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames