nav-logo
Compartilhe

    Como separar o lixo corretamente?

    Confira dicas simples para você reciclar de forma correta e contribuir com o meio ambiente

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 25/05/2022, às 15:27 - Atualizado em 25/05/2023, às 14:42
    Foto: Shutterstock

     

    Você sabia que cada brasileiro produz cerca de 1kg de lixo por dia? E que o Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano? Uma parte desse lixo pode ser reciclado e reaproveitado. Mas, para que isso aconteça, você precisa fazer sua parte.

    Não é difícil separar o lixo, basta seguir algumas dicas simples. Assim, você garante que tudo que separou possa mesmo ser aproveitado. Vamos a elas?

    1. Caixinhas tetra pak

    Para facilitar o trabalho dos coletores e economizar espaço no seu lixo, não se esqueça de dobrar as caixinhas de suco e leite tetra pak. Essa atitude simples já contribui com a prensagem do material na hora da reciclagem. As tampinhas também podem ser recicladas, mas fique atento para retirá-las das caixinhas – elas podem explodir na hora que forem prensadas e machucar alguém que estiver perto.

    2. Lave os itens antes de descartar

    Não se esqueça de higienizar os materiais recicláveis que tenham restos de alimentos. É bastante simples, basta lavar em água corrente. Essa atitude viabiliza a reciclagem do material e evita a presença de animais indesejados, como insetos.

    3. Separe o lixo

    É importante separar o lixo orgânico, ou seja — que não pode ser reaproveitado — do reciclável. Se for possível, o descarte deve ser de acordo com o material — papel, metal ou plástico.

    4. Fique de olho na embalagem de descarte

    Uma dica fundamental é descartar os materiais reciclados em uma embalagem que também poderá ser reciclada. Sendo assim, evite sacolas plásticas, já que esse material demora anos para se decompor e interfere no processo de reciclagem.

    5. Itens eletrônicos

    Você sabia que o descarte de lixo eletrônico deve ser feito apenas em locais específicos de coleta? Alguns aparelhos e equipamentos elétricos (como pilhas e baterias) são tóxicos e podem ser perigosos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde dos seres humanos.

    Geralmente, há pontos de coleta de itens eletrônicos em escolas, universidades e até supermercados.

    6. Amasse as latas

    Para facilitar o processo de reciclagem, amasse latas de cerveja, refrigerantes e sucos.

     7. Cuidado com o vidro

    Depois que um copo ou garrafa quebrar é importante enrolar os cacos em jornais ou colocar dentro de garrafas pet, por exemplo, para evitar que outras pessoas se machuquem.

    8. Recicle o papel e o papelão

    Você sabia que pode reciclar qualquer tipo de papel e papelão? Isso vale para o rolo de papel higiênico e até mesmo contas antigas. Não se esqueça de picar o papel (evite amassar) para melhorar o reaproveitamento.

    9. Reduza o consumo e reutilize sempre

    A regra de ouro é reduzir as compras e reutilizar tudo o que for possível. Vale a pena rever as compras e fazer uma lista colocando o que realmente precisa. Lembre-se também de levar sacolas reutilizáveis nos supermercados.

    O que pode ser reciclado?

    Está na dúvida sobre quais materiais podem ser reciclados? Veja abaixo alguns exemplos:

    Papéis: jornais, revistas, folhas usadas no escritório, cadernos e livros;

    Plásticos: garrafas de refrigerante, sacolas, brinquedos e embalagens em geral;

    Vidros: garrafas de bebidas, copos e potes;

    Metais: latas de refrigerante e embalagens de alimentos em conserva.

    Fontes: Antonio Saraiva, coordenador do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo) e Roberto Guião, biólogo, especialista em meio ambiente.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também