nav-logo
Compartilhe

Veja 8 itens que não são recicláveis

É fundamental saber quais itens não podem ser reciclados e como realizar o descarte correto

Por Samantha CerquetaniPublicado em 22/08/2022, às 11:30 - Atualizado em 12/06/2023, às 16:18
Foto: Shutterstock

 

Reduzir, reutilizar, reciclar… essas três palavras se tornaram um mantra para incentivar o reaproveitamento de materiais. E essas atitudes simples já contribuem com a preservação ambiental.

Vale destacar que todo produto que se tornou um lixo reciclável deriva de uma matéria prima que foi transformada. Portanto, quando realizamos a reciclagem, minimizam-se as ações no meio ambiente, ou seja, há redução de desmatamento, poluição atmosférica, da água e do solo.

No entanto, há alguns itens que não podem ser reciclados e, nesse caso, é preciso saber quais são eles e como fazer o descarte correto. Vamos lá?

Caixas de pizzas

Sabe aquela pizza saborosa que você comeu no sábado à noite? Apesar de ser de papelão, é provável que ela esteja repleta de queijo e resíduos de comida. Portanto, não pode ser reciclada e a recomendação é jogá-la no lixo comum.

Recipientes de isopor e poliestireno

As caixas de ovos, de fast-food, copos de café e similares não são recicláveis. E pior ainda: não são biodegradáveis em aterros sanitários. Sempre que possível reduza o consumo de embalagens com esse tipo de material. Quando não for possível, jogue no lixo comum.

Latas de aerossol

Apesar de as latas de aerossol, como desodorantes, serem feitas de metal, o conteúdo pressurizado pode danificar as máquinas de reciclagem. Por isso, esses itens devem ser descartados como lixo comum.

Janelas, espelhos ou vidro quebrados

Quase todos os frascos e recipientes de vidro são recicláveis, mas quando são quebrados, não podem ser reciclados. Geralmente, eles contêm camadas de alguns metais como alumínio, o que torna a reciclagem inviável.

E atenção: para não machucar os coletores, não se esqueça de enrolar os cacos em jornais ou revistas usadas, e até mesmo deixar um aviso sobre os riscos no saco de lixo comum.

Lixo hospitalar

Quem usa agulhas e seringas em casa, não deve jogar esses itens em lixos comuns. Nesses casos, vale a pena checar com o médico ou hospital mais próximo de sua casa quais são as opções de descartes mais adequadas.

Cabides

É importante verificar os materiais que os cabides são produzidos, os mais comuns são: metal, madeira e plástico.

Os cabides de metal podem ficar presos em equipamentos de reciclagem. Já os de plástico, geralmente, são feitos de materiais mistos que não podem ser reaproveitados.

Já aqueles de madeira, não podem ser reciclados, mas conseguem ser reaproveitados na geração de energia. Você sabia que muitas lavanderias e brechós aceitam cabides como doação? Procure um local próximo da sua região e faça esta boa ação.

Colchão

Os colchões podem entupir os aterros sanitários e contribuir para as emissões de gases de efeito estufa à medida que se decompõem. É importante buscar locais que aceitem doações na sua cidade para descartar adequadamente. Geralmente, algumas ONGs aceitam colchões.

A espuma que é utilizada em colchão pode ser triturada e esse material pode ser utilizado como base na produção de tapetes, carpetes e, em alguns casos, na fabricação de outros colchões.

Alguns livros

Apesar de ser constituído por papel, em alguns casos, há partes dos livros que não podem ser recicladas, principalmente por conta da cola utilizada para juntar as páginas. Esse material inviabiliza o processo de reciclagem, já que possui alguns resíduos químicos. Nesses casos, o ideal é descartar os livros no lixo comum.

Fonte: Alessandro Bertolino, engenheiro ambiental e professor do curso de Engenharia Ambiental da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

 

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também