nav-logo
Compartilhe

    Dia Mundial do Meio Ambiente alerta para vida mais sustentável e em harmonia com a natureza; saiba como contribuir

    Atitudes como economizar água e evitar o desperdício de alimentos podem fazer toda a diferença

    Por Raquel RibeiroPublicado em 03/06/2022, às 11:11 - Atualizado em 12/06/2023, às 18:18
    Foto: Shutterstock

    O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. O tema escolhido para 2022 é “Uma só Terra”, mesmo lema usado na Conferência de Estocolmo de 1972, que levou à criação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).  

    A data tem como objetivo chamar a atenção para uma vida mais sustentável e em harmonia com a natureza por meio de transformações, sejam elas a partir de políticas públicas, e/ou de nossas próprias escolhas coletivas e individuais. 

    A boa notícia é que cada um pode fazer a sua parte dentro de sua própria casa, e também fora dela, por meio de pequenas atitudes. Afinal, usar com sabedoria os nossos recursos naturais e deixar um planeta melhor para gerações futuras só depende de nós.  

    A seguir, veja 5 dicas para preservar o meio ambiente. 

    1. Preservar e proteger as florestas e matas 

    Meio ambienteFoto: Shutterstock

    Plante uma árvore! Com esse pequeno gesto, você ajuda a deixar sua cidade mais verde. Outra alternativa é reduzir o consumo de carne, uma vez que para a criação de gado, geralmente se faz necessário o desmatamento de áreas amplas onde são construídos os pastos. Você pode começar adotando o “dia sem carne” na sua casa.  

    Outra iniciativa bacana seria, ao comprar móveis novos, certificar-se de que são feitos com madeira certificada. Esses produtos, além das licenças ambientais, seguem critérios que garantem a saúde da floresta, das comunidades e dos trabalhadores. 

    + LEIA TAMBÉM: Conheça os benefícios da natureza para a sua saúde

    2. Economizar água 

    Você pode evitar o desperdício de água tomando banhos mais curtos, ou abandonando o hábito de escovar os dentes com a torneira aberta. Ainda é possível utilizar a água da máquina de lavar roupas que iria embora pelo cano para lavar o quintal, por exemplo. 

    3. Contribuir para a vida aquática e terrestre 

    Sua parte pode ser feita em ações básicas do seu dia a dia. Alguns exemplos são: 

    • Consumir menos plásticos: abandone o hábito de adquirir bebidas em garrafas pet, talheres, canudos e copos de plástico, uma vez que parte desses itens podem ter como destino os oceanos, resultando na poluição, destruição de habitats naturais, e até na morte de centenas de animais marinhos;  
    • Preservar as praias: não jogar lixo nas areias ou retirar pedras ou animais marinhos de seu ambiente natural;  
    • Conservação terrestre: assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas, combater a caça silvestre de animais, entre outros.  

    4. Evitar o desperdício de comida 

    Procure colocar no prato somente aquilo que irá comer. Caso não tenha certeza da quantidade, comece com pequenas porções, e só então depois repita a refeição. Organizar a despensa, verificar a data de validade dos produtos e planejar o cardápio da semana também podem ser boas alternativa para evitar o desperdício. 

    Outro ponto é não julgar os alimentos pela aparência. Uma fruta ou legume amassado ou não tão fresco não é sinônimo de que seja impróprio para consumo.  

    5. Praticar o consumo sustentável 

    Ao praticar o consumo sustentável, você evita o desperdício e ainda gera menos impacto ambiental e social no planeta. Alguns exemplos práticos são:  

    • Adquirir serviços ou produtos de empresas que usam materiais certificados, ou seja, aqueles extraídos da natureza de maneira legal;  
    • Usar sacolas de pano;  
    • Não imprimir papéis sem necessidade;  

    6. Separar o lixo

    É uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos, especialmente nas grandes cidades. Portanto, separar o lixo faz toda a diferença. 
     
    Quando você não faz o descarte adequado, diversos resíduos que poderiam ser reaproveitados, acabam impactando o meio ambiente.  

    Fonte: Luiza Ishikawa Ferreira, professora de Biologia da PUC- Campinas. 

    Referência: Nações Unidas Brasil  

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também