Dor no pé da barriga: saiba mais sobre desconforto que atinge o baixo ventre
Pacientes podem ser avaliados por médicos como clínico geral, gastroenterologista, ginecologista ou urologista

Sentir dor no pé da barriga pode ser sinal de diversas condições – geralmente de caráter gastrointestinal, ginecológico ou urinário. Como este é um sintoma inespecífico, a investigação pode envolver exames de imagem, de sangue, de fezes ou de urina, dependendo das particularidades apresentadas por cada paciente.
Neste artigo, você vai ler:
Quais órgãos estão na região conhecida como “pé da barriga”?
A região popularmente chamada de “pé da barriga” corresponde à parte inferior do abdômen. Ela também é conhecida como baixo ventre e abriga órgãos como: intestinos, bexiga e apêndice, além de estruturas reprodutoras femininas (incluindo útero e ovários) e masculinas (próstata).
Dor no pé da barriga: o que é?
A dor no pé da barriga é um incômodo que acomete a porção inferior do abdômen, podendo surgir devido a diversos fatores. Em geral, esse desconforto costuma estar associado a condições gastrointestinais, ginecológicas ou urinárias.
Sintomas
Os pacientes descrevem a dor no pé da barriga de diferentes formas: como cólica, pontada, sensação de pressão ou peso. A depender da causa do problema, a dor pode ser acompanhada de outros sintomas.
No caso de condições gastrointestinais, pode haver alteração do hábito intestinal (com prisão de ventre ou diarreia, por exemplo). Já as condições ginecológicas podem cursar com desconforto em relações sexuais, corrimento genital e distúrbios menstruais, além de os sintomas apresentarem intensidades variadas ao longo do ciclo menstrual.
As condições urinárias, por sua vez, podem gerar dor durante a micção ou necessidade mais frequente de urinar.
Principais causas para a dor no pé da barriga
A dor no pé da barriga é um sintoma inespecífico que pode surgir em diversos quadros. De forma geral, ela tende a estar associada a condições gastrointestinais, ginecológicas ou urinárias, a exemplo de:
- Acúmulo de gases no intestino e/ou constipação;
- Cálculos renais (pedras nos rins – estas podem “caminhar” dos rins até a bexiga);
- Cólicas menstruais;
- Gravidez ectópica (quando o embrião se fixa fora da cavidade uterina);
- Cisto ovariano;
- Endometriose;
- Miomas uterinos;
- Torção ovariana ou testicular;
- Doença inflamatória pélvica;
Além desses fatores, existem outros que podem causar dor no pé da barriga, se concentrando principalmente do lado esquerdo ou do lado direito inferior do abdômen a depender da causa.
Dor no pé da barriga lado esquerdo
Quando esse desconforto surge do lado esquerdo inferior do abdômen, é possível que esteja atrelado a:
- Diverticulite (inflamação de pequenas bolsas localizadas no intestino grosso);
- Pielonefrite (infecção urinária que atinge os rins);
- Inflamação e/ou obstrução do intestino delgado.
Dor no pé da barriga lado direito
Já quando o incômodo se concentra sobre o lado direito inferior do abdômen, pode haver relação com:
- Apendicite (inflamação do apêndice);
- Inflamação e/ou obstrução do intestino grosso;
- Cálculos biliares (pedras na vesícula).
Dor no pé da barriga pode ser gravidez?
Sim, é possível que a dor no pé da barriga aconteça em função da gravidez. Isso porque, durante a gestação, o organismo passa por uma série de mudanças, tal qual a expansão do útero e a ocorrência das contrações de Braxton-Hicks (contrações uterinas esporádicas que ajudam a preparar o corpo para o trabalho de parto).
Qual médico procurar?
O clínico geral está apto a conduzir uma primeira avaliação do paciente, investigando o caso a partir do histórico clínico, do exame físico e de outros exames complementares. Esse médico também pode fornecer o diagnóstico e indicar o tratamento ou, se for necessário, encaminhar o indivíduo a outro especialista – como gastroenterologista, ginecologista e urologista.
Exames indicados
Os exames solicitados variam conforme os sintomas apresentados pelo paciente. Para avaliar o estado geral de saúde e o funcionamento dos órgãos, podem ser solicitados exames de sangue, de fezes e de urina.
Para aprofundar a investigação, podem ser necessários exames de imagem, como ultrassom (contribui para a detecção de cistos, tumores e inflamações), tomografia computadorizada (útil para identificar apendicite, diverticulite e massas abdominais) e ressonância magnética (para observar com mais detalhes órgãos pélvicos, tecidos moles e vasos sanguíneos)
Formas de tratamento para a dor no pé da barriga
O tratamento mais adequado depende da causa da dor no pé da barriga em cada situação. Por este motivo, é fundamental que os pacientes consultem um médico e sejam avaliados individualmente, recebendo também orientações personalizadas de tratamento.
Uma das abordagens disponíveis é a prescrição de medicamentos para aliviar os sintomas, como antigases e analgésicos. Em algumas situações, também podem ser necessários antibióticos ou fármacos para inflamações crônicas, bem como adaptações no estilo de vida (sobretudo quanto à alimentação e à prática de atividades físicas).
Por fim, outra alternativa é a cirurgia – que fica reservada a casos mais pontuais, como diagnósticos de apendicite.