nav-logo
Compartilhe

    Galactose: qual a função desse carboidrato?

    O acúmulo desse açúcar no sangue pode ser tóxico para o organismo

    Fonte: Dra. Clarisse PontesEndocrinologistaPublicado em 12/12/2025, às 08:45 - Atualizado em 12/12/2025, às 08:45

    galactose

    A galactose é um dos componentes do açúcar do leite, a lactose. Por isso, está muito presente em produtos lácteos e seus derivados. E a dificuldade em metabolizá-la pode levar a uma condição genética rara, chamada de galactosemia.

    O diagnóstico precoce dessa condição permite o início imediato de um tratamento que pode evitar complicações sérias. 

    Galactose: o que é? 

    A galactose é um tipo de açúcar simples (um monossacarídeo) que compõe a lactose. A lactose é o principal açúcar encontrado no leite. Ao ser consumida, a lactose precisa ser “quebrada” pelo organismo e, desta quebra, resultam a glicose e a galactose. 

    Agendar exames

    Qual a função da galactose? 

    A função principal da galactose é ser convertida em energia. E essa conversão acontece majoritariamente no fígado. Lá, ela é convertida em glicose-1-fosfato. Essa glicose é armazenada pelo organismo na forma de glicogênio ou convertida em glicose e liberada na circulação sanguínea.  

    Dessa maneira, a galactose atua como uma importante fonte de energia para o corpo. 

    O que é galactosemia? 

    A galactosemia é uma doença metabólica rara e grave. É uma condição de origem genética e hereditária que impede o corpo de processar a galactose de forma correta. 

    A doença acontece por uma deficiência de enzimas que convertem galactose em glicose. Quando o corpo não consegue fazer essa conversão, a galactose e seus metabólitos se acumulam no sangue. E esse acúmulo pode se tornar tóxico, comprometendo o funcionamento de vários órgãos.  

    A galactosemia é transmitida quando a criança herda genes alterados de ambos os pais. É uma transmissão chamada de autossômica recessiva. 

    Sintomas da galactosemia 

    Bebês com galactosemia parecem saudáveis ao nascer. Porém, os primeiros sintomas costumam surgir poucos dias após o início da amamentação. O recém-nascido começa a ter vômitos frequentes e diarreia, além da dificuldade em ganhar peso. 

    • Na ausência de tratamento, também pode surgir sintomas como: 
    • Icterícia (pele e olhos amarelados). 
    • Aumento do fígado, chamada de hepatomegalia. 
    • Ascite (acúmulo de líquido no abdômen). 

    E o paciente pode ter problemas a longo prazo, como atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, déficits intelectuais e problemas renais e hepáticos. Em casos graves, a doença pode evoluir para sepse e até mesmo levar ao óbito.

    Qual a diferença entre galactosemia e intolerância à lactose? 

    Ambas se relacionam com o açúcar do leite. A intolerância à lactose acontece por deficiência de lactase, a enzima que quebra a lactose. Se não há lactase, a lactose não é quebrada, causando sintomas digestivos.

    Já na galactosemia, a lactose é quebrada em galactose e glicose. O problema é que o corpo não consegue metabolizar a galactose resultante. E ela se acumula no sangue, causando problemas sistêmicos graves.  

    A galactosemia é uma doença genética, enquanto a intolerância à lactose é uma condição digestiva comum. 

    Como o exame de galactose é feito? 

    O método principal é a triagem neonatal feita com o Teste do Pezinho Ampliado. Ele verifica os níveis de galactose e de substâncias relacionadas ao seu metabolismo. É um exame simples e rápido. 

    Mas, dependendo da suspeita, outros exames podem ser pedidos: 

    • Teste de Triagem Neonatal Genético: analisa o DNA do bebê e pode identificar a galactosemia e outras doenças raras. 
    • Exames de sangue específicos: para bebês ou crianças que já apresentem sintomas. Eles confirmam a suspeita e avaliam possíveis danos nos órgãos. 
    • Sequenciamento NGS do gene GALT: exame genético de confirmação, usado quando a triagem neonatal é inconclusiva. Ele busca mutações no gene GALT. 

    Preparo 

    A Galactose neonatal, realizada na triagem, não requer preparo prévio do bebê. A amostra é geralmente coletada no calcanhar do recém-nascido e colocada em um papel filtro.  

    Exame de galactose: preço e onde agendar 

    Para consultar valores, localizar o laboratório mais próximo e fazer seu agendamento, basta acessar a nossa plataforma digital. 

    Exame de galactose em casa 

    Com o atendimento domiciliar, você pode fazer esses exames em casa. Nós vamos até você e sem taxa de deslocamento. Para obter mais informações e realizar seu agendamento, acesse a nossa plataforma digital.    

    Agendar exames

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Cuide da sua saúde por completoAcessar o Nav