Exame de Proteína C Reativa avalia quadros infecciosos; saiba como ele é feito
A dosagem da PCR é feita a partir de uma coleta de sangue

Nosso corpo é preparado para enfrentar e combater inflamações e infecções causadas por patógenos ou outros problemas de saúde. No processo de defesa, uma das coisas que ocorrem é o aumento da concentração da Proteína C reativa no sangue.
Como o próprio nome já diz, essa substância é uma proteína que aumenta durante inflamações e infecções. Assim, avaliar os seus níveis e a quantidade dela circulando pode ajudar no diagnóstico de algumas doenças. Continue a leitura para saber quando o exame é indicado e como é realizado.
Neste artigo, você vai ler:
Proteína C Reativa (PCR): O que é?
A proteína C reativa, também conhecida pela sigla PCR, é uma substância produzida pelo fígado. Sua função é ajudar o organismo nos processos de defesa contra infecções e inflamações.
Vale ressaltar que a Proteína C Reativa não é sinônimo do teste RT-PCR, que ficou muito famoso durante a pandemia da covid-19. Apesar de terem a mesma sigla, o nome do teste, em inglês, significa “reação de transcriptase combinada com a reação em cadeia da polimerase”.
Quando o exame de Proteína C Reativa é indicado?
O exame de Proteína C Reativa pode ser utilizado para avaliar pacientes com quadros infecciosos ou doenças inflamatórias (tais como as doenças reumáticas).
Isso porque, quando o nosso corpo enfrenta processos inflamatórios e/ou infecciosos, ocorre um aumento da concentração de proteína C reativa no sangue.
Essa elevação da PCR é precoce e pode, inclusive, preceder sintomas clínicos, como a febre. Por isso, a dosagem dessa proteína é útil para detectar processos inflamatórios sistêmicos e ajudar a comprovar ou não a hipótese de diagnóstico.
A PCR não é específica — ou seja, pode estar aumentada por muitas causas diferentes. Por isso, deve ser interpretada junto com outros exames e sintomas clínicos.
Como o exame é feito?
O exame de proteína C reativa é feito a partir da coleta de sangue simples e não requer nenhum preparo específico para ser realizado.
Exame de Proteína C Reativa
O exame de Proteína C Reativa pode ser feito de duas formas:
Proteína C Reativa quantitativa
Serve para medir a quantidade dessa proteína no sangue, que aumenta em resposta a inflamações e infecções, ajudando no diagnóstico e monitoramento de condições inflamatórias e infecciosas.
Proteína C Reativa ultrassensível
Também serve para detectar a Proteína C Reativa no sangue, porém, por ser mais sensível, consegue detectar quantidade muito baixas, uteis para identificar adultos assintomáticos que apresentam risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Entendendo o resultado
Os resultados do exame de Proteína C Reativa devem ser interpretados sempre por um médico para maior segurança do paciente. Mas, no geral, podemos dizer que:
Proteína C Reativa normal
Geralmente, quando os resultados da Proteína C Reativa voltam baixos ou normais, significa que o paciente não possui nenhum tipo de inflamação ou infecção relevante no organismo quando o exame foi realizado.
Proteína C Reativa alta
Por outro lado, quando o nível de Proteína C Reativa volta alto, o resultado pode estar associado a condições como:
- Infecções bacterianas e virais;
- Doenças autoimunes como artrite, febre reumática e lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo.
Proteína C Reativa: preço e onde agendar?
Para consultar preços, obter mais informações sobre o exame de Proteína C Reativa e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.
Exame de Proteína C Reativa em casa
Exames como o de Proteína C Reativa também podem ser realizados em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa, sem custo adicional. Para obter mais informações sobre coleta domiciliar e consultar preços, basta acessar nosso canal de agendamento online.