nav-logo
Compartilhe

    Exame toxicológico para CNH deve ser feito periodicamente

    Procedimento é obrigatório para categorias C, D e E

    Fonte: Dra. Luisa Lacerdamédica patologista clínicaPublicado em 26/11/2025, às 18:25 - Atualizado em 26/11/2025, às 18:27

    Exame toxicológico para CNH

    Agendar exame

    O exame toxicológico para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é exigido a determinados condutores, pois um resultado negativo é requisito para, por exemplo, renovar a licença para dirigir. É preciso estar atento ao prazo de realização, além de ser necessário escolher um laboratório credenciado para tal.

    Exame toxicológico para CNH: o que é? 

    O exame toxicológico é um teste capaz de identificar o uso de substâncias psicoativas, com uma janela de detecção mínima de 90 dias — o que significa que substâncias utilizadas até 90 dias antes do exame podem ser identificadas. 

    Ele é obrigatório para motoristas das categorias C, D ou E que pretendam realizar: renovação, reabilitação, registro de habilitação estrangeira e adição ou mudança de categoria. Também é requisito para condutores de outras categorias que queiram mudar para as categorias C, D ou E. 

    Dirigir sem exame válido ou com resultado positivo é uma infração gravíssima passível de multa e suspensão do direito de dirigir, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro. 

    O que representam as categorias C, D e E no Código de Trânsito Brasileiro? 

    As categorias de habilitação C, D e E estão associadas a: 

    • C: veículos de carga com mais de 3.500 kg; 
    • D: ônibus, microônibus e vans com mais de 8 passageiros; 
    • E: veículos com reboques e carretas que ultrapassem 6.000 kg ou com mais de 8 passageiros. 

    Quando o exame toxicológico para CNH é necessário? 

    Esse procedimento é obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D ou E. Condutores com idade inferior a 70 anos devem realizar o exame toxicológico a cada 2 anos e 6 meses, contando a partir da obtenção ou renovação da CNH. Já os condutores com 70 anos ou mais devem realizá-lo apenas quando for necessário renovar a CNH (ou seja, seguindo o prazo de vencimento indicado na CNH). 

    O exame toxicológico para CNH também é exigido quando condutores de outras categorias buscam mudar para as categorias C, D ou E. 

    O que o exame toxicológico para CNH detecta? 

    O exame toxicológico para CNH consegue detectar diversos tipos de substâncias psicoativas, sendo os principais grupos: 

    • Anfetaminas; 
    • Metanfetaminas; 
    • Benzodiazepínicos; 
    • Canabinoides; 
    • Cocaína; 
    • Opiáceos; 
    • Opioides; 
    • Hipnóticos; 
    • Sedativos. 

    Um resultado negativo significa que não foram encontradas substâncias psicoativas dentro da janela de detecção. Já um resultado positivo indica que uma ou mais substâncias foram detectadas no período analisado. O laudo tem validade de 90 dias a partir da coleta, prazo durante o qual pode ser utilizado para fins de renovação ou alteração de categoria da CNH. 

    Se alguma substância psicoativa for consumida em razão de tratamento médico, o indivíduo deve informar ao laboratório e apresentar um laudo médico que comprove a prescrição. 

    Como o exame é feito? 

    O exame toxicológico é realizado a partir de uma amostra de queratina, encontrada em fios de cabelo, pelos corporais e unhas. A queratina é uma proteína que consegue absorver substâncias psicoativas ou seus metabólitos, preservando-os por até 180 dias após o consumo. 

    Portanto, o exame toxicológico requer a coleta de cabelo natural, ou, na ausência deste, de pelos corporais – mas cabe ressaltar que o procedimento é indolor e não afeta a estética do indivíduo. Também é fundamental esclarecer que cabelos com química (como tintura e alisamento) podem ser coletados normalmente. Porém, apliques e dreads não são aceitos. 

    Renovação da Carteira Nacional de Habilitação por faixa etária 

    A CNH tem validade distinta a depender da faixa etária do condutor. De forma geral, o processo de renovação deve ser feito: 

    • A cada 10 anos, para condutores com idade inferior a 50 anos; 
    • A cada 5 anos, para condutores com idade entre 50 e 69 anos; 
    • A cada 3 anos, para condutores com 70 anos ou mais. 

    Especificamente para condutores das categorias C, D e E que tenham menos de 70 anos de idade, é exigido o exame toxicológico a cada 2 anos e 6 meses. 

    Exame toxicológico para CNH: preço e onde agendar? 

    Para obter mais informações sobre o exame toxicológico para CNH, consultar preços e realizar o agendamento, basta acessar o site da ChromaTox. 

    A ChromaTox é o laboratório de exames toxicológicos da Dasa e está devidamente credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

    Agendar toxicológico

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exame