nav-logo
Compartilhe

Vasectomia: entenda como funciona o procedimento

Esterilização cirúrgica masculina é uma intervenção segura e eficaz que pode ser feita em consultório médico

Por Danielle SanchesPublicado em 04/01/2024, às 09:56 - Atualizado em 08/04/2024, às 11:50

Vasectomia

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe o fluxo de espermatozoides dos testículos para o sêmen. É um método de esterilização masculina permanente e que é escolhido por muitos homens que não desejam mais ter filhos. Continue a leitura para entender mais sobre como ela é feita. 

O que é vasectomia? 

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe o fluxo de espermatozoides dos testículos para a próstata. É um método contraceptivo permanente e eficaz para homens que não desejam ter mais filhos. 

Agendar consulta on-line

Como a cirurgia de vasectomia é feita? 

A vasectomia é realizada por meio de uma ou duas pequenas incisões no saco escrotal. O médico vai cortar e selar os canais deferentes, responsáveis por transportar os espermatozoides para o sêmen.  

O procedimento é feito com anestesia local, com ou sem sedação, geralmente é rápido, minimamente invasivo e pode ser realizado em ambiente ambulatorial ou no hospital, a depender da orientação médica. 

Vasectomia é segura? 

Sim, a vasectomia é considerada um procedimento seguro e as complicações são raras e geralmente leves, como sangramento, hematoma, dor ou infecção 

Como é a recuperação da cirurgia de vasectomia? 

A recuperação da vasectomia é geralmente rápida e pouco dolorida. Recomenda-se repouso nos primeiros dias, com aplicação de gelo e uso de suporte escrotal para reduzir o desconforto, além de analgésicos. 

É importante não levantar objetos pesados nem praticar atividade física enquanto o médico não liberar.  

Como é a cicatriz da vasectomia? 

As cicatrizes da vasectomia são mínimas já que as incisões são pequenas. Com o tempo, elas tendem a se tornar praticamente imperceptíveis. 

Quanto tempo depois da cirurgia pode ter relação sexual? 

Os médicos geralmente recomendam que os homens esperem pelo menos 10 dias antes de ter relações sexuais após a vasectomia. Isso é para dar tempo aos tubos deferentes cicatrizarem e reduzir o risco de infecção. 

Como é a ejaculação após a vasectomia? 

A vasectomia não afeta a ereção, a sensação de orgasmo ou a quantidade de sêmen produzido durante a ejaculação. O único diferencial é a ausência de espermatozoides no líquido seminal. 

Vasectomia é reversível? 

A vasectomia pode ser reversível, mas o procedimento é mais complexo do que a vasectomia. Além disso, a taxa de sucesso da reversão da vasectomia é de cerca de 50%, não sendo possível garantir que ela será bem-sucedida. 

Qual médico procurar? 

O médico mais indicado para realizar vasectomia é o urologista. 

Quanto custa a cirurgia de vasectomia? 

Para consultar preços e obter informações sobre médicos e procedimentos na sua região, basta acessar nossa plataforma digital Nav Dasa. 

Agendar consulta on-line

 

Fonte: Dr. Fábio Vicentini, urologista do Hospital Nove de Julho (SP). 

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também