nav-logo
Compartilhe

    Vasectomia: entenda como funciona o procedimento

    Esterilização cirúrgica masculina é uma intervenção segura e eficaz que pode ser feita em consultório médico

    Por Danielle SanchesPublicado em 04/01/2024, às 09:56 - Atualizado em 04/01/2024, às 11:31

    Vasectomia

    A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe o fluxo de espermatozoides dos testículos para o sêmen. É um método de esterilização masculina permanente e que é escolhido por muitos homens que não desejam mais ter filhos. Continue a leitura para entender mais sobre como ela é feita. 

    O que é vasectomia? 

    A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe o fluxo de espermatozoides dos testículos para a próstata. É um método contraceptivo permanente e eficaz para homens que não desejam ter mais filhos. 

    Agendar consulta on-line

    Como a cirurgia de vasectomia é feita? 

    A vasectomia é realizada por meio de uma ou duas pequenas incisões no saco escrotal. O médico vai cortar e selar os canais deferentes, responsáveis por transportar os espermatozoides para o sêmen.  

    O procedimento é feito com anestesia local, com ou sem sedação, geralmente é rápido, minimamente invasivo e pode ser realizado em ambiente ambulatorial ou no hospital, a depender da orientação médica. 

    Vasectomia é segura? 

    Sim, a vasectomia é considerada um procedimento seguro e as complicações são raras e geralmente leves, como sangramento, hematoma, dor ou infecção 

    Como é a recuperação da cirurgia de vasectomia? 

    A recuperação da vasectomia é geralmente rápida e pouco dolorida. Recomenda-se repouso nos primeiros dias, com aplicação de gelo e uso de suporte escrotal para reduzir o desconforto, além de analgésicos. 

    É importante não levantar objetos pesados nem praticar atividade física enquanto o médico não liberar.  

    Como é a cicatriz da vasectomia? 

    As cicatrizes da vasectomia são mínimas já que as incisões são pequenas. Com o tempo, elas tendem a se tornar praticamente imperceptíveis. 

    Quanto tempo depois da cirurgia pode ter relação sexual? 

    Os médicos geralmente recomendam que os homens esperem pelo menos 10 dias antes de ter relações sexuais após a vasectomia. Isso é para dar tempo aos tubos deferentes cicatrizarem e reduzir o risco de infecção. 

    Como é a ejaculação após a vasectomia? 

    A vasectomia não afeta a ereção, a sensação de orgasmo ou a quantidade de sêmen produzido durante a ejaculação. O único diferencial é a ausência de espermatozoides no líquido seminal. 

    Vasectomia é reversível? 

    A vasectomia pode ser reversível, mas o procedimento é mais complexo do que a vasectomia. Além disso, a taxa de sucesso da reversão da vasectomia é de cerca de 50%, não sendo possível garantir que ela será bem-sucedida. 

    Qual médico procurar? 

    O médico mais indicado para realizar vasectomia é o urologista. 

    Quanto custa a cirurgia de vasectomia? 

    Para consultar preços e obter informações sobre médicos e procedimentos na sua região, basta acessar nossa plataforma digital Nav. 

    Agendar consulta on-line

     

    Fonte: Dr. Fábio Vicentini, urologista do Hospital Nove de Julho (SP). 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também