nav-logo
Compartilhe

    Cisticercose: infecção é causada por larvas de tênia

    Transmissão pode acontecer devido ao consumo de alimentos ou água contaminados com ovos do parasita; entenda

    Fonte: Dra. Luisa Frota ChebaboMédica infectologista da rede DasaPublicado em 14/08/2024, às 18:33 - Atualizado em 15/08/2024, às 11:15

    cisticercose

    A cisticercose é uma infecção capaz de atingir vários tecidos humanos, incluindo o cérebro. Causada por larvas de tênia, essa doença gera sintomas diversos, que podem aparecer meses ou anos após o contato com o parasita. 

    O que é cisticercose?  

    A cisticercose é uma doença infecciosa causada pela ingestão de ovos de tênia. Uma vez dentro do organismo humano, as larvas do parasita podem se instalar em regiões como músculos, olhos e cérebro, dando origem aos cisticercos. 

    Agendar consulta

    Como ocorre a transmissão de cisticercose?  

    A cisticercose é adquirida pela ingestão dos ovos de T. solium, que são encontrados nas fezes de pessoas já infectadas pela tênia. Portanto, a transmissão dessa doença pode ocorrer por: 

    • Consumo de água contaminada; 
    • Consumo de alimentos contaminados; 
    • Hábitos de higiene inadequados, como levar a mão contaminada à boca. 

    Após serem ingeridas, as larvas passam do intestino para a corrente sanguínea do paciente, chegando a locais como músculos, olhos e cérebro (nesse último caso, configura-se um quadro de neurocisticercose). 

    Como prevenir a cisticercose? 

    Tendo em vista a forma de transmissão da cisticercose, são recomendadas as seguintes medidas de prevenção: 

    • Lavar as mãos com água e sabão após usar o banheiro e antes de cozinhar ou comer; 
    • Lavar frutas e vegetais antes de consumi-los; 
    • Consumir preferencialmente água filtrada ou optar por água engarrafada ou fervida em locais com saneamento básico precário. 

    Quais são os sintomas de cisticercose?  

    As manifestações da cisticercose variam de acordo com o local acometido e a gravidade do quadro:  

    • Cisticercos nos músculos nem sempre estão associados a sintomas, mas podem gerar caroços (por vezes, sensíveis) sob a pele; 
    • Cisticercos nos olhos podem levar à visão embaçada e ao inchaço da retina;  
    • Cisticercos no cérebro podem causar dor de cabeça intensa e convulsões. 

    Além disso, vale dizer que os sintomas dessa infecção podem demorar a surgir, aparecendo meses ou até anos depois do contato com os ovos da tênia. 

    Como é feito o diagnóstico?  

    Em quadros de neurocisticercose, o diagnóstico é feito principalmente por exames de imagem (como ressonância magnética e tomografia computadorizada). Porém, exames de sangue também podem auxiliar, pois possibilitam a detecção de anticorpos específicos. 

    Qual é o tratamento para a cisticercose?  

    Em geral, a cisticercose pode ser tratada com medicamentos antiparasitários, anti-inflamatórios e corticoides. Cabe ressaltar que as abordagens diferem conforme a situação de cada indivíduo – por exemplo, se o paciente estiver com neurocisticercose e apresentar convulsões, o médico pode prescrever anticonvulsivantes. 

    Qual médico procurar?  

    O infectologista é o profissional especializado em infecções, estando habilitado para avaliar indivíduos com cisticercose – mas outros médicos também estão aptos a atender esses pacientes, como o clínico geral e o médico de família. Em casos de neurocisticercose, pode ser necessária a participação do neurologista. 

    Agendar consulta

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também