6 coisas que você faz no banheiro e não deveria
Lista vai desde guardar medicamentos nas gavetas até navegar nas redes socias; saiba mais
Você já parou para pensar que algumas atividades diárias estão no piloto automático? Escovar os dentes, tomar banho e fazer xixi são alguns exemplos. E é justamente o que fazemos no banheiro que precisamos tirar do automático.
Neste artigo, você vai ler:
Por ser um local muito utilizado, onde a temperatura oscila muito com o uso do chuveiro e outros aparelhos como o secador, é comum que acumule sujeira, bactérias, fungos e outros microorganismos devido à baixa circulação de ar.
E é por isso que algumas atitudes deveriam ser evitadas enquanto você estiver no banheiro. Confira agora quais são elas:
1. Guardar medicamentos nas gavetas
Esqueça as gavetinhas do banheiro. Elas não são o lugar mais indicado para guardar os medicamentos. Isso porque cada um deles traz consigo uma recomendação de temperatura e umidade ideal na própria bula. E no banheiro encontramos uma situação oposta, o que pode comprometer a qualidade do fármaco.
2. Deixar maquiagem exposta
A umidade e variações de temperatura ao utilizar o chuveiro também afetam a durabilidade dos produtos. E não é só isso. Um produto contaminado com bactérias ou fungos, pode trazer prejuízos para a saúde da pele resultando em reações cutâneas, como vermelhidão, caroços, inchaços e até inflamações nos olhos.
3. Ler
Se ler um livro ou navegar nas redes enquanto usa o banheiro faz parte da sua rotina, talvez seja o caso de revê-la. Ao permanecer sentado no vaso sanitário por um tempo maior que o necessário, na posição que habitualmente ficamos, você gera uma pressão contínua no reto e no canal anal, o que pode favorecer o aparecimento de hemorroidas.
4. Tomar banho com janelas e portas fechadas
O ar precisa circular. Afinal, o vapor do chuveiro aumenta a umidade das paredes, favorecendo o bolor (fungos nas paredes), que oferecem muitos riscos à saúde. Por isso, não esqueça: janelas sempre abertas durante o banho!
5. Deixar brinquedo na banheira dos bebês
Podem parecer inofensivos, mas os brinquedos acumulam água no seu interior, e com o tempo, se tornam veículos de transmissão para fungos e bactérias. Quando o item contaminado entra em contato com o bebê, pode causar inflamações na pele, alergia, piorar quadros de rinites, asma e causar até diarreia.
6. Dar descarga com a tampa aberta
Ao acionar a descarga com a tampa aberta, gotículas de água com germes ou bactérias podem se depositar em objetos ou superfícies como chão, escova de dentes (eca!) e toalhas. Esse ato pode contribuir para a transmissão de doenças. Portanto, lembre-se: antes de acionar a descarga, feche a tampa!
Fontes: Paulo Benício, clínico de rotina do Hospital Adventista Silvestre e membro da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida; Rossana Vasconcelos, dermatologista e professora do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro.