nav-logo
Compartilhe

    Como vencer o tabagismo?

    Condição é atravessada por aspectos biopsicossociais que devem ser levados em conta no tratamento

    Por Lívia InácioPublicado em 05/08/2022, às 11:42 - Atualizado em 25/05/2023, às 14:48
    Foto: Shutterstock

    Mesmo com todas as informações disponíveis sobre os malefícios do cigarro, ainda existem pessoas que não conseguem – ou não querem – abandonar o vício.

    Neste artigo, você vai ler:

    Mas é sempre importante reforçar que o tabaco está associado a 90% das mortes por câncer de pulmão. E não para por aí: o fumo é também a principal causa de câncer de laringe, faringe, cavidade oral e esôfago, além de contribuir para o surgimento de câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago, intestino e algumas formas de leucemia.

    Deu um arrepio na espinha? Pois bem, explicamos melhor essa história a seguir.

    Fumar para quê?

    A pergunta que não quer calar é: se há tanta informação sobre os males do cigarro, por que tanta gente ainda fuma? Para a psicóloga Aline Felix Scalise, especialista em saúde mental com concentração em dependência química, o problema é multifatorial e tem a ver com as emoções associadas à droga.

    Basta reparar nos filmes, séries e novelas: o cigarro tem um lugar especial no coração dos ansiosos e, quando não aparece em cenas decisivas da narrativa, como uma reunião de negócios do Poderoso Chefão, tem papel recreativo. O link faz alusão ao efeito relaxante que a droga realmente tem, apesar dos ônus que se sobressaem.

    Segundo o pneumologista Luiz Felipe Natel Kugler Mendes, professor da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), a nicotina, protagonista entre as mais de 4 mil substâncias tóxicas do cigarro, consegue acessar receptores do sistema nervoso central, ativando o mecanismo de recompensa do corpo.

    Se o organismo relaxou, vai querer aquilo de novo, ainda mais quando o hábito estiver vinculado a contextos de alegria, como uma mesa de bar.

    Resultado: 9% da população brasileira ainda fuma. E o número tem crescido devido ao boom de cigarros eletrônicos e alternativas como o narguilé, que nem de longe são inofensivos.

    Vendo essa teia de questões, você entende por que nem mesmo as trágicas imagens nos rótulos de cigarro conseguem conter o tabagismo, que integra um grupo de transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento em razão de substância psicoativa, segundo a última Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, o CID-11.

    Sendo a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces no mundo, ele requer abordagens que funcionem não apenas do ponto de vista químico, mas também mental e social, argumenta a psicóloga Juliana de Oliveira Pierin, mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

    Como parar de fumar?

    Pode soar clichê, mas é verdade: nunca é tarde demais para abandonar o cigarro e, consequentemente, todos os problemas que ele causa.

    Já nos primeiros 20 minutos após a última tragada, sua pressão sanguínea e pulsação já começam a voltar ao normal. Duas horas depois, não há mais nicotina circulando em suas veias. E em até 24 horas, seu organismo funcionará melhor.

    Se ficar um ano sem fumar, seu risco de infartar cai pela metade. De 5 a 10 anos sem fumo, a possibilidade será igual a de uma pessoa que nunca fumou. Além disso, suas chances de desenvolver câncer de pulmão serão 50% menores.

    Quer aposentar o isqueiro? Então confira 5 dicas dos especialistas ouvidos para esta matéria.

    Arte: Andrea Petkevicius

    Fontes: Aline Felix Scalise, psicóloga e especialista em saúde mental com concentração em dependência química; Juliana de Oliveira Pierin, psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Luiz Felipe Natel Kugler Mendes, pneumologista e professor da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).

    Referências: Biblioteca Virtual em Saúde – Tabagismo; Revista Brasileira de Epidemiologia; Oncoguia – Mitos e verdades sobre câncer no pulmão; Inca – Dados e números da prevalência do tabagismo; Ministério da Saúde – Tabagismo e o Câncer de Boca; Roche: A relação entre o cigarro e o câncer; Inca – Tabagismo; Inca – Tratamento do tabagismo; Governo Federal – Cigarros Eletrônicos: o que sabemos?

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também