CPK alta e baixa: o que pode ser e sintomas
Muitas vezes, a elevação do nível de CPK no sangue está atrelada a danos nos músculos
A CPK é uma enzima presente em determinadas regiões do nosso organismo. Níveis muito elevados dessa substância no sangue podem indicar algum problema a ser investigado.
Neste artigo, você vai ler:
O que é CPK?
CPK é a sigla de creatinofosfoquinase, uma enzima presente nos músculos, no coração e no cérebro. Quando ocorre alguma lesão nesses órgãos, a CPK é liberada na corrente sanguínea.
Essa enzima também é chamada de creatinoquinase (CK) e possui três formas distintas, chamadas de isoenzimas. A concentração das isoenzimas varia conforme o tecido em questão:
- CPK 1 (ou CK-BB): encontrada principalmente no cérebro;
- CPK 2 (ou CK-MB): encontrada principalmente no coração;
- CPK 3 (ou CK-MM): encontrada principalmente nos músculos.
No soro sanguíneo de uma pessoa, normalmente há predominância de CPK 3.
Como é feito o exame de CPK?
O exame de CPK é feito a partir de uma coleta de sangue. Esse procedimento dosa o nível total da enzima na corrente sanguínea — ou seja, não indica as concentrações específicas de CPK 1, 2 e 3.
Como no soro sanguíneo há predominância de CPK 3 (que está relacionada aos músculos), geralmente o exame de CPK auxilia no diagnóstico e no acompanhamento de doenças musculares.
Sintomas de CPK alterado
Os níveis de CPK podem sofrer alterações devido a uma série de fatores. Por isso, não existem sintomas característicos de CPK alto ou baixo.
Se o quadro estiver associado aos músculos, por exemplo, os principais sintomas tendem a ser dores musculares e perda de força muscular.
CPK alta: o que pode ser?
Muitas vezes, a elevação do nível de CPK no sangue está atrelada a danos nos músculos. Nesses casos, a quantidade total da enzima aumenta devido à CPK 3. Isso pode ser causado por fatores como:
- Doenças musculares;
- Exercícios físicos intensos;
- Traumas musculares;
- Injeções intramusculares;
- Cirurgias;
- Convulsões;
- Medicamentos (como as estatinas para abaixar o colesterol).
CPK baixa: o que pode ser?
Em geral, níveis baixos de CPK refletem a diminuição da massa muscular. Essa redução pode acompanhar diferentes graus de desnutrição e sedentarismo.
Qual médico procurar quando a CPK está alterado?
O médico que solicitou o exame de CPK ou então um clínico geral poderá avaliar a necessidade de realizar outros exames, iniciar um tratamento ou encaminhar o paciente a um especialista específico.
Fonte: Dr. Izidro Bendet, patologista clínico e membro do Núcleo de Assessoria Médica da Dasa.