nav-logo
Compartilhe

Dor de garganta: causas comuns incluem infecções, alergias e tabagismo

Na maioria das vezes, a dor de garganta se resolve espontaneamente dentro de uma semana

Fonte: Dr. Rafael Monaco RaposoMédico otorrinolaringologista do Hospital Santa PaulaPublicado em 03/12/2024, às 16:08 - Atualizado em 04/12/2024, às 09:04

dor de garganta

A dor de garganta é um problema comum, que costuma gerar incômodo para engolir e sensação de secura e/ou aspereza na garganta. Esse desconforto pode variar em intensidade e ser acompanhado por outros sintomas, a depender da causa.

O que pode causar dor de garganta?

São várias as condições que afetam o trato respiratório e podem levar à dor de garganta:

Gripes e resfriados

A dor de garganta é um dos principais sintomas de gripes e resfriados. Tais quadros são causados por diferentes vírus (a exemplo de influenza, vírus sincicial respiratório e rinovírus) que podem provocar inflamação na garganta, além de outras manifestações como coriza, tosse, espirros e febre.

Agendar consulta

Covid-19

A covid-19 é uma doença viral causada pelo Sars-CoV-2 que também pode cursar com dor de garganta. Os demais sintomas incluem febre, tosse, coriza, dor no corpo e alterações do olfato e paladar.

Amigdalite

A amigdalite ou tonsilite é uma inflamação das tonsilas palatinas, antes conhecidas como amígdalas (duas estruturas arredondadas que ficam na parte posterior da garganta). Esse quadro pode ser causado por vírus ou bactérias, estando geralmente associado a dor de garganta, dificuldade para engolir, febre, inchaço das amígdalas, dor ao falar, dores de cabeça ou pescoço e aumento dos gânglios do pescoço.

Faringite

A faringite consiste na inflamação da faringe, que é uma estrutura em formato de tubo localizada na parte de trás da garganta. Essa condição pode ser resultado de infecções virais ou bacterianas, alergias ou irritações. Além da dor de garganta, pode haver dificuldade para engolir, amígdalas ou tonsilas inchadas, manchas brancas ou vermelhas na garganta, febre, tosse e rouquidão.

Refluxo

O refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago. Isso irrita a mucosa da garganta, podendo causar dor de garganta, azia, pigarro e sensação de queimação.

Alergias

Quando expostos a fatores como pelos de animais, mofo e pólen, alguns indivíduos podem ter uma reação alérgica. Tal problema pode ser acompanhado por dor de garganta, espirros, coceira no nariz ou na garganta, olhos lacrimejantes, entre outros sintomas.

Tabagismo

O fumo ativo e o fumo passivo são capazes de gerar dor de garganta, porque as substâncias tragadas ou inaladas irritam a mucosa da garganta e também contribuem para o ressecamento dessa área.

Dengue dá dor de garganta?

Não, ela não é capaz de provocar uma infecção respiratória. A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e tem como sintomas clássicos: febre alta e repentina, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

Quando a dor de garganta é preocupante?

Na maioria dos pacientes, a dor de garganta é autolimitada e tende a melhorar espontaneamente em uma semana. Porém, é recomendado procurar um médico se o indivíduo tiver alguma dúvida ou apresentar:

· Dificuldade para respirar ou para engolir;

· Dor de garganta persistente ou recorrente;

· Dor nas articulações;

· Catarro com sangue;

· Piora rápida dos sintomas.

Qual médico procurar?

Para tratar a dor de garganta, o primeiro profissional a ser consultado é o clínico geral ou o médico de família no caso de um adulto ou um pediatra no caso de uma criança. Eles podem avaliar os sintomas iniciais e determinar se a condição é causada por uma infecção viral ou bacteriana ou outro problema (como alergias e irritação ambiental). Podem prescrever tratamentos básicos e orientar sobre cuidados iniciais e, caso suspeite de uma infecção bacteriana, prescrever antibióticos adequados.

Se a dor de garganta for persistente, recorrente ou acompanhada de outros sintomas graves (como dificuldade para engolir, febre alta ou nódulos inchados), é recomendável procurar um otorrinolaringologista. Esse especialista lida com doenças da garganta, ouvidos e nariz e pode realizar exames mais detalhados e oferecer um tratamento mais direcionado.

Como aliviar a dor de garganta?

Entre as medidas que podem ajudar a amenizar a dor de garganta, estão:

· Manter uma boa hidratação por meio de água, sucos e chás;

· Utilizar umidificador de ambiente;

· Evitar a exposição ao fumo;

· Fazer gargarejos com água morna e sal;

· Uso de sprays ou consumo de pastilhas com efeito anestésico.

Em casos persistentes ou com sintomas graves, como febre alta, dificuldade para respirar ou dor intensa, é importante buscar orientação médica para um tratamento mais direcionado.

Se a dor de garganta for causada por uma infecção bacteriana, pode ser necessário que o médico prescreva antibióticos para combater a bactéria. Já em casos de infecções virais, como resfriado comum ou gripe, ele pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, além do repouso.

Dicas para prevenir o sintoma

Para prevenir a dor de garganta, é importante combater fatores que possam irritar essa parte do corpo. Recomenda-se não fumar, evitar o fumo passivo e utilizar o ar-condicionado com parcimônia (pois esse aparelho retira a umidade do ambiente, deixando o ar mais seco). Também é fundamental hidratar bem a garganta e, em alguns casos, pode ser útil ter um umidificador de ar.

Além disso, manter as mãos higienizadas e evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios são medidas que ajudam a impedir a transmissão de infecções virais e bacterianas capazes de causar dor de garganta.

Agendar consulta

 

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também