nav-logo
Compartilhe

    Eosinófilos: o que significa a alteração no exame?

    Células de defesa do corpo atuam no combate aos parasitas e outros agentes infecciosos, além de participarem de respostas alérgicas do organismo

    Por Danielle SanchesPublicado em 05/09/2023, às 16:32 - Atualizado em 11/04/2024, às 19:01

    Eosinófilos: o que significa a alteração no exame?

    Fonte: Dra. Andresa Lima Melo, hematologista do Hospital Brasília 

    Você já ouviu falar em eosinófilos? Esse nome complicado é utilizado para descrever células do nosso sistema imunológico que atuam combatendo infecções causadas por microrganismos –mas também marcam presença nos quadros de reações alérgicas.  

    Geralmente, a alteração do número de eosinófilos no sangue não é grave; no entanto, em alguns casos, ela pode necessitar de tratamento. Veja a seguir quando isso acontece e qual médico procurar.

    O que são eosinófilos? 

    Eosinófilos são células especializadas do sistema imunológico responsáveis pela ação contra microrganismos e no combate a infecções do corpo. Além de ação antiparasitária e bactericida, os eosinófilos também participam em reações alérgicas e na modulação e respostas inflamatórias do corpo.  

    Eosinófilos alto: o que pode ser? 

    Chamado de eosinofilia, o aumento do número de eosinófilos é comum em quadros de parasitoses ou em casos de alergia. Infecções comuns e uso de medicamentos também pode provocar o problema. 

    No entanto, o aumento de eosinófilos também pode estar ligado a um tipo de câncer no sangue, o Linfoma de Hodgkin, que afeta os linfócitos (uma das principais células de proteção do organismo). 

    Eosinófilos baixo: o que pode ser? 

    Em geral, não existe relevância clínica no caso de eosinófilos baixos.  

    Eosinófilos alterado é perigoso? 

    Nem sempre. No geral, a alteração, que costuma ser detectada no exame de sangue chamado de hemograma completo, é um reflexo de processos infecciosos provocados principalmente por parasitas (mas não só) ou por processos alérgicos.  

    No entanto, caso o resultado venha acompanhado de outros sintomas, ou o quadro persista, é importante realizar uma investigação mais profunda sobre possíveis distúrbios hematológicos.  

    Qual médico consultar? 

    O especialista que pode avaliar qualquer doença no sangue é o médico hematologista. 

    Agendar consulta online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online