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    Atendimento móvel: o que é e como funciona

    Tem crescido a procura por coleta de exames e aplicação de vacinas em domicílio

    Por Tiemi OsatoPublicado em 26/10/2022, às 14:07 - Atualizado em 19/07/2023, às 17:29
    Foto: Shutterstock

    Hoje em dia, praticamente tudo está a um clique de distância de nós: o mercado, a farmácia, o restaurante… E até os laboratórios entram nessa história, sabia? Isso graças ao atendimento móvel, que permite a coleta de exames e a aplicação de vacinas no local que o paciente escolher.

    Cada vez mais pessoas têm aderido a esse serviço: de 2019 a 2021, houve um aumento de 177% na quantidade de atendimentos móveis feitos no Brasil pelo programa Saúde até você, implementado em todas as marcas de diagnósticos da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

    “Embora hoje exista uma volta da busca por exames presenciais, os serviços móveis, em casa ou no trabalho, são uma opção que vai ao encontro da preferência de muitos usuários  por ambientes pouco movimentados, onde se sintam menos expostos”, afirma Rafael Lucchesi,  diretor-geral de diagnósticos e ambulatorial da Dasa.

    Cada paciente pode escolher o dia, o horário e o local mais adequados à sua rotina, sem que seja necessário pagar taxa de deslocamento. Além disso, o atendimento móvel é especialmente benéfico para:

    • Idosos, gestantes ou pessoas com deficiência (essas pessoas não precisam enfrentar a logística de locomoção até um laboratório)
    • Crianças ou pessoas com fobia de agulha (estar em casa pode reduzir a tensão no momento da coleta)
    • Pessoas em isolamento social (indivíduos com comorbidades ou doenças infecciosas)

    O que é possível fazer pelo atendimento móvel?

    Dá para colocar vacinas e exames em dia onde você estiver. Os exames realizados pelo atendimento móvel da Dasa são os seguintes:

    Coleta de sangue: é a coleta simples feita por punção do sangue periférico, como nos laboratórios. Pode ser solicitada como parte dos exames de rotina ou para investigar algumas condições de saúde.

    Coleta de fezes: deve seguir protocolos específicos para evitar contaminação da amostra, não podendo ser feita no vaso sanitário. Serve como exame de rotina ou para avaliar disfunções digestivas.

    Coleta de urina: também deve seguir protocolos específicos, como o uso de um frasco estéril, para evitar contaminação da amostra. É um exame de rotina capaz de detectar eventuais doenças no trato urinário.

    Sondagem: é a coleta de urina para pacientes acamados ou crianças sem controle do esfíncter. Feito com sonda vesical de alívio, esse exame pode detectar infecções urinárias.

    Exames genéticos: são úteis para identificar mutações nos cromossomos e nos genes. Com a análise adequada, os exames genéticos informam se as alterações encontradas podem estar atreladas a alguma doença ou não.

    Exames cardiovasculares: é  possível agendar a colocação do aparelho utilizado no exame MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e do eletrocardiograma necessário para o exame Holter, que avalia o ritmo cardíaco.

    Vacinas: os imunizantes administrados são os principais do calendário vacinal.

    Tudo isso é bem simples. Para receber o serviço móvel, basta estar com o documento de identidade e, dependendo da situação, a carteira do convênio e o pedido médico.

    As orientações para cada exame são enviadas após o agendamento – mas também podem ser obtidas pela central de atendimento do laboratório.

    Como eu agendo exames e vacinas?

    Basta acessar o site de um laboratório da sua região que ofereça o serviço de atendimento móvel. Na Dasa, são eles:

    São Paulo

    Rio de Janeiro

    Minas Gerais

    Região Centro-Oeste

    Região Nordeste

    Região Sul

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