nav-logo
Compartilhe

    6 hábitos que ajudam a prevenir doenças

    Algumas escolhas no dia a dia podem nos fazer viver mais e melhor

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 05/09/2022, às 18:12 - Atualizado em 05/09/2022, às 18:12
    Foto: Shutterstock

    A pandemia fez a gente olhar, mais do que nunca, para a própria saúde. Parece que acordamos para a necessidade de nos cuidarmos. E quando pensamos em saúde, não falamos apenas do corpo, mas também da mente.

    A própria OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde não apenas como a ausência de doenças, mas como um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Portanto, as escolhas que fazemos no dia a dia impactam positivamente no nosso organismo.

    Por conta disso, é fundamental ficar de olho na alimentação, controlar o estresse, praticar atividade física, parar de fumar, dormir bem e manter bons relacionamentos. Parece algo difícil e longe da nossa realidade, mas com planejamento e foco, ser mais saudável pode até ser divertido.

    A seguir, saiba mais sobre os 6 hábitos do dia a dia que previnem doenças e aumentam o bem-estar.

    Gerenciar o estresse

    Não dá para negar que os últimos anos não foram fáceis por conta da pandemia. Muitas vezes, parecia que o dia precisaria ter mais horas para conseguirmos finalizar as tarefas profissionais e domésticas. E assim, o estresse e a ansiedade aumentaram consideravelmente. Porém, o cansaço excessivo físico e mental prejudica a saúde e amplia o risco de doenças.

    O estresse contínuo provoca aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, e ainda aumenta a produção de alguns hormônios. Dessa forma, a pessoa fica mais suscetível a ter problemas de hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.

    Por isso, é fundamental investir em medidas para gerenciar o estresse e manter a saúde mental e do corpo. Que tal deixar alguns momentos do dia para fazer algo relaxante como ler ou ver sua série favorita? Além disso, sempre que possível, passe um tempo ao ar livre e tenha contato com a natureza.

    No dia a dia, vale a pena sair alguns minutos da rotina, fazer pausas para alongar, desconectar-se do mundo online e tomar um café ou chá.

    Ter uma alimentação saudável

    Comer bem exige planejamento e tempo. É fundamental ter uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes para manutenção da saúde.

    Sempre que der, aposte nos alimentos in natura e em preparações caseiras. Consuma carnes magras, ovos e alimentos com fibras. Além disso, evite o consumo excessivo de gorduras “ruins”, frituras, sal e açúcar.

    Consumir uma variedade de alimentos integrais e frescos todos os dias ajuda crianças e adultos a obterem as quantidades certas de nutrientes essenciais. Também evita o ganho de peso e doenças.

    Praticar exercícios regulares

    Incluir a atividade física na rotina é uma forma eficaz de prevenir doenças e contribuir com a saúde mental. Não importa a modalidade! Os especialistas reforçam que é fundamental buscar exercícios que estimulem a motivação, ou seja, que façam você continuar a se exercitar.

    A ciência já comprovou que os exercícios físicos previnem doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, câncer e depressão. A recomendação é realizar semanalmente 150 minutos de exercícios físicos de intensidade moderada.

    Parar de fumar

    O tabagismo é um vício difícil de abandonar e que traz consequências graves para a saúde. De acordo com o INCA, em 2020, fumar causou pelo menos 160 mil mortes de brasileiros. Câncer, doenças cardíacas, cerebrais, pulmonares, reumatológicas, intestinais e alterações na pele ocorrem em decorrência do uso frequente de tabaco.

    Por isso, o ideal é deixar o cigarro de lado. Mas isso não é uma tarefa tão simples. A pessoa que está tentando parar de fumar precisa ter disciplina e muita vontade. Nesse processo, é fundamental buscar ajuda profissional e ter orientações médicas e de nutrição.

    Há diversos programas disponíveis para ajudar quem deseja abandonar o vício. Geralmente, combinam-se intervenções comportamentais com medicamentos.

    Dormir bem

    Quantas horas você dormiu ontem à noite? Com a correria, é comum que o sono seja afetado. Mas, além de repor as energias, dormir contribui com a liberação de alguns hormônios importantes para o organismo. Além disso, melhora a imunidade e o humor.

    O ideal é dormir entre sete a oito horas de forma consistente. Quem dorme menos do que isso já tem o risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares e até atrapalha na longevidade.

    Para melhorar a qualidade do sono, vale a pena manter uma rotina, realizar a higiene do sono, ou seja, mudar alguns hábitos, como evitar equipamentos eletrônicos uma hora antes de dormir, tomar um banho morno e realizar atividades relaxantes, como ler.

    Socializar

    Sair com os amigos também faz bem! Manter relacionamentos interpessoais influencia a saúde. É importante manter as pessoas que você gosta por perto, mesmo que seja de forma virtual.

    Socializar é uma forma de reduzir o estresse e a ansiedade, combater a depressão e aumentar a estimulação intelectual e a memória. Isso porque o cérebro é estimulado quando conversamos e interagimos com outras pessoas.

    Por isso, não deixe de ir ao cinema, passear e reunir-se com os amigos em um restaurante, por exemplo. Sua saúde agradece!

    Fontes: Beatriz Lassance, médica e membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida e Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também