nav-logo
Compartilhe

Mancha branca na pele: veja as causas e tratamentos

O sinal tem causas diversas e afeta pessoas de todas as idades

Por Samantha CerquetaniPublicado em 22/07/2024, às 19:23 - Atualizado em 23/07/2024, às 10:42

Mancha branca na pele

Geralmente, a mancha branca na pele indica uma condição benigna, como uma infecção, uma inflamação ou reação alérgica. Mas, em alguns casos, ela pode ser um sintoma de algum problema de saúde que merece atenção e tratamento adequado.  

Agendar consulta

Continue a leitura para saber mais sobre as causas das manchas brancas na pele, como é o diagnóstico e qual especialista procurar.  

Mancha branca na pele: o que pode ser? 

A mancha branca na pele pode ser causada por diversas condições dermatológicas. As causas mais comuns são: 

Micose 

A micose é uma infecção causada por fungos que pode afetar a pele, unhas e cabelos. As infecções fúngicas na pele são comuns e se manifestam de várias formas, incluindo manchas brancas.  

Vitiligo 

É uma condição crônica em que ocorre a perda de pigmento da pele, resultando em manchas brancas.   

Isso acontece porque os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina (o pigmento que dá cor à pele), são destruídos ou deixam de funcionar corretamente.   

Leucodermia solar 

É uma condição dermatológica caracterizada por pequenas manchas brancas que aparecem na pele devido à exposição prolongada ao sol. Geralmente, causam manchas pequenas e arredondadas em locais expostos ao sol, como braços, pernas, rosto e mãos. 

Nevo acrômico 

É uma lesão congênita caracterizada por uma área de pele hipopigmentada (mais clara do que a pele ao redor). Geralmente, é observada ao nascimento ou aparece nos primeiros anos de vida.  

A mancha branca é bem delimitada e não apresenta alteração na textura da pele. Nesses casos, não há necessidade de tratamento específico, pois é uma condição benigna e não causa sintomas.   

Esclerose tuberosa 

É uma doença genética rara que causa o crescimento de tumores benignos em vários órgãos. Uma das manifestações cutâneas mais comuns são as manchas brancas no corpo. Elas podem aparecer em qualquer parte do corpo, geralmente são ovais ou em forma de folha, e são visíveis desde a infância.  

As manchas brancas resultam da ausência ou redução de melanócitos na pele afetada, levando a uma diminuição da pigmentação.   

Mancha branca na pele pode ser câncer? 

Raramente as manchas brancas na pele indicam câncer de pele. No entanto, em alguns casos, esses sinais podem ser precursores de câncer de pele ou podem ocorrer em conjunto com a doença.   

É o caso da queratose actínica, condição na qual as manchas brancas podem ser um sinal de áreas de despigmentação associadas a lesões pré-cancerosas causadas pela exposição crônica ao sol.   

Além disso, o carcinoma de células escamosas in situ é um tipo de câncer de pele de crescimento superficial que pode causar áreas de despigmentação na pele. Dessa forma, podem surgir manchas brancas ou áreas claras de pele que indicam uma lesão cancerosa.  

Por fim, em estágios mais avançados, o carcinoma de células escamosas invasivo pode causar alterações na pele ao redor da lesão, incluindo áreas de despigmentação.  

Mas o câncer de pele nem sempre se manifesta como uma mancha branca. Na verdade, os tipos mais comuns geralmente se apresentam como pintas ou lesões na pele que podem ter diferentes cores, formas, tamanhos e características.  

Mancha branca na pele com descamação 

É comum que a mancha branca na pele apresente descamação. Isso pode ocorrer em alguns casos como:  

  • Micoses (infecções causadas por fungos); 
  • Psoríase, doença autoimune que causa inflamação da pele, levando a manchas brancas ou avermelhadas, muitas vezes, cobertas por escamas).  
  • Dermatite seborreica, condição inflamatória crônica da pele, provoca manchas brancas, amareladas ou avermelhadas e descamação; 
  • Dermatite de contato, ou seja, reação alérgica à exposição a substâncias, também causam manchas brancas com descamação.   

Mancha branca na pele do bebê 

A mancha branca na pele de um bebê costuma ser benigna, mas algumas podem exigir atenção médica. Veja abaixo as possíveis causas:  

Leucodermia congênita: condição dermatológica benigna na qual o bebê nasce com manchas brancas ou áreas de pele despigmentada. Geralmente, essas manchas são benignas e não causam preocupações médicas.  

Pitiríase alba: surgem manchas brancas com uma leve descamação na pele. Geralmente, ocorrem em áreas expostas ao sol e tendem a desaparecer ao longo do tempo.  

Eczema: uma condição comum em bebês que pode causar manchas brancas na pele, muitas vezes, acompanhadas de descamação, vermelhidão e coceira.  

Infecções fúngicas: os fungos causam manchas brancas no bebê ao interferirem na pigmentação da pele.  

Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico das manchas brancas na pele envolve avaliação do histórico médico e familiar, análise dos sintomas do paciente e exame físico detalhado para avaliar a aparência, localização e características das alterações de pele.  

Em alguns casos, o médico pode usar um aparelho chamado dermatoscópio para examinar de perto as manchas brancas e avaliar a textura, as bordas e as características internas.   

Também podem ser solicitados testes laboratoriais para detectar fungos ou bactérias, testes de alergia para identificar alérgenos específicos ou biópsia de pele, em casos mais complexos.  

Tratamento para mancha branca na pele 

O tratamento de manchas brancas na pele varia de acordo com a causa. Para condições como eczema, vitiligo ou leucodermia, cremes tópicos contendo corticosteroides podem ser prescritos para reduzir a inflamação e a coceira. Esses produtos reduzem a inflamação, melhorando a aparência das manchas. Vale lembrar que o uso de corticoide na forma de creme deve ser feito sob prescriçõ médica, pois o seu uso crônico e indiscriminado pode trazer riscos à saúde. 

Já quando as manchas brancas são causadas por fungos (micoses), medicamentos antifúngicos podem ser prescritos.  

Em alguns casos, a exposição controlada à luz ultravioleta estimula a produção de pigmento na pele e reduz as manchas brancas.  

Qual médico procurar? 

Quando surgem manchas brancas na pele, é recomendado procurar um dermatologista, médico especializado no diagnóstico, tratamento e controle de condições relacionadas à pele, cabelo e unhas.   

O dermatologista é o profissional mais qualificado para avaliar e diagnosticar as manchas brancas na pele, determinar a causa e recomendar o tratamento adequado.  

Agendar consulta

Fonte: Dra. Melissa Maeda, dermatologista 

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas