nav-logo
Compartilhe

Maio cinza alerta para conscientização do câncer de cérebro

Câncer de cérebro não pode ser prevenido, mas diagnóstico precoce pode ser decisivo no tratamento

Por Raquel RibeiroPublicado em 26/05/2022, às 18:12 - Atualizado em 25/05/2023, às 15:33
Foto: Shutterstock

Maio é o mês da campanha de conscientização sobre o câncer de cérebro. Por ser um tipo de câncer que não pode ser prevenido, já que suas causas são desconhecidas, ficar atento aos sintomas para um diagnóstico precoce é o melhor caminho.

Para entender esse tipo de câncer é importante saber que o cérebro, junto com a medula espinhal, forma o SNC (Sistema Nervoso Central), sendo este fundamental para o funcionamento de todo o corpo.  Dos tumores que acometem o SNC, cerca de 88% deles estão no cérebro. É o que apontam os dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Além de origem no cérebro, o tumor também pode surgir em outra parte do corpo e se espalhar – chegando até o órgão – no processo de metástase.

A seguir, saiba mais sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce.

O que causa o câncer de cérebro?

A causa para o câncer de cérebro ainda é desconhecida. No entanto, existem alguns fatores de risco que podem levar ao aparecimento do câncer, são eles:

Doenças genéticas

Nesse caso, os tumores cerebrais surgem por serem determinados geneticamente. Em alguns casos, também pode atingir os indivíduos antes mesmo do nascimento.

Exposição à radiação

O tumor pode aparecer entre 10 e 15 anos após a exposição do indivíduo à radiação. Alguns exemplos são profissionais que lidam diariamente com aparelhos de raio-X ou pessoas que se submetem ao tratamento com radioterapia para o tratamento de outros tumores da região da cabeça.

Deficiência do sistema imunológico

Em pessoas com HIV, pelo uso de medicamentos ou outras drogas que enfraquecem o sistema imunológico.

É possível prevenir o câncer de cérebro?

Justamente por não ter causa conhecida, o câncer de cérebro não pode ser evitado.

A importância da detecção precoce

A detecção precoce do câncer de cérebro pode ser o padrão ouro para encontrar o tumor ainda em fase inicial e, a partir daí, ser um caminho para o início do tratamento.

Exames de ressonância nuclear magnética do crânio e de tomografia computadorizada podem ser solicitados para visualizar os tumores cerebrais. No entanto, para ter o diagnóstico e saber o grau de agressividade do câncer de cérebro é necessária uma biópsia, que consiste na remoção de uma pequena quantidade de tecido para exame microscópico.

Vale ressaltar que essas manifestações irão depender de fatores como localização do tumor, evolução e tempo de crescimento, além da idade do indivíduo.

Por isso, é importante estar atento aos sinais e sintomas. Entre eles estão:

  • Dores de cabeça: aquelas que antes não existiam e agora passam a fazer parte do dia a dia da pessoa;
  • Perda de funções neurológicas: pode se manifestar como perda de força ou tato nas mãos, por exemplo; ou ainda, perda da capacidade de compreensão, raciocínio ou de reconhecer parentes e amigos, entre outros;
  • Mudanças de comportamento: a pessoa se torna agressiva ou demonstra agitação e/ou apatia;
  • Convulsões ou crises convulsivas: especialmente nos indivíduos que sofrem com uma crise pela primeira vez e não tiveram o diagnóstico de outra doença, como epilepsia, por exemplo;
  • Visão turva: os nervos oculares têm ligação direta com o Sistema Nervoso Central. Portanto, a visão embaçada pode ser um sintoma;
  • Sonolência: sono excessivo durante o dia e querer dormir mais durante a noite.

Por fim, lembre-se: procure sempre a avaliação de um profissional de saúde da sua confiança ou do serviço de saúde mais próximo de sua casa.

Saiba mais sobre as cores de maio na prevenção de tumores.

Para agendar suas consultas, basta clicar aqui

Fonte: Caroline Chaul, neuro-oncologista do Hospital 9 de Julho.

Referência: Instituto Nacional de Câncer

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também