Anti-HBs: saiba quando o exame é necessário
Exame anti-HBs mostra se o indivíduo tem ou não anticorpos contra a hepatite B
A hepatite B é uma infecção do fígado que pode ser aguda, evoluindo para cura espontânea, ou crônica, exigindo um tratamento mais prolongado. Um dos exames utilizados para acompanhar pessoas com essa doença é o anti-HBs.
Neste artigo, você vai ler:
O que é anti-HBs?
Anti-HBs é um marcador sanguíneo que revela a presença de anticorpos contra a hepatite B no organismo — seja por contato com a doença ou por vacinação.
Para que serve o exame anti-HBs?
O exame anti-HBs serve para mostrar se um indivíduo tem anticorpos contra o vírus da hepatite B.
Para quem o exame é indicado?
Geralmente, o exame anti-HBs é indicado para:
- Avaliar cura em pacientes que tiveram hepatite B aguda;
- Acompanhar o tratamento de pacientes com hepatite B crônica;
- Avaliar a necessidade de vacinação ou reforço da vacina hepatite B.
Como o exame anti-HBs é feito?
O exame anti-HBs é feito por meio de uma coleta de sangue. Esse procedimento não requer um preparo específico do paciente.
Anti-HBs reagente: o que significa?
O resultado anti-HBs reagente indica, basicamente, que existem anticorpos contra hepatite B no organismo do indivíduo.
No entanto, vale ressaltar que esse exame não deve ser interpretado de maneira isolada. Para chegar a uma conclusão sobre o caso, o médico precisa analisar também outros marcadores sorológicos da hepatite B.
Vacina hepatite B: quando é preciso tomar?
A vacina hepatite B é de extrema importância para a prevenção dessa doença, que pode acometer os indivíduos de forma grave e potencialmente fatal.
Ela é recomendada para todos que não têm imunidade contra o vírus da hepatite B, sendo fundamental que profissionais da área da saúde e manicures estejam com o esquema vacinal em dia.
Idealmente, a primeira dose do imunizante deve ser aplicada no intervalo de 12 a 24 horas após o nascimento.
Recém-nascidos e lactentes jovens podem seguir um esquema de três doses, conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ou quatro doses, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Se a vacina de hepatite B não for administrada no primeiro ano de vida, a pessoa deve realizar um esquema de três doses. Essa orientação é válida para crianças, adolescentes e adultos.
Após a primeira dose, é preciso aguardar 1 ou 2 meses para tomar a segunda. Já a terceira dose deve ser aplicada 6 meses depois da primeira.
Anti-HBs: preço e onde fazer
Para obter mais informações sobre o exame anti-HBs, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.
Fonte: Dra. Marlise Mucare, médica gastroenterologista e hepatologista do Hospital Santa Paula