nav-logo
Compartilhe

    Bruxismo: o que é, causas e tratamentos 

    Dor causada pelo hábito involuntário de apertar os dentes pode ser aliviada com placa dentária

    Por Raquel RibeiroPublicado em 16/06/2022, às 11:52 - Atualizado em 25/05/2023, às 14:01
    Foto: Shutterstock

    Dores de cabeça e na face, desgaste no esmalte dentário e dor no ouvido. Esses são alguns dos principais sintomas do bruxismo, hábito involuntário que faz um indivíduo pressionar fortemente a mandíbula e ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono.  

    Neste artigo, você vai ler:

    A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que 30% da população mundial tenha bruxismo. Durante os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, os casos de início ou agravamento de bruxismo associados a fatores psicológicos cresceram. É o que aponta um estudo publicado em março de 2022 pela revista Brazilian Journal of Pain (BrJP), com 1.476 indivíduos incluídos, quando se constatou que 76% deles sofriam com os sintomas do bruxismo. Isso significa que a cada 10 pessoas, 7 têm bruxismo. 

    Veja a seguir as possíveis causas e os tipos de tratamento para o bruxismo. 

    Possíveis causas do bruxismo

    Fatores atrelados ao estilo de vida das pessoas podem ter relação com o bruxismo. Em outras palavras, alguns indivíduos estão mais propensos a desenvolver o problema.  

    • Fatores emocionais: pessoas que sofrem de estresse, ansiedade, distúrbios do sono, entre outros; 
    • Fatores mecânicos: quando há o contato incorreto entre os dentes superiores com os inferiores, ou seja, uma mordida desalinhada, favorecendo assim a disfunção funcional;   
    • Hábitos frequentes: fumar, usar drogas, exagerar nas doses de álcool ou cafeína. 
    • Outras doenças:  o bruxismo pode estar presente em indivíduos que sofrem de doenças neurológicas, psiquiátricas ou respiratórias. 

    Tratamento

    Embora ainda não seja possível afirmar que existe cura para o bruxismo, o tratamento visa aliviar as dores e controlar seus sintomas, como sensibilidade nos músculos da mastigação, fraturas de dentes, desgaste da superfície dos dentes, dores de cabeça ao acordar, entre outros. 

    Placa dentária 

    Usada na hora de dormir, a placa dentária é feita sob medida para o paciente. Ou seja, modelada de acordo com sua arcada dentária. Ela deve aliviar as dores e os desgastes nos dentes se utilizada da forma recomendada pelo dentista. 

    As placas mais utilizadas para o bruxismo são: as macias, fabricadas com um tipo de silicone flexível, e as rígidas, feitas com resinas acrílicas transparentes. 

    Toxina botulínica

    Foto: Shutterstock

    Mais conhecido como Botox, a toxina botulínica pode ser usada em casos mais severos de bruxismo. Ela atua “congelando” os músculos da face, evitando que o paciente aperte sua mandíbula. 

    Por fim, lembre-se: somente um médico e/ou cirurgião dentista habilitado poderá diagnosticar e indicar o tratamento adequado para o seu caso. Por isso, consulte-o.  

    Fontes: Luiz Fernando Lobo, Chefe de Serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Santa Paula; Juliana Brasil, Estomatologista responsável pelo membro da equipe multidisciplinar da Clínica de Oncologia Médica (Clinonco). 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também