nav-logo
Compartilhe

    Calculadora IMC: calcule o seu Índice de Massa Corporal

    O cálculo faz a relação entre o peso e a altura de uma pessoa e é um importante parâmetro de saúde; entenda

    Fonte: Dra. Lilian Loureiro Albuquerque CavalcanteMédica endocrinologista e nutrólogaPublicado em 28/11/2023, às 11:00 - Atualizado em 28/11/2023, às 11:00

    Calcular IMC

    O IMC ou Índice de Massa Corporal é uma medida internacionalmente reconhecida que auxilia na avaliação do estado nutricional de uma pessoa. É considerado um importante indicador, pois leva em consideração a altura e o peso da pessoa.

    O que é IMC?

    IMC é uma sigla e significa “Índice de Massa Corporal”. O IMC é uma das formas de avaliação corporal recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para classificação do estado antropométrico, ou seja, da composição corporal do indivíduo.

    Agendar Consulta Online

    Calculadora de IMC para adultos

    Para calcular o seu IMC, insira a sua altura (em centímetros) e o seu peso (em quilos). Depois, clique em "Calcular". Vale lembrar que os índices do IMC adulto são válidos para pessoas com mais de 19 anos.

    cm
    kg

    Para que serve o cálculo do Índice de Massa Corporal?

    O IMC é um dos parâmetros utilizados para classificar a composição corporal de uma pessoa. Isso porque ele avalia se o peso está adequado para a estatura. Por isso, não é incomum que ele seja aferido durante exames de check-up, por exemplo.

    Estudos científicos demonstram que os indivíduos que se afastam da faixa adequada ou recomendada do IMC, seja para mais ou para menos, apresentam maior risco de complicações para a saúde e também de mortalidade.

    Embora seja uma ferramenta importante e reconhecida mundialmente, o IMC não informa sobre a circunferência abdominal, a distribuição da gordura corporal e a massa muscular.

    Atualmente, essas medidas também são reconhecidas como informações relevantes e importantes para a análise de composição corporal por demonstrarem relação com o risco de problemas cardiovasculares e para a saúde em geral.

    Leia mais: como é possível emagrecer?

    Como calcular o IMC?

    O IMC é calculado por meio da divisão do peso do indivíduo pela estatura, em metros, ao quadrado. De forma simplificada, temos: peso/(altura x altura).

    Vamos a um exemplo prático: se uma mulher pesa 60 kg e tem 1.75 de altura, seu IMC será 19.59kg/m2. Portanto, como você pode conferir a seguir, ela apresenta peso adequado para a sua altura.

    Resultado do IMC: como é feita a análise?

    De acordo com a OMS, a classificação do IMC é feita de acordo com o resultado do cálculo e inclui as seguintes faixas:

    • IMC <18,5kg/m2: baixo peso. É recomendado procurar um médico para avaliação criteriosa do resultado. Pode indicar um estado de consumo do organismo, com poucas reservas e riscos associados.
    • IMC >18,5 até 24,9kg/m2: peso adequado. Tudo indica que está tudo bem, mas é importante avaliar outros parâmetros da composição corporal, para compreender se estão dentro do recomendado. Algumas pessoas apresentam IMC dentro da normalidade, mas têm circunferência abdominal maior que a recomendada e/ou quantidade de massa gorda acima do ideal.
    • IMC ≥25 até 29,9kg/m2: sobrepeso. O sobrepeso está associado ao risco de doenças como diabetes e hipertensão. Então, atenção! Consulte um médico e reveja hábitos para reverter o quadro. Também é importante avaliar outros parâmetros, como a circunferência abdominal.
    • IMC de 30,0- 34,9kg/m2: obesidade grau I. É importante buscar orientação médica e nutricional para entender melhor o seu caso, mesmo que os exames (colesterol e glicemia, por exemplo) estejam normais.
    • IMC de 35,0- 39,9kg/m2: obesidade grau II. Indica um quadro de obesidade mais evoluído em relação à classificação anterior e, mesmo com exames laboratoriais dentro da normalidade, não se deve atrasar a busca por orientação médica e nutricional.
    • IMC ≥ 40,0kg/m2: obesidade grau III. Nesse ponto, a chance de já estarmos diante de outras doenças associadas é mais elevada. É fundamental buscar orientação médica.

    Agendar Consulta Online

    IMC feminino e masculino: tem diferença?

    O IMC feminino é calculado com a mesma fórmula matemática usada para indivíduos do sexo masculino: peso/(altura x altura).

    A classificação dos resultados é a recomendada pela OMS. No entanto, vale ressaltar que há diferenças na interpretação médica dos resultados para indivíduos com idade inferior a 18 anos e na população com mais de 60 anos.

    IMC infantil

    O IMC da criança e do adolescente é calculado de forma semelhante ao do adulto, ou seja, utilizando a fórmula: peso/(altura x altura). No entanto, a interpretação do resultado é diferente. Ela é feita com base em curvas específicas de IMC da OMS para sexo e idade, sendo a classificação baseada no escore Z relacionado com o IMC detectado.

    O escore Z estima a distância de um valor observado em relação à mediana de uma população. O IMC é plotado na curva e se observa a relação com o escore Z visualizado.

    A obesidade infantil é fator de risco para condições como diabetes, colesterol alto e doenças respiratórias. Nesse ponto, é fundamental realizar consultas periódicas com o pediatra ou o endocrinologista pediátrico para acompanhar o desenvolvimento da criança.

    IMC idoso

    O IMC do idoso é calculado de forma semelhante ao do adulto, ou seja, com a fórmula: peso/(altura x altura).

    No entanto, a faixa do peso adequado ou eutrofia (quando o indivíduo é considerado bem nutrido) se encontra entre 22 -27 kg/m2.

    Qual médico procurar?

    Profissionais que tenham conhecimento acerca da avaliação antropométrica estão aptos a calcular e interpretar o IMC, tais como nutricionistas e médicos como endocrinologista e nutrólogo.

    Agendar Consulta Online

    Veja também