Cisto pilonidal: saiba o que é e como tratar
Condição comum que afeta principalmente a região do cóccix pode ser tratada com cirurgia
O cisto pilonidal é uma bolsa ou cavidade na pele que pode conter restos de tecidos (como pelos e pele morta) e que se desenvolve na região do cóccix. É uma condição que evolui de forma silenciosa, mas logo se torna incômoda e até dolorosa. Veja a seguir como ele é diagnosticado e quais as possíveis formas de tratamento.
Neste artigo, você vai ler:
O que é cisto pilonidal?
O cisto pilonidal é uma bolsa contendo fragmentos de tecidos (como pelos, pele morta, glândulas sebáceas e sudoríparas) que geralmente cresce acima do sulco interglúteo (a linha que divide as nádegas), na região do cóccix.
O que causa cisto pilonidal?
Acredita-se que a principal causa do cisto pilonidal seja o atrito e impacto na região, levando a uma inflamação dos folículos pilosos (foliculite) e das glândulas sebáceas, resultando na formação de um abscesso no subcutâneo.
Quais são os sintomas do cisto pilonidal?
Cistos pilonidais pequenos e sem inflamação são assintomáticos. Quando estão inflamados, no entanto, podem causar dor na região lombar, logo acima do sulco interglúteo. Pode ser observado ainda um inchaço no local e ocorrência ou não de secreção purulenta.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser feito clinicamente, em uma consulta com um cirurgião geral ou proctologista e normalmente é confirmado por um exame de imagem, geralmente uma ultrassonografia ou ressonância magnética.
Qual médico trata cisto pilonidal?
É bastante comum que a primeira avaliação de um cisto pilonidal seja feita por um dermatologista ou clínico geral. Porém, os profissionais indicados para tratar essa alteração são o coloproctologista ou o cirurgião geral.
Quais são os possíveis riscos e complicações do cisto pilonidal?
Quando não tratado adequadamente, o cisto pilonidal pode causar dor incapacitante, prejudicando a qualidade de vida. Ele também pode levar a complicações como infecções mais graves.
Como é feito o tratamento?
Depende. Pacientes com cisto sem outros sintomas permanecem em observação. Já para os que apresentam abcesso, é necessário realizar drenagem do pus por meio de uma pequena incisão. Por fim, casos em que o problema reincide várias vezes têm indicação para cirurgia de ressecção (remoção) da parte afetada.
Cisto pilonidal cura sozinho?
Não. Caso o cisto não esteja inflamado, o indivíduo se mantém assintomático, mas o cisto permanece lá.
Como é feita a cirurgia de cisto pilonidal?
A cirurgia de cisto pilonidal é feita de acordo com o estágio da doença. Normalmente, é feito um corte em volta da lesão e o cisto é removido, podendo ser fechado com pontos ou mantido aberto para cicatrização (em casos específicos). Caso esteja inflamado, geralmente é realizada uma drenagem prévia e depois a cirurgia.
Fonte: Marcel Feitosa, coloproctologista do Hospital Santa Paula (SP).